Azor Publicado Outubro 18, 2006 Publicado Outubro 18, 2006 Boas, tenho mais uma duvida que gostaria de vos colocar. Já andei a pesquisar aqui no forum mas continuo sem saber bem o que fazer. A minha questão é a seguinte: Após ter feito um upgrade á iluminação do aquário gostaria agora de o transformar num aquário verdadeiramente plantado (para já só tem umas plantinhas para vista). O problema é que ele está em funcionamento, com peixes e tudo. Eu queria o desmontar completamente para mudar o substrato e colocar plantas novas, mas não queria começar tudo do zero, ou seja, queria evitar ter que fazer novamente o ciclo do azoto e esperar mais um mês... Existe alguma forma de fazer esta alteração sem começar do zero? (talvez guardanto parte da água do aquário). O aquário tem 80*30*40 e em termos de fauna tem apenas guppys (não sei quantos são pois perco sempre a conta - são piores que coelhos! ). Obrigado Azor Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
tfernandes Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 o que tens a fazer é colocares a agua e o filtro a funcionar noutro recepiente.. quando tiveres tudo pronto colocas lá a água outra vez.. penso que desta forma funcionará.... Citar
Azor Publicado: Outubro 18, 2006 Autor Publicado: Outubro 18, 2006 Pois, o problema é que o filtro é interior (aquário em kit com filtro incorporado!) não dá para tirar! Cumps Azor Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
tfernandes Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 nesse caso começa tudo de novo.. o ciclo de azoto.... nunca ouvis-te dizer que a pressa e a aquariofilia não combinam? Citar
nunoni Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 Se retirares todas as plantas e ainda o substrato, mas mantiveres água suficiente para o filtro circular água, as bactérias não vão morrer. Mas precisam de alimento, portanto convém deitar regularmente comida que se decompõe (ou mesmo umas gotas de urina humana!). Claro que isto implica fazer o novo layout com um aquário pelo menos meio cheio (ou tão vazio quanto o filtro aguente), o que pode der difícil... cumprimentos Nuno Barradas Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
David de Jesus Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 Boas, Podes retirar a água e, uma vez que não da pra tirar o filtro propriamente dito, tirar o material filtrante para dentro da água que retiraste e mante-la oxigenada (agitação) para a colónia de bactérias não morrer. Boa sorte. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/
Azor Publicado: Outubro 19, 2006 Autor Publicado: Outubro 19, 2006 Pois, estou a ver que terei que começar do zero... Não sei bem é o que fazer com os peixes durante esse tempo... Acho que vou ter que arranjar um aquario pequeno só para os manter... ideias?? Obrigado a todos Azor Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
josé cruz Publicado: Outubro 21, 2006 Publicado: Outubro 21, 2006 Tens o filtro ciclado ou seja com bactérias como tal não deves mecher nele . Retiras a agua e aí pode ficar ao teu critério se queres conservar alguma água (não acho que seja necessário) conserva sim a areia que pões por baixo e a que pões por cima no substrato,( no meio pões o akadama). Só introduzes água nova (ou com alguma da que tinhas) as plantas e o akadama de resto é tudo da montagem anterior. No filtro e na areia é que estão as bactérias . Podes inclusive aproveitar para dar uma limpesa no maior da sujidade da areia mas não uses água da torneira .Usa sim água do aquário.só para tirar aquele lixo que se vê melhor, as bactérias continuam na areia. Citar saudações aos colegas aquariofilistas
Azor Publicado: Outubro 22, 2006 Autor Publicado: Outubro 22, 2006 Obrigado a todos pelas dicas, vou tentar fazer a remodelação mantendo as bactérias vivas no filtro tenho uma ideia para isso que talvez funcione. Depois vou dando noticias! Cumps Ricardo Citar ::link para site com fins comerciais removido. HRS::
Recommended Posts