Recommended Posts

Publicado

Eu não tenciono começar nenhum aquário de água salgada... mas a verdade é que estou aqui a por um tópico com umas ideias:

Suponhamos um cenário completamente imaginário yikes :

Um aquário de uns 60x40x40 ligado a uma sump de 60x30x30.

No aquário teria um casal de palhaços, umas xénias e alguma rocha viva, com uma camada meramente estética de areia sugar size (1-2cms) e na sump umas macroalgas e uns ermitas, com DSB. Sem escumador. Água de TPA natural, de reposição de OI.

É possivel? Dificil?

Qual a iluminação para cada aquário?

Quais os erros mais flagrantes?

Obrigado

rui

Publicado:

Parece-me bastante possivel.

e devo até acrecentar que para um casal de palhaços e umas xenias, sem escumador... não vejo qualquer necessidade de sump.

a unica vantagem é o aumento de volume de agua.

assim sendo mais valia optar por um aqua algo maior, mesmo que sem escumador. desde que mantenhas as tpa religiosamente.

Quanto a iluminação. as T5 parecem-me um optimo compromisso, sendo o racio de 1W/l o ideal.

Cumprimentos

Mário Marques

Publicado:

Boas!

 

Sou da mesma opinião do SportBilly, podias lançar-te para algo maior!

Quanto ao escumador, se fizeres mesmo várias TPA's, não há problema, mas sempre é melhor ter um!

 

Abraços,

Pedro.

Publicado:

A ideia seria meter a sump um pouco mais alta que o aquário e a cair por gravidade, possibilitanto que se criasse alguma bicheza de todo o tipo que serveria de alimento complementar aos habitantes do principal.

 

Com T5, mantendo essa relação de 1W/l, o que poderia colocar mais? Essa relação também serve para as macro algas?

 

rui

Publicado:

Com t5 e uma relacão 1W/l acho que poderás manter quase tudo , tendo em conta claro está as limitações de espaço a que estás sujeito, mas penso que podes ter moles, alguns lps e até alguns sps dos mais simples.

Estarás é limitado pelas possibilidades de circulação que poderás dar aos corais, uma vez que o espaço vai ser certamente exiguo.

ahhhh

e claro está que vais ter de ter na sua maioria frags ou corais de muito pequena dimensão.

Cumprimentos

Mário Marques

Publicado:

Devo dizer que foram uma pessima ajuda. Estava à espera de um "tás louco, isso nunca iria a lado nenhum" :lol: Assim estão a alimentar o desejo...

Vou passar para o segundo passo, que é ler umas coisas (para perceber o que é um coral mole, a importância do kalk, sistemas manhosos que voces usam... essas coisas basicas para montar um aquário), depois pode ser que venham novidades.

Se alguem tiver alguma coisa a acrescentar ao tópico é benvindo.

Publicado:

A minha pergunta para ti neste momento será....

 

Quais coisas manhosas....?????

 

Eu n tenho qualquer tipo de experiência em aquariofilia, é o meu primeiro aqua, é um salgado e só para chatear muitos teóricos é um nano!!!!!.....

 

O maior conselho que te posso dar é, paciência.

tenho feito tudo com a maior das calmas... é preciso ponderar muito bem os paços a tomar, ler muito, falar com quem tem anos disto e não acreditar em verdades supremas.

Temos de puder pensar pela nossa cabeça, mas... fazer sempre tudo com muita calma.

No meu aqua só entrou o primeiro coral (xenias) ao fim de 2 meses, os 1ªs e unicos peixes (2 palhaços) ao fim de 3 meses...

já tenho mais uns corais mas o meu aqua ainda é jovem... só tem uns 6 meses. Vou devagar... devagarinho

Cumprimentos

Mário Marques

Publicado:

Boas!

 

Reforço o que disse, mais vale gastares mais uns Euros e arranjares um aqua maior! Acho que poderías fazer um cubo de 60cm com 50cm de altura! Acho que esta sería uma ideia boa para quem não quer ter uma coisa maior!

Se não te importares de ter alguma coisa maior, o ideial era algo tipo 150x60x60. Se não poderes ter algo assim, talvez um com 100x50x50.

 

Abraços,

Pedro.

Publicado:

O conselho sobre a calma é sempre bem vindo. Há uns anos que tenho aquários e cumpro religiosamente esse ponto. Nunca colocaria um peixe num salgado com menos de 3 meses de maturação, tal como fizeste.

 

Em relação à litragem do aquário, já discordo. Uma coisa é mudar 10 ou mesmo 20% de 100L, outra é mudar 10% de 600L, principalmente porque essa água não sai da torneira! Penso que não houver descuidos não haverá problemas.

 

Em relação às coisas manhosas, estava a falar dos reactores de calcio, aquelas cenas de enxofre, de fosforo, o kalk, etc, etc, etc... :oops: Se alguma destas coisas ainda não existir é uma queswtão de tempo :cry:

 

rui

Publicado:

A agua qe uso tanto para reposição como para fazer a agua salgada é agua da torneira que deix uns dias em repouso por forma que o cloro evapore.

e ao contráro de muita gente eu acho que se deve começar por algo pequeno, com um investimento reduzido. Para que a passagem para algo maior, se vier a acontecer, aconteça aproveitando tudo o que tivermos.

 

Para começar não precisas de nada desses reactores, isso ´so se justifica num aquário de gandes dimensões, representando um investimento avultadissimo. Quanto muito precisarás de adicional kalk, mas para esse podes realizar um sistema de gota a gota, perfeitamente artesanal.

Cumprimentos

Mário Marques