se falha a luz???


npg

Recommended Posts

ola

 

aqui no norte estamos no meio de um temporal

se falha a luz fico sem termostato q devo fazer se isso acontecer

alguem sabe?!!!!

 

se me falha a luz nem agua quente tenho pra ir pondo no aquario se começar a arrefecer

 

ha soluçao pra isto?

 

obrigado

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta-te luz, mas não te deve faltar o gás. Aquece um pouco a água e mede com um termómetro até a temperatura que quiseres. O pior é que vais ter de andar sempre a controlar.

 

Se alguém souber uma maneira melhor...

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Norte muitas casas têm fogões e aquecimentos só a electricidade, de modos que o gaz não é solução; vejo duas alternativas:

 

1. compra uma boa UPS, é uma daquelas unidades para computadores para quando falha a luz os manter a funcionar durante um certo tempo. Liga-a ao filtro (é essencial, se não as bactérias morrem ao fim de umas poucas horas), e ao termostato (de preferência a um de reserva, com menos potência para a UPS o aguentar mais tempo), e ajusta-o para a temperatura mais baixa que os teus peixes aguentem, digamos 22 C - pode ficar em permanência dentro do aquário, uma vez que a temperatura vai estar sempre acima disso devido ao termostato normal. Uma UPS capaz de aguentar um sistema destes umas boas horitas custa 100 euros...

 

2. Compra um fogão de um bico da Camping Gaz ou semelhante, com aquelas botijitas pequenitas; vai custar muito pouco dinheiro!

 

A vantagem do ponto 1 (é o que tenho em casa), é que a não ser que a falha de luz seja demorada, até posso estar fora que não se passa nada! A vantagem do ponto 2 é o custo, muito menor, e depois também podes pensar "ah-ah!", e decidir ir acampar o que é óptimo, então aí no Norte há sítios fantásticos!

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes sempre comprar um gerador a gasoleo... ou meter o aquario no carro e ligar a chaufagem....

 

Epa... não te preocupes... mais depressa se estraga o que tens no frigorifico do que morrem os peixes ou as plantas....

 

cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se te faltar a luz olha faltou...

 

não vai ser pelo aquario estar umas horas sem termostacto que te vai matar seja o que for.

 

 

obrigado pelo comentario agradavel ajudou bastante

 

opinioes assim sao escusadas nao querem ajudar ate ai tudo bem

ou nao sabem como resolver o problema tb nao comentem...

 

pq opinioes assim mais val ficar com elas...

 

:lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No Norte muitas casas têm fogões e aquecimentos só a electricidade, de modos que o gaz não é solução; vejo duas alternativas:

 

1. compra uma boa UPS, é uma daquelas unidades para computadores para quando falha a luz os manter a funcionar durante um certo tempo. Liga-a ao filtro (é essencial, se não as bactérias morrem ao fim de umas poucas horas), e ao termostato (de preferência a um de reserva, com menos potência para a UPS o aguentar mais tempo), e ajusta-o para a temperatura mais baixa que os teus peixes aguentem, digamos 22 C - pode ficar em permanência dentro do aquário, uma vez que a temperatura vai estar sempre acima disso devido ao termostato normal. Uma UPS capaz de aguentar um sistema destes umas boas horitas custa 100 euros...

 

2. Compra um fogão de um bico da Camping Gaz ou semelhante, com aquelas botijitas pequenitas; vai custar muito pouco dinheiro!

 

A vantagem do ponto 1 (é o que tenho em casa), é que a não ser que a falha de luz seja demorada, até posso estar fora que não se passa nada! A vantagem do ponto 2 é o custo, muito menor, e depois também podes pensar "ah-ah!", e decidir ir acampar o que é óptimo, então aí  no Norte há sítios fantásticos!

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

 

e verdade eu tenho tudo a eletrecidade nao poderia aquecer agua

como aqui ja tivemos varios casos de ficar ate 3 dias sem luz ai a minha precupaçao

 

 

o fogaozito a gaz e boa ideia pois sera mais barato e sempre o poderei usar no campismo hehehehee :lol:

 

obrigado pela dica

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se te faltar a luz olha faltou...

