Recommended Posts

Publicado

Comecei nestas lides da aquariofilia em Maio deste ano de maneira que é o meu primeiro inverno com aquários e nesta semana em que aliás já se sentiu a mudança de temperatura , o inverno ai está,aconteçeram-me coisas que pela sua essência são naturais mas que não me passaram despercebidas , tratando-se da morte de peixes de alguma forma me foram sentidas.Em dias diferentes foram-me morrendo um tricogaster,um serpae, um guppie e um tetra santa filomena.

Ultapassados os sentimentos da perda gostava de saber se foi um circunstancialismo ou se tem a ver com a chegada do inverso em que os peixes tambem desfalecem e morrem por força da natureza.Será que vos aconteceu algo semelhante, mais perdas do que o normal e isto é sempre assim ou foi como eu disse uma casualidade.

Que mais providências devo tomar para o inverno no tocante á aquariofilia.

Pedia-vos que me falassem da vossa experiência e me pusessem de sobreaviso para a estação que aí vem para que mais facilmente e melhor a vivesse em termos aquariofilos.

saudações aos colegas aquariofilistas

Publicado:

Boas.

Não me parece que seja por causa do tempo.

Vê os parametros da àgua, amonia, nitritos e nitratos e caso tudo estja bem....suicidaram-se :shock: .

A seguir a mudanças de àgua, às vezes dão-se estes estranhos fenomenos.

Os fornecedores de àgua às vezes abusam em cloros e outros produtos.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas,

 

Diz aí o setup do aquário... tens feito as mudanças de água regulares? qual é a temperatura no aqua? Há espécies que são sensíveis às mudanças de temperatura... agora o Trichogaster (tricopterus?) acho estranho, normalmente um peixe desses pra morrer precisas de uma caçadeira... tinhas esses peixes faz já uns meses, certo?

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Publicado:

Olá José.

 

Nunca senti qualquer variação no comprtarmento dos animais directamente derivado da chegada do inverno. Sendo um aquario um mini sistema controlado, não vejo o porque de eles sentirem grandes diferenças com o inverno. Antes pelo contrario, com a chegada do verão e o natural aquecimento da agua, é que por vezes a coisa se torna um pouco complicada. No inverno, se tivermos bons termostatos, e cuidado nas tpa's, aquecendo a agua, ou parte dela 1º, não estou a ver grandes males. Eu vivo numa localidade onde o inverno se torna rigoroso, com as temperaturas exteriores a rondar os 0ºC em muitos dos dias de Inverno. (não não é no norte nem no interior alentejano, eu moro na quinta do conde - sesimbra), tenho varios aquarios e digo: sendo as casas bem isoladas, tendo bons materiais (termos) e se tiveres cuidado com as temperaturas das aguas das tpa's, não tens qualquer problema com a estação do ano em si...

Cumps

 

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Como é que se faz para ter a água quente para fazer as tpa(s)?Num aquário grande é significativo.Como é que aqueço 80l.de água

saudações aos colegas aquariofilistas

Publicado:

Eu pessoalmente ponho-as 1º num deposito com termos velhos que estão colados, e depois é que transfiro para o aqua. Aliás, fazia assim, agora já não faço. Agora, até por via de estar a fazer crescer um cardume de discus, prefiro fazer todos os dias tpa's, directamente da mangueira. Mudo cerca de 50/60 litros por dia, em 450 a diferença de temperatura não se nota muito, desce +- 0.5 ºC, o que até faz bem aos bichos... :oops:

cumps

fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Olá.

 

Já verificas-te a temperatura?

O ano passado, ainda muito enexpriente, com a chegada do inverno não liguei à temperatura... Tinha apenas um aquário de 80x30x45 (100L) e um termóstato de 100W seguindo a regra de 1W = 1L.

Contudo os meus peixes começaram a morrer... primeiro os guppys, depois as espadas e por aí fora...

Eu media Amónia, Nitritos, Nitratos... nada... e eu pensava: "Oh mas que será que se passa?"

foi então que verifiquei a temperatura e...

:):shock::shock:

18º!?!?! :shock:

 

Aumentei o termostato para os 32º mas a temperatura não passava dos 22º mesmo assim.

 

Então fui à loja e apliquei um termóstato de 200W, assim fiquei com 2W = 1L e funciona perfeitamente... se coloco 24º na escala dor termostato, então a temperatura no aquário é 24º e pronto!

 

Pensa Nisso :wink:

 

 

Espero ter sido útil!

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Publicado:

Boas

 

Um watt por litro é mais do que suficiente, tem é de estar colocado num local onde haja circulação de àgua, senão não está lá a fazer nada...

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Publicado:

Boas,

 

 

Bem a temperatura a manter no aquario não tem a ver só com o "Aquecedor" que lá metemos, mas sim da temperatura normal da sala onde se encontra o aquario.

 

Ou seja, por exemplo, para um aqua de 100 Litros se a diferença da tremperatura entre a sala e o a temp. requerida no aquario é de 6-10 Graus (Aquario 25º e sala 18º) é preciso algo como 150 W, se for entre 3-5 Graus apenas vais precisar de 100W, e caos seja de apenas 2 graus, apenas precisas de 75Wats.

 

Esta á mais ou menos a ideia que tenho. Embora os peixes apenas morram por quedas de temperatura, se estas forem muito bruscas.

 

 

Não me parece que tenha sido o teu caso. Verifica os parametros da tua agua da torneira!

 

Abraço

Helder Martins

helder.martins@mail.pt

A vida é "fish"

Publicado:

Desculpem mas ontem não pude dar continuidade ao assunto e o principal interessado era eu ,pelo que peço desde já as minhas desculpas.

Voltando á vaca fria ou melhor á água fria. Acho que não me fiz perceber ou então fui eu que percebi mal a questão.O que eu percebi foi que aqueciam a água antes de a meter no aquário ,certo ? O que eu pergunto é como é que o fazem ? tenho um aquário que tem cerca de 300l ,mudo-lhe 80l na tpa. Eu costumo ter a água a descansar 4/5 dias em garrafões,são 16 reservatórios de água,descansada ;Ela está dentro de casa está á temperatura ambiente,suponho que em casa no inverno esteja a casa a 16/18 grau mas no aquário ela está a 28 graus ,26 no min.será que tenho que aquecer a água ou tirá-la do esquentador e aí já não pode descansar, para a ter o mais parecido possível com a água do aquário.ou meto-a no aquário a 16/18 graus e ela aquece no aquário.

Como é que tenho que fazer?Ensinem-me lá esta.que eu sei que vosses sabem disto.

saudações aos colegas aquariofilistas

Publicado:

OK! Não li tudo com cuidado . a difernça é pouca quando comparada com os restantes 220l. é insignificante a variação de temperatura certo!

Quanto ao inicio do inverno influenciar o aquário acho que tens razão : é um ecossistema fechado e isolado do exterior .JÁ ENTENDI TUDO QUE ... .nunca pensei nas coisas nestes termos !

Obrigado, foi fixe!

Mas diz-me uma coisa: metes-lhe a água com a mangueira direta da torneira...e o cloro ,como é que tratas a água e mais com discos... sempre ouvi dizer que é preciso ter mil cuidados com a água para os discos .Alias estou renitente em comprar discos por isso, acho que tenho que saber muita coisa antes de lhes chegar.e depois a água daqui tem ph 7.5 é inviável ter discos assim a não ser que use buffers e não me quero aventurar sem ver primeiro.

Se te apetecer diz-me qualquer coisa SOBRE A MATÉRIA

saudações aos colegas aquariofilistas

Publicado:

Boas,

Já responderam mas aqui vai outra vez ou arranjas um depósito com essa litragem e aqueces com o termo, ou usando os garrafões deixas alguns vazios para depois misturar a água descansada com água quente do esquentador ou então fazes TPAs mais vastas e em menos quantidade de cada vez e a temperatura não baixa quase nada.

Eu por ex umas vezes meto água fria descansada outras não e não tenho tido problemas nem com o cloro nem com a temperatura ,faço é TPAs 2 vezes por dia normalmente (para cada 100 l 10 x2 /dia)

de qualquer forma onde tenho os aquários a temperatura ronda os 25,26º.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Publicado:

Pois é verdade, o ideal seria mesmo não mandar agua com cloro nenhum pra dentro do aqua, mas com a quantidade de aquarios que por ca mantenho, não tenho tempo nem pachorra para fazer de outra maneira. O que faço é metar a agua com alguma pressão dentro do aqua, de modo a que grande parte do cloro se dissolva o mais rapido possivel. Até á data, não me tenho dado mal, o serviço municipalizado de aguas de sesimbra tem-se portado bem e não tem posto nhanhas na agua (leia-se cloramina e afins).

 

Quanto ao pH, o meu da torneira tambem sai a 7.4, +-, mas com o co2 pressurizado e um tronco enorme que lá tenho dentro, a agua mantêm-se acida...não me perguntes quanto, pois há cerca de 2 anos quie deixei de medir: os meus indicadores são o estado dos peixes, e o formigueiro na pele, quando tenho as mãos de molho... :roll:

Antes, quando ainda não tinha co2, e fazia as tps por via de um reservatorio, tinha lá redes com turfa já usada, retirada dos filtros. Nada melhor para acidificar a agua.

Manda sempre

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.