PedroM Publicado Março 4, 2004 Publicado Março 4, 2004 Saudações quando começei por ter Ciclideos Africanos cometi um erro que possívelmente muitos de nós já cometaram... ao invés de ter apenas um unico lago de rift no aqua, optei por ter ao mesmo tempo dois: Malawi e Tanganika. Pois é... julgo que chegou a hora de mudar essa situação... de modo a que estou a pensar em deixar de ter Malawi e ficar apenas com Tanganika adquirindo deste lago mais alguns especimes. Motivo de Tanganika: a água de rede de minha casa sai com um PH 8.5 e tenho no aqua cerca de 30kg de rocha calcária o que faz com que a dureza da água seja um pouco mais elevada. Também porque penso que Tanganika tem algumas especies de dimensões mais reduzidas. o meu aqua: 120x40x50 - 240lt - reais à volta de 180lt 30kg Rocha ReefKeramik aprox. 6 a 7 cm de substrato areia praia calha de lâmapadas 2x30 (1 actinica) temperatura 26ºc Problema de Algas - estou a tentar resolver com melhoramentos na filtração biológica - água de rede com muita silica (acima de 1.5 ppm) Agora a vossa ajuda: estou a pensar nestes peixes: - 2 Julidochromis Trancriptus (já moradores) - <8cm - 2 Julidochromis Ornatus < 8cm - 2 Neolamprologus Brishardi (já moradores) <10cm - 2 Neolamprologus Leleupi <11cm - 1 Neolamprologus Tretocephalus <15cm - 2 Altolamprologus Crompressiceps "red fin" <12cm - 1 Synodontis .... para ajudar na limpeza das algas. Que tal? acham bem? e as medidas dos peixes em adulto estão correctas não estão? penso que são medidas adequadas ao aqua em questão. Só mais uma ajuda: - ter 2 géneros de Julidochromis - não haverá risco de saírem Hibridos? Desde já obrigado e peço desculpa pelo texto longo. Digam de vossa justiça! _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
ezstyle Publicado: Março 5, 2004 Publicado: Março 5, 2004 Oi Pedro! e possivel sim a hibridação dos julies. caso esteja pensando em reproduzir os Altolamprologus devem se descartado eles são predadores de ovos. tambem descartaria o tetrocefalus e muito agressivo quando pega uma certa idade, as vezes pode causar ate mortes no aqua. eu tambem elevaria a altura do substrato para 10 ou 12 centimetros, isso faz com que se crie uma zona anaerobica no fundo do aquario, que forma um bom filtro denitrificante natural, isso pode te ajudar a reduzir o problema com algas, com os nitratos baixos e mais dificil as algas proliferarem. espero ter ajudado! abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
PedroM Publicado: Março 5, 2004 Autor Publicado: Março 5, 2004 Muito obrigado ezstyle, quero ver se desta vez não cometo erros do passado e por isso ando a tentar fazer a melhor escolha possível. Assim sendo não vou então escolher os Altolamprologus porque quero continuar as criações, talvez fique com mais Julidochromis também Transcriptus. Quanto ao Neolamprologus Tretocephalus é pena porque é um peixe lindo,,, tal como o Sexfasciatus Ikola... que tenho lido ser também bastante agressivo. Dêm-me uma opiniões. Que peixes juntariam aqui? se eu tiver mais Julies Transcriptus fico com vários peixes de pequena dimensão. Queria apenas 1 ou 2 talvez um pouco maiores mas quais? gostaria também de peixes com alguma cor mais forte! Tropheus sei que não porque são herbivoros. Quanto à areia... logo que tenha possibilidade já a coloco. obrigado _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
