Como se chama?


nfdc

Recommended Posts

Mais um quebra-cabeças pro pexoal :oops: :

 

Qual a espécie e sub-espécie da seguinte fotografia?

Pic_7068_16.jpg

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Frio :twisted: .

 

Posso dizer que está em periodo de passagem de forma emersa para submersa.

 

Na sua forma submersa, é considerada das mais belas plantas existentes no mercado.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pois, tu és priveligiado pois sabes algumas das espécies que comprei.

 

Mas não, não é Ammania.

 

Pronto, mais uma ajudinha.

 

A planta é comunista. :twisted:

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tou a ver que o pexoal num adere mais a isto.

 

Ludwigia inclinada var. verticillata "Cuba"

 

Já ouviram falar?

 

Bem me parecia que sim...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Eu sinceramente também não ia lá mas nota-se que ela está com uma carência brutal, possivelmente de cálcio. Vê lá se corriges isso porque ela merece, é uma bonita planta.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, repara no crescimento novo, com as folhas todas enrugadas. Isso normalmente é um sinal de carência de cálcio, em que a membrana plasmática das células fica distorcida, comprometendo a estrutura da própria folha.

 

Essa planta é muito propensa a duas grandes carências: Ca e Fe, devido ao sweu alto metabolismo. Fe parece estar bem mas há aí um possível problema a nível do Ca. As folhas têm que nascer direitas, firmes e hirtas. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, és capaz de ter razão.

 

Atribuia o facto das folhas nascerem assim à "metamorfose" de emersa para submersa.

 

Assim de repente e antes de utilizar o célebre botão "pesquisar", que recomendas?

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente, trocas de água com mais frequência ou então mantendo a frequência, convém que sejam mais generosas. Dá-lhes 1 semana, 1 semana e meia para recuperarem.

 

Se ainda assim for insuficiente, ou podes optar por areão de coral esmagado numa meia de nylon ( método barato) ou fertilizar com um suplemento da Ca. A Seachem tem, a Kent também acho que tem, até se usam mais nos salgados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ludwigia inclinada var. verticillata "Cuba" já a tive num cubo que tenho só para manter uma ou outra planta e realmente quando bem preservada é de uma beleza ímpar.

 

O André tem razão, a planta apresenta já um bom nível de deficiência a nível de cálcio, mas como ele já disse se TPAs mais frequentes não resultares podes fornecer cálcio "directamente". Dá-lhe nutrientes e co2 em força que ela agradece :D

 

Actualmente ainda tenho uns pés de Ludwigia inclinata var. verticillata 'Pantanal', que consegui salvar com a ajuda de um vizinho meu, pois ter ficado sem co2 estava a levar esta planta à morte, mas lá se salvaram alguns pés.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O QUÊ? PANTANAL!!!

 

Quando é que me arranjas uns pézitos dessa lindona? :D

 

Ando à procura dela faz algum tempo.

 

Quanto à carencia de calcio, acho estranho.

 

O meu aquário tem entre 350 a 400 litros, e só nos últimos quinze dias troquei 240 litros...

 

E mais nenhuma plantas aparenta carencias deste género...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Sem fazer nada de anormal, eis que a planta assume outro aspecto.

 

Comprovando a minha teoria de que não há carencia de calcio mas sim, provavelmente uma "mutação" da mesma, do estado emerso para o estado submerso.

 

Está melhor? :D

 

Pic_7068_14.jpg

 

Pic_7068_34.jpg

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais