_MjTr_ Publicado Outubro 18, 2006 Publicado Outubro 18, 2006 Desculpem estar a incomodar mas sou novo nisto. Estou a pensar montar um aquário e vou a Badajoz quinta feira dia 19 com vista a adquiri-lo. As dimensões disponíveis aqui em casa para já são 75xAx40 não é muito mas… Pretendia para começar algo não muito complicado: Flora: Algumas plantas, entre elas musgo de Java, Feto de Java, e algumas anubias Anãs. Fauna: 1 Casal de guppy; 5 Neons Negros; 5 Tetras black Phanton; Ai uns 2 limpa fundos e uns 2 limpa vidros; Talvez um escalar (dependendo do desenrolar da coisa) Que acham? Sugestões Procuram-se. Mas até ai ainda há tempo. A minha urgência deve-se ao facto de na quinta ir lá e poder comparar preços e se me agradar comprar. Mas após ter lido bastante aqui pelo fórum continuei com algumas dúvidas