 

não vai ser pelo aquario estar umas horas sem termostacto que te vai matar seja o que for.

 

 

obrigado pelo comentario agradavel ajudou bastante

 

opinioes assim sao escusadas não (palavra corrigida) querem ajudar ate ai tudo bem

ou não (palavra corrigida) sabem como resolver o problema também (palavra corrigida) não (palavra corrigida) comentem...

 

porque (palavra corrigida) opinioes assim mais val ficar com elas...

 

:shock:

 

não percebo o que queres dizer? é a verdade!!!

simplesmente fui directo sem ser mal educado, tirando-te de imediato a duvida que tinhas... Mas agora respondo-te à altura, pobre e mal agradecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estabém que vivemos em portugal, mas isto aqui também não é o biafra

Á excepção do celebre apagão em lisboa que ocorreu a 2 ou 3 anos não tenho memoria de ter faltado a luz em minha casa mais de uma no maximo duas horas.

 

Mesmo em casa da minha sogra que é perto de Oliveira do Hospital onde são frequentes os cortes de energia (geralmente quando há mau tempo, quedas de arvores Etc) a situação é geralmente resposta em muito pouco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa...

Apesar de achar que estás a exagerar em levar a mal os comentario do pessoal, eu da parte que me toca peço desculpa... mas mais uma vez digo, não deve haver lugar a panicos.... uma das hipoteses é envolver o aqua com um cobertor ou edredon para ter menos perdas de calor... A agua aquecida é tb uma hipotese, mas para periodos de 1 ou 2 dias seguidos sem luz...

Sinceramente não acredito que tenhas esses problemas nos dias que correm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se te faltar a luz olha faltou...

 

não vai ser pelo aquario estar umas horas sem termostacto que te vai matar seja o que for.

 

 

obrigado pelo comentario agradavel ajudou bastante

 

opinioes assim sao escusadas não (palavra corrigida) querem ajudar ate ai tudo bem

ou não (palavra corrigida) sabem como resolver o problema também (palavra corrigida) não (palavra corrigida) comentem...

 

porque (palavra corrigida) opinioes assim mais val ficar com elas...

 

:)

 

não percebo o que queres dizer? é a verdade!!!

simplesmente fui directo sem ser mal educado, tirando-te de imediato a duvida que tinhas... Mas agora respondo-te à altura, pobre e mal agradecido.

 

como posso ser mal agradecida se simplesmente comentaste e nao ajudas te nao percebo

 

e logico se falhar a luz falhou... ate ai ja eu sei

que nao vou morrer por isso tb sei

 

mas se os peixes vao morrer ai e q ja nao sei

essa era a duvida

sou nova nisto e nao sei qt tempo aguentaria o aquario sem aquecimento

como o pessoal aqui e experiente procurei ajuda

 

 

sem recentimentos

 

obrigado

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

como posso ser mal agradecida se simplesmente comentaste e não (palavra corrigida) ajudas te não (palavra corrigida) percebo

Não ajudou...?

Para mim ajudou e bastante:

 

não vai ser pelo aquario estar umas horas sem termostacto que te vai matar seja o que for.

O nos está-te a dizer que não é motivo de alarme... e tu pensas que ele está a chamar-te de "coitadinha". Nada disso.

 

sou nova nisto e não (palavra corrigida) sei quanto (palavra corrigida) tempo aguentaria o aquario sem aquecimento

como o pessoal aqui e experiente procurei ajuda

E o nos, com todos os modos, respondeu-te que não é caso para alarme... pois o aquário aguenta bem umas horitas sem termostato até atingir temperaturas que possam causar problemas aos peixes. Isto numa divisão minimamente isolada, em que haja poucas perdas de calor, como uma sala ou um quarto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema maior das falhas de luz, mesmo que durem só 5 segundos, é no caso de não estar ninguém em casa. Imaginem que sairam de manhã e só voltam passadas 10 horas. Ou foram de fim de semana e só voltam passados 2 dias. Bem, quem tem um filto externo daqueles que é preciso ferrar, o filtro não vai conseguir ferrar sozinho e vai estar a trabalhar em seco todo esse tempo. É bem capaz de estragar o filtro, e se 10 horas sem oxigénio vai matar muitas das bactérias, 2 dias vai matá-las a todas, e o aquário vai ficar des-ciclado (será que acabei de inventar uma palavra nova? o Houaiss não tem!!!); e os peixes vão começar a morrer.

