Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

o meu setup:

Aquário 80x30x40 -> cerca de 80 litros reais

CO2 caseiro com reactor Nutrafin

ph 6.8

kh 3.0

amónia 0

nitritos 0

nitratos 10

Temp 28ºC

20W Flora-Glo e 20W Life-Glo ambas 10 horas por dia

TPA semanal de 20% envelhecida por um dia com adição de JBL FerroPol.

Peixes:

1 disco

4 ramirezi

8 corridoras

1 limpador siamês

9 neons

10 neons rosa

Plantas:

anubias

cabombas

Tinha um red marlboro, que quase nunca comeu desde que foi comprado. Nos primeiros tempos só comia larva de mosquito, mas depois nem isso. Aumentei temperatura, e coloquei sal na água, sem resultados. Quando resolvi apostar no Flagyl, já foi tarde, pois tinha passado umas 3 semanas sem comer e morreu. O único disco que tenho agora é um azul cobalto, que na mesma loja estava bem, e agora está muito assustadiço e sempre que me aproximo, afasta-se mesmo na hora da comida. Já o vi a comer mas do areão, não quando dou comida. Estou a acabar de fazer flagyl e pareçe estar a melhorar, mas mesmo assim, quando me aproximo, fica com as barbatanas peitorais a abanar a um ritmo alucinante, e normalmente esconde-se. Não noto nada de visivél no seu corpo, pelo que tiro a parte bacterial. Alguma sugestão?

Obrigado a todos..

Publicado:

Muita persistencia e paciencia.

Acaba de fazer o flagyl, e daqui a uns 3/4 dias, faz nova série, como reforço. Esse pode ter ou não, mas o facto de ter morrido um aí, provavelmente com parasitas intestinais, leva aque não se deva dar muitas abébias.

Se ele ainda come, mistura o flagyl com a comida, e afasta-te, para que ele venha comer. Mas, fora isso, não alteres a tua presença junto ao aquario, deixa que ele se habitue a ti.

Por fim, e aqui é que é complicado.

Os discus são animais de cardume, como sabes. Estando ele aí sozinho, sente-se sozinho contra o mundo, dai não estar confiante. Por essa razão devia estar com mais uns companheiros...mas 80 litros não te dá muita margem de manobra....custumo aconselhar, para quem queira ter discus, no minimo um aquario de 200 litros. Depois pode por 4 a 6 discus, mas tem de ter uma litragem razoável. No teu, é muito complicado...mas ainda assim sugeria que pusesses mais um, assim que a situação desse estabilizar, a nivel de tratamento, e que vejas que está recuperado. Dois discus, já se entretem um com o outro (reza para que não andem á mocada a valer), e estou certo, que não tardará muito que o bichinho dos discus 'morda', e te lances para um aqua de maior litragem :?

Cumps

fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Viva,

Para 80l, 1 TPA semanal de 20% com essa quantidade de peixe e um discu à mistura.... parece-me manifestamente pouco.

Experimenta fazer diariamente durante uma semana, as mudas de 20%.

99.9% dos problemas com os nossos peixes resolvem-se com mudas de agua mais rigorosas e disciplinadas.

Quimicos e tratamentos, só em ultimo caso.

Sim, e um discu sozinho, é um peixe triste e descolorido.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Bom dia,

neste caso o disco está sozinho pois morreu o outro e não vou comprar mais até resolver a questão deste. Eu sei que 80l é pouco, mas foi o limite em termos de espaço que tinha disponivél. Já tive no passado vários aquários incluindo um de 450l salgado, mas hoje em dia, este é o aquário ideal para mim (pouco esforço nas TPAs, etc). A opção dos discos foi arriscada pois é pequeno, mas foi o vicio do passado, onde já tive aquários com 5 a 6. Ultimamente desde a morte do outro, tenho feito TPA de 2 em 2 dias, e estou a abulir aditivos tais como Buffer 6.5 (devido aos fosfatos, já tenho algas nas plantas) e Black water pois não gosto do tom da água (já não me recordava dos meus tempos da turfa no filtro) não deixando transpareçer as cores dos peixes.

Obrigado a todos pela vosssa ajuda. Vou continuar flagyl pelo sim pelo não, e se não notar melhorias após uma semana, sou capaz de me atirar para o Sterazin... o que acham?

Cumprimentos

Luis

Publicado:
Vou continuar flagyl pelo sim pelo não, e se não notar melhorias após uma semana, sou capaz de me atirar para o Sterazin... o que acham?

Acho que deverias dar mais algum tempo entre tratamentos, por duas razões:

Não stressar demasiado o animal;

Poder avaliar em concreto o resultado do tratamento com flagyl, pois o resultado completo não é imediato. Dá-lhe uns quantos dias de descanso.

A não ser, claro que o estado dele se detiore e tenhas mesmo de fazer algo.

Abraço

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

dá mais espaçamento entre tratamentos, pois assim pode estar a danificar o figado dos animais que estam no aqua, é necessário ter cuidado, pois se o figado ficar com mazelas, o peixe fica ainda mais predisposto a doenças infecciosas

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas pessoal,

o disco está com umas cores espectaculares, mas continua meio timido. Já vi que come, mas só os comprimidos de fundo para as Corrydoras... a comida da JBL premium não lhe toca... nem na artémia...

Vou dar mais uns dias e ver se algo muda. Tenho feito TPAs de 2 em 2 dias.

Cumprimentos a todos