nfdc Publicado Outubro 23, 2006 Publicado Outubro 23, 2006 Mais um quebra-cabeças pro pexoal : Qual a espécie e sub-espécie da seguinte fotografia? Nuno Costa
silver_fox Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 hygrophyla polysperma rosanervis? "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
nfdc Publicado: Outubro 24, 2006 Autor Publicado: Outubro 24, 2006 Frio . Posso dizer que está em periodo de passagem de forma emersa para submersa. Na sua forma submersa, é considerada das mais belas plantas existentes no mercado. Nuno Costa
nfdc Publicado: Outubro 24, 2006 Autor Publicado: Outubro 24, 2006 Pois pois, tu és priveligiado pois sabes algumas das espécies que comprei. Mas não, não é Ammania. Pronto, mais uma ajudinha. A planta é comunista. Nuno Costa
nfdc Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 Já tou a ver que o pexoal num adere mais a isto. Ludwigia inclinada var. verticillata "Cuba" Já ouviram falar? Bem me parecia que sim... Nuno Costa
madvieri Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Como? Dizes que é a passagem à forma emersa? Diz lá mais umas coisas sobre isso que também tenho essa planta.. Abraço, Tiago «removido pela moderação»
André Silvestre Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Olá Nuno. Eu sinceramente também não ia lá mas nota-se que ela está com uma carência brutal, possivelmente de cálcio. Vê lá se corriges isso porque ela merece, é uma bonita planta. Abraço
nfdc Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 André, porque dizes que ela está com uma carencia de calcio? Nuno Costa
André Silvestre Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Nuno, repara no crescimento novo, com as folhas todas enrugadas. Isso normalmente é um sinal de carência de cálcio, em que a membrana plasmática das células fica distorcida, comprometendo a estrutura da própria folha. Essa planta é muito propensa a duas grandes carências: Ca e Fe, devido ao sweu alto metabolismo. Fe parece estar bem mas há aí um possível problema a nível do Ca. As folhas têm que nascer direitas, firmes e hirtas.
nfdc Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 Pois, és capaz de ter razão. Atribuia o facto das folhas nascerem assim à "metamorfose" de emersa para submersa. Assim de repente e antes de utilizar o célebre botão "pesquisar", que recomendas? Nuno Costa
André Silvestre Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Assim de repente, trocas de água com mais frequência ou então mantendo a frequência, convém que sejam mais generosas. Dá-lhes 1 semana, 1 semana e meia para recuperarem. Se ainda assim for insuficiente, ou podes optar por areão de coral esmagado numa meia de nylon ( método barato) ou fertilizar com um suplemento da Ca. A Seachem tem, a Kent também acho que tem, até se usam mais nos salgados.
Jatbas Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 Ludwigia inclinada var. verticillata "Cuba" já a tive num cubo que tenho só para manter uma ou outra planta e realmente quando bem preservada é de uma beleza ímpar. O André tem razão, a planta apresenta já um bom nível de deficiência a nível de cálcio, mas como ele já disse se TPAs mais frequentes não resultares podes fornecer cálcio "directamente". Dá-lhe nutrientes e co2 em força que ela agradece :D Actualmente ainda tenho uns pés de Ludwigia inclinata var. verticillata 'Pantanal', que consegui salvar com a ajuda de um vizinho meu, pois ter ficado sem co2 estava a levar esta planta à morte, mas lá se salvaram alguns pés. AquaWizard
André Silvestre Publicado: Outubro 25, 2006 Publicado: Outubro 25, 2006 A " Pantanal" também é muito bonita! Pena não ter aquário para ela. Tem uma cor espectacular!
nfdc Publicado: Outubro 25, 2006 Autor Publicado: Outubro 25, 2006 O QUÊ? PANTANAL!!! Quando é que me arranjas uns pézitos dessa lindona? :D Ando à procura dela faz algum tempo. Quanto à carencia de calcio, acho estranho. O meu aquário tem entre 350 a 400 litros, e só nos últimos quinze dias troquei 240 litros... E mais nenhuma plantas aparenta carencias deste género... Nuno Costa
nfdc Publicado: Novembro 7, 2006 Autor Publicado: Novembro 7, 2006 Boas, Sem fazer nada de anormal, eis que a planta assume outro aspecto. Comprovando a minha teoria de que não há carencia de calcio mas sim, provavelmente uma "mutação" da mesma, do estado emerso para o estado submerso. Está melhor? :D Nuno Costa
nicko Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 :D Xau! Realmente não tem nada a ver! Nem parece a mesma! MAs fabulosa planta. Sem duvida! Parabens AB
Recommended Posts