 

Por isso uma UPS mesmo das mais baratas que custam 30 euros (600 VA), é um investimento absolutamente essencial para quem não confia na EDP e quer ir descansado para qualquer lado... acampar numa tenda ou ficar no Sheraton!

 

Mas isto talvez seja exagero de quem está habituado a não poder perder o trabalho que está a fazer (tenho uma UPS das boas no pc, e dois discos rígidos em mirror, se um rebentar o computador nem nota e continua a trabalhar, backups diários automáticos redundantes... etc). A hipótese de não ter uma UPS no aquário não me passou pela cabeça. É como comprar um carro sem cinto de segurança nem travões nem pára-choques nem luzes.

 

A minha não custa 30 euros - mas por esse preço arranja-se uma capaz de manter um 54 l por várias horas.

 

Cumprimentos

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se fosse assim tão imperativo usar uma UPS num aquário, já teriam sido começadas as ser vendidas... e seriam aconselhadas por logistas/marcas de produtos de aquariofilia.

 

Sim, dois dias perde-se as bactérias do filtro... e depois? Elas não se encontram somente no filtro. Eu considero o substracto do aquário mais importante. De tal forma que faço TPA's de 75%, e lavo o filtro ao mesmo tempo (lavar é tirar toda a porcaria das matérias filtrantes, só falta mesmo ferver), e não é por aí que os peixes morrem ou se ressentem...

 

A hipótese de não ter uma UPS no aquário não me passou pela cabeça. É como comprar um carro sem cinto de segurança nem travões nem pára-choques nem luzes.

Eu acho isso somente excesso de zelo... nada mais do que isso. Óbvio que é um assunto que já aqui foi falado mais vezes, mas até hoje ainda estou para encontrar quem use UPS's no aquário.

 

Bem, quem tem um filto externo daqueles que é preciso ferrar, o filtro não vai conseguir ferrar sozinho e vai estar a trabalhar em seco todo esse tempo.

Não estou a dizer que não existem... mas quais?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu lavo a matéria filtrante de 3 em 3 meses, e não morre nem uma bactéria (bem algumas hão-de morrer, mas poucochinhas), porque uso água da TPA - i.e. sem cloro, o qual mata as bactérias. Se usar água tratada, ou mesmo apenas que tenha repousado um diazito, também não há problema. Mesmo usando água acabadinha de retirar da torneira, mas em jacto forte, o cloro também sai quase todo.

 

Eu sou muito ignorante em todos os assuntos, e só conheço o filtro externo que neste momento uso, um Eheim Ecco, que não ferra sozinho (os outros filtros externos que conheço e que também não ferram sozinhos, como não os tenho aqui em casa para verificar experimentalmente, não digo nada). Se o desligar, para voltar a ligar tenho que o ferrar. Ou seja, uma interrupção de 10 segundos devido a quebra de corrente pode rebentar com tudo se não estiver ninguém em casa...

 

Uma UPS é realmente zelo; excessivo ou adequado, depende das condições de cada um (há zonas do país, e casas com instalações antigas, em que quebras de corrente mais ou menos demoradas são comuns). Por mim, não aconselho UPS a ninguém, com excepção daquelas pessoas que manifestaram interesse em saber o que podem fazer, o que é o caso deste tópico! Mas respostas estilo "fia-te na virgem e não corras" não ajudam ninguém.