João Magalhães Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 Saudações Pois é... julgo que chegou a hora de mudar essa situação... de modo a que estou a pensar em deixar de ter Malawi e ficar apenas com Tanganika adquirindo deste lago mais alguns especimes. Motivo de Tanganika: a água de rede de minha casa sai com um PH 8.5 e tenho no aqua cerca de 30kg de rocha calcária o que faz com que a dureza da água seja um pouco mais elevada. Também porque penso que Tanganika tem algumas especies de dimensões mais reduzidas. Digam de vossa justiça! Pedro isso não é desculpa para optares pelos tanga, o yeu akua é suficientemente grande para os malawi, tens muitas espécies que não ultrapassam os 10/12 cm. É obvio que não tens peixes de 5 cm como os ocellatus. É uma escolha Cps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Miguel Figueiredo Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 Por vezes existem mitos nos ciclideos O Ad Konings lançou um destes mitos ao indicar que peixes de lagos diferentes não se dariam bem por não interpretarem correctamente a respectiva linguagem comportamental. Na verdade os peixes dos dois lagos podem conviver bem, muito melhor, por exemplo, que machos da mesma espécie ou de espécies parecidas e do mesmo algo... A manutenção de peixes e lagos diferentes até pode ser uma boa estratégia para conseguirmos um povoamento atraente em biodiversidade contornando aquilo que é um grande problema, em especial no Malawi: a hibridização. Por outro lado, um motivo válido, para manter peixes destes lagos em aquários separados é que de facto as águas são diferentes. Contudo, qualquer peixe destes lagos se dará bem em valores intermédios entre os dois lagos, como pH de 8.7 e gDH de 16. Existem até bons motivos para manter Tanganyikas em pHs e durezas um pouco mais baixas: teremos alguma protecção contra valores elevados dos compostos amoniacais. De qualquer modo penso que, quando o espaço não abunda, espécies predominantemente Tanganiyka serão de facto a melhor solução. Problema de Algas - estou a tentar resolver com melhoramentos na filtração biológica - água de rede com muita silica (acima de 1.5 ppm) Agora a vossa ajuda: estou a pensar nestes peixes: - 2 Julidochromis Trancriptus (já moradores) - <8cm - 2 Julidochromis Ornatus < 8cm - 2 Neolamprologus Brishardi Daffodil (já moradores) <10cm - 2 Neolamprologus Leleupi <11cm - 1 Neolamprologus Tretocephalus <15cm - 2 Altolamprologus Crompressiceps "red fin" <12cm - 1 Synodontis .... para ajudar na limpeza das algas. Só mais uma ajuda: - ter 2 géneros de Julidochromis - não haverá risco de saírem Hibridos Sim, não os mistures. Eu também não colocaria Tretocephalus. São peixes bastante agressivos e 200 litros não é muito. Se tens problemas de algas o melhor serão os tropheus. Se considerares os Malawi então qualquer bom comedor de aufwuch, como o Labeotropheus trewavasae, fará maravilhas. Miguel
ezstyle Publicado: Março 6, 2004 Publicado: Março 6, 2004 Oi Pedro! eu não sei da disponibilidade dessa especie ai em Portugal, mas acho que leptosomas dão um toque especial a aquarios do Tanganika, pricipalmente as tricolores e blue flash, são peixes ativos e bonitos, alem de ocupar uma altura diferente na coluna de agua que os outros peixes. um pequeno grupo de leptosomas com certeza alegram qualquer aquario. abração CICLIDEOS A EVOLUÇÃO
PedroM Publicado: Março 6, 2004 Autor Publicado: Março 6, 2004 Oi antes de mais obrigado a todos pelas respostas. Quanto aos Tropheus... já tinha pensado nisso mas entretanto desisiti. Um proprietário de uma loja daqui aconselhou-me a ter algum cuidado com o tamanho destes bichinhos... diz ele que nem sempre o tamanho que vemos anunciado é o real. Ele diz já ter tido Tropheus acima dos 20cm e por isso se teve de desfazer deles! Relativamente ao Lago... julgo que sim... vou mesmo escolher Tanganika. Relativamente aos Cyprichromis Leptosoma... sim, já andava também a procurar mais informação sobre eles... são de facto muito bonitos. Já li aliás comentários que dizem que alguns destes espécimes são porventura os Tanganika mais belos. A questão de eles ocuparam a parte superior do aqua também era agradável, os Julies preferem "o andar de baixo". Tenho de ver é se encontro à venda estes tipo de CA's. _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.
Recommended Posts