nano ajuda

JDiogo

Recommended Posts

olá pessoal!

Tenho um aquario com as seguintes dimensões: 50x25x28.

E gostaria d o aproveitar para alguma coisa e pensei em fazer um nano plantado!

Será que me podem ajudar? Sempre que tenho tido plantas nunca tive muita sorte (pelo descuido com elas e pelas condições nao serem as ideiais).

Fico á espera... Obrigado desde já!

João

João

Partilhar nas redes sociais

um nano não será diferente de outro aquário...

O problema é que tens de estar mais atento, ocorrem flutuações mais pronunciados no nivel dos nutrientes e não só...

faz aqui uma pesquisa (vê em cima do lado dirento "botão pesquisar"), encontrarás muita gente com o teu tipo de problema.

como disse um nano não será diferente de outro aquário...

agora tenho mais tempo respondo melhor...(já que ninguem quiz dizer nada)

de qualquer maneira espero que tenhas feito a tal busca!

hehehe

terás cerca de pouco mais de 30 litros...ou seja 40W seria o ideal

(consegues arranjar tal luz?)

Não tenho experiência em nanos, mas pelo que dizem a relação w por litro não funciona lá muito bem em nanos, geralmente um nano terá de ter mais watts que o tal 1 w/litro...

Mas claro, a luz que referi é luz suficiente para que quase toda a totalidade das plantas sobreviva nesse nano...no entanto há outras plantas menos exigentes em relação a luz.

depois disto terás de controlar o nivel de nutrientes (nitratos/fosfatos/co2), estes que eu referi são muito importantes...

(nitratos 5 ppm, fosfatos 0.1ppm (há quem ache que mais é melhor...eu não), co2 pelo menos com 15 ppm...mais do que 30 ppm é mau.

depois é colocar traces e esperar...esperar...

espero ter ajudado...

Abraços!

olá tens que ter atenção depois de resolveres os problemas ligados ao sistema, luz, fitragem ect, tens que ter o cuidado em escolher plantas que se adaptem ao tamanho do aquário, isto é plantas que não crescam muito/depressa e em altura. Aquários pequenos não são muito boa ideia para plantados, a ideia é adaptar algumas plantas de crescimento lento, para que não estejas sempre a fazer cortes.

26675160.img.jpg

agradeço ambas as respostas!

Em relaçao à iluminação consigo arranjar: Power Glo e Flora Glo 15W cada. (acham bem?)

Fiz a pesquisa (claro!!!!)

No entanto ainda me surge uma duvida em relação ao substracto a usar. Ouvi falar da areia de filtro d piscina, do areão d rio fino, argila, turfa fervida, humus, laterita... No meio d tanta coisa o qué aconselhável?

Num aquario tao pequeno é necessário a adição d Co2.... onde posso encontrar uma maneira facil d fazer uma injecção caseira d co2?

abraço!

João

Olá

quanto à iluminação deves fazer como o António Vitor disse, pelo menos 50W :lol: se queres ter um plantado mais ou menos, porque se queres ter glosso necessitas de mais luz (faz uma pequisa por glosso e de certeza que encontras algo sobre a quantidade de luz necessário)~

Quanto ao substrato, pela minha experiência, areia dá muito trabalho por causa dos detritos, pedras muito grandes sao inestéticas, turfa acidifica a água (tens que ver para que peixes queres, e não te esqueças que enegresse a água também por isso nunca vais ter a água cristalina)

quanto a barro nunca usei mas existem apoiantes e pessoas completamente contra.

Literina, não acho necessário, é acelerar um processo que se quer lento para que seja perfeito :D

sobre CO2 basta fazeres uma pesquisa e encontrar muita informação.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Em relaçao à iluminação consigo arranjar: Power Glo e Flora Glo 15W cada. (acham bem?)

Powerglo e floraglo tem muitos azuis, tenta pensar antes nas plantas, tipo de montagem. As lâmpadas que uso são normais mas daylight, tb são de 15W, tenho powerglo, quase novas mas nem as uso, é simples, não vale o preço.

vai a este site para te motivares, vê nos showcases dos vários anos, mas não te esqueças de veres os small, outras categorias tem outras necessidades.

http://showcase.aquatic-gardeners.org/

podes por ex. copiar uma montagem, sem correres o risco de ficar igual, isso é impossivel de acontecer.

26675160.img.jpg

oi sergioveterano!

Em relaçao à iluminação não queria dizer flora glo, mas sim Aqua Glo!

Achas preferivel Juntar uma AquaGlo com uma SunGlo (ambas de 15W).

Em relaçao ao substracto, por estes lados há muito pouca coisa, mas encontrei umas placas de turfa proprias para plantados... o que acham?

Acham necessário colocar outro substracto para além do areão? Quais as vantagens?

um abraço!

João

Viva eu nunca usei as placas de turfa por isso não sei responder. Usa areão simples, nada de supra-sumo-dos-susbstratos, usa é uma granulometria de 2/4mm para que as raizes crescam melhor. Como tempo esse areão vai ficar rico em nutrientes para as plantas, com os restos de comida e escrementos dos peixes.

Essas placas de turfa fazem-me perguntar, então e se tu quiseres mover uma planta, vêm a placa agarrada à raizes? A mim parece-me que pode aconteder. Mas não sei.

Já pensei foi em colocar aquela turfa granulada que se põe nos filtros. Mas desisti da ideia, mas sem nenhuma razão em particular.

Em relação à iluminação, se preferes experimentar essas tudo bem, usa duas sun e uma aqua. Tb podes ir ver as daylight da osram ou philips, são as que uso no meu nano.

26675160.img.jpg

oi!

olha essas daylight da osram ou philips são lampadas fluorescentes T8?

Compram-se nas casas de iluminação? Podes-me dar a referencia, ou qq coisa p eu dps pedir?

um abraço!

João

Na loja de iluminação disseram:  não sei o k isso é.... bla bla bla

:wink::)

Experimenta pedir tipo luz do dia.

Não deve ser grande casa de iluminação. Ou então os empregados estão lá a levar o dinheiro ao patrão. 8)

As referências são Osram XX/860 e para a Philips XX/54.

Para as Osram não tenho 100% certeza... mas de qualquer maneira as lâmpadas têm escrito por baixo da potência Daylight escrito.

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Na Osram a cor correspondente à cor 54 da philips é a 10, e na sylvania a 154. São ambas lâmpadas standard, o que quer dizer que são fracas em termos de restituição de cores, e na minha opinião muito más para aquários plantados. Depois tens a cor 86, que é a mesma referência na philips e na osram, mas tem um pico de luz na zona verde do espectro, o que a torna mais brilhante, mas também mais verde. E depois temos as maravilhosas lâmpadas na cor 96, "daylight the luxe", que na osram tem a referência xx/72-965 biolux, e na philips 965. São fantásticas quando misturadas com gro-lux da sylvania, aquarelle da philips ou aquastar, também da sylvania. Se quiseres podes contactar-me que eu arranjo-te qualquer uma delas ao preço da chuva, passo a publicidade.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Bem fikei um bocado baralhado!

As Daylight são boas ou não para um plantado????

Qualquer lâmpada é boa para um plantado desde que faça crescer as plantas, e desde que cada um goste do aspecto que o seu aquário tem.

As plantas também crescem com iluminação incandescente ou de halogéneo desde que esta tenha a intensidade necessária.

O que eu quis dizer em relação às lâmpadas standard "luz do dia" era que a sua eficiência em aquários plantados fica muito aquém daquela que se pode alcançar com outro tipo de lâmpadas fluorescentes também "luz do dia", como é o caso da cor 86, 95 e 96. E eficiência quer dizer muita coisa, mas vou só falar de um aspecto...uma lâmpada standard perde 18% de rendimento luminoso após 10.000 horas de funcionamento, qualquer uma das outras só perde 8%. As standard são lâmpadas de 1 fosfato, o que significa mau indíce de restituição de cores , as outras são lâmpadas trisfósforas com rendimento fotométrico e reconstituição de cores muito superiores às standard.

Estamos a falar de lâmpadas equipadas com balastros convencionais, mas se falarmos em balastros electrónicos, os dados ainda são mais impressionantes para as lâmpadas trisfósforas: 18.000 horas com 80% do fluxo luminoso inicial.

Na minha empresa aconselhamos as lâmpadas standard para garagens, oficinas e armazéns. São baratas mas têm que ser substituidas muitas vezes.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

oi pessoal!

Olhem estou a pensar em construir uma tampa para o aquario para por 2 ou 3 lampadas de 15W!

Alguem sabe onde posso encontrar um projecto fixe e facil de executar?

Outra coisa... como os casquilhos estanques são mais caros, tou a pensar em comprar dos normais e dps por um vidro por baixpo das lampadas! Faz mal? Elas perdem alguma intensidade?

João

oi!

Entretanto fui fazer uma pesquisa e surgiu-me uma dúvida: Que tipo de lampadas são as fluorescentes compactas????

É que eu vi uma foto de uma e fiquei com a ideia que as compactas são aquelas lampadas económicas... é isso?

Vejam esta: Osram Dulux El Economy

16W/21-840

900 Lumen

E27

Que axam»???? isto é uma compacta? se sim que lampadas poderei por?

obrigado!

João

lampadas compactas...sim são daquelas económicas.

há de muitas formas e feitios...

algumas precisam de comprar balastro e arrancador outras (as de enroscar) tem tudo já dentro das próprias lampadas...

Elas não são muito mais eficientes que umas lampadas fluorescentes normais, não pensem que 100W dessas económicas é igual a 500W flurescentes.

terão apenas uma ligeira vantagem (se as vulgares fluorescentes tiverem balastro electrónico serão equivalentes), no entanto por conseguir mais potência em menor espaço, são vitais em pequenos aquários.

Espero ter ajudado!

Abraços