 

Finalmente: a ideia peregrina de que a filtração biológica de um filtro não é importante quando comparada com a do substrato (a não ser que se tenha um filtro undergravel) revela uma ignorância atroz.... vamos lá todos prescindir dos filtros e poupar uns euros. As bactérias precisam de un fluxo de oxigénio constante. Num aquário com movimento de água reduzido (devido apenas a correntes de convecção e deslocações dos peixes) a água no substrato vai estar fundamentalmente parada, e as bactérias que lá houver também vão morrer. A não ser que a interrupção seja curta. Aí, se matares todas as bactérias do filtro com a lavagem, mas as do substrato sobreviverem, e os peixes não se ressentem, quer dizer apenas e tão-só que tens um sistema sobre-filtrado (o que é bom!!!). Mas a maioria dos aquários (todos os kits) não estão sobre-filtrados, antes pelo contrário... de modos que o teus conselhos levariam em todos esses casos a uma mortandade das piores.

 

Químico, não extrapoles a tua experiência para condições desconhecidas!

 

Enfim, cada um sabe de si e ajusta as suas condições ao seu saber, possibilidades, e expectativas (e confiança na EDP); pessoalmente uma UPS é daquelas coisas que tenho no armário porque comprei uma melhor, de modos que usar uma para o aquário me parece trivial.

 

Cumprimentos,

 

Nuno P Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu sou muito ignorante em todos os assuntos, e só conheço o filtro externo que neste momento uso, um Eheim Ecco, que não ferra sozinho (os outros filtros externos que conheço e que também não ferram sozinhos, como não os tenho aqui em casa para verificar experimentalmente, não digo nada). Se o desligar, para voltar a ligar tenho que o ferrar. Ou seja, uma interrupção de 10 segundos devido a quebra de corrente pode rebentar com tudo se não estiver ninguém em casa...

Os meus filtros externos não desferram se os desligar da corrente...

Uma coisa é quando se colocam a trabalhar com água nos tubos, outra é ferrar primeiro, antes de os ligar...

 

Mas respostas estilo "fia-te na virgem e não corras" não ajudam ninguém.

Então leva lá a bicicleta... se achas que a UPS é assim tão essencial, deixa-a ficar...

 

de modos que o teus conselhos levariam em todos esses casos a uma mortandade das piores.

Epah... que estranho... já parei os filtros montes de vezes durante largos períodos de tempo e nunca me morreu nada... não sei que problema tens contra mim, mas pronto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a todos.

 

Ontem quando li este tópico pensei cá para mim:

"nunca me aconteceu,e não é normal acontecer aqui em setúbal".

Pois esta madrugada acordei a meio da noite,tinha havido uma avaria qualquer e estava sem luz no bairro todo.Lembrei-me deste topico e fiquei preocupadissimo com a saude dos meus peixinhos.Bom resumindo a luz esteve embaixo durante umas horas,os meus peixes não morreram,a temperatura nao baixou para valores criticos e até o meu filtro (fluval 204) continuou a funcionar normalmente quando a luz voltou sem qualquer necessidade da minha intervenção.A unica falha que detectei foi o temporizador k desregulou pela falta de corrente e esta manha a luz do meu plantado nao acendeu as horas devidas.

Isso da UPS,eu não vou meter apesar de tudo.Não morreu ninguém não vejo razão para panicos e novos investimentos.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso como tenho o aqua a nem 15dias tem, e nasceram mts alvins recentemente... comprei uma molly ja vinha a arrebentar! no segundo dia kaiu aki uma tempestade ontem ou antes de ontem, caiu a luz por tudo lado aki na zona! ou seja umas horitas sem luz! e ta aki tudo a bombar na msma! mas pensei bem no outro dia xegar a casa e ver os meus pobres bixos mortos! o k me deixou mt em baixo! mas xeguei a casa tava aki td a pedir comer! lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver se conseguimos acabar com este mito urbano de uma vez por todas.

 

Vamos dar um exemplo de um aquario normal, com filtro externo, termostacto a 27º, com plantas e peixes.

 

Falta a luz e agora!! Basta ter calma.

Mesmo durante o inverno a temperatura dentro de uma casa permite que a temperatura do aquario nunca baixe para valores crtiticos. Existe muita gente, eu inclusive, que deixo o termostacto desligado durante algum tempo durante a noite para que haja um ciclo de temperatura como na natureza e, acreditem ou não, nota-se e bem a diferença que isto faz, quer a nivel da vitalidade dos peixes quer a nivel das plantas.

Por isso, um aquario pode estar até um dia sem aquecimento, que não devem ter grandes problemas, as plantas simplesmente não se importam e se tiverem peixes que não sejam ultra sensiveis também não vão ter problemas.

 

Quanto ao filtro, lá pelo facto de a luz ir abaixo, o mesmo fica cheio de agua. Pelo menos o meu eheim 2213 fica, por isso penso que os outros sejam iguais... não sei o que fazem para um filtro ferrar, mas desde que o mesmo esteja cheio de agua, mais minuto menos minuto o mesmo ferra.

 

Eu preocupava-me mais com os picos de correntes provocados pela vinda da corrente do que propriamente a falta da mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, as pessoas aqui com mais experiência dizem que não haverá problema, tudo bem, acredito! Nunca experimentei deixar o meu eheim 5 mins a ver se começa a funcionar, só 10 segundos e como não gostei do barulho... parei! Vou ver se ele realmente volta a arrancar sozinho, espero que sim!

 

Em qq dos casos não vou retirar a UPS, cujo destino alternativo seria o lixo, e também protege contra as flutuações de tensão.

 

Obrigado pela info e cumprimentos.

 

Nuno Barradas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver se conseguimos acabar com este mito urbano de uma vez por todas.

 

Vamos dar um exemplo de um aquario normal, com filtro externo, termostacto a 27º, com plantas e peixes.

 

Falta a luz e agora!! Basta ter calma.  

Mesmo durante o inverno a temperatura dentro de uma casa permite que a temperatura do aquario nunca baixe para valores crtiticos. Existe muita gente, eu inclusive, que deixo o termostacto desligado durante algum tempo durante a noite para que haja um ciclo de temperatura como na natureza e, acreditem ou não, nota-se e bem a diferença que isto faz, quer a nivel da vitalidade dos peixes quer a nivel das plantas.

Por isso, um aquario pode estar até um dia sem aquecimento, que não devem ter grandes problemas, as plantas simplesmente não se importam e se tiverem peixes que não sejam ultra sensiveis também não vão ter problemas.

 

Quanto ao filtro, lá pelo facto de a luz ir abaixo, o mesmo fica cheio de agua. Pelo menos o meu eheim 2213 fica, por isso penso que os outros sejam iguais... não sei o que fazem para um filtro ferrar, mas desde que o mesmo esteja cheio de agua, mais minuto menos minuto o mesmo ferra.

 

Eu preocupava-me mais com os picos de correntes provocados pela vinda da corrente do que propriamente a falta da mesma.

 

ola

 

pois o problema aqui onde moro e que se a luz vai abaixo nao teria possibilidades de ter agua quente tambem

como nao sei quantas horas o aquario com plantas e peixe se aguentaria

coloquei a questao

 

 

pelo que dizes nao sera grave ate 1 dia sem luz e se desligas a noite

eles no minimo ficam 8 horas sem termostacto por isso realmente nao sera grave se a luz cair. e dizes que ate e bom nao sabia

pensei que eram peixes mais sensiveis a mudança de temperatura

mas se pensarmos bem eles no habitat deles a noite desce a temperatura, nao tem termostacto hehehehe...

ja tou mais descansada

 

um ups nao me parece q va comprar a nao ser que va de ferias e nao tenha ninguem que olhe pelo aqua mas nao e uma ideia ma

mas e mais uma compra

 

onde eu tenho o aqua (Hall da entrada) e a zona mais fria da casa

ele esta junto a porta

no verao o termostato nem sequer ligava tinha a temperatura entre os 25 26

no inverno o termometro acusa os 20 graus fora de agua

suponho que seja a mesma temperatura que ficara a agua

os peixes aguentam estas temperaturas?

 

ja li sobre alguns dos peixes que tenho e a minima anda nos 22graus

 

obrigado pela ajuda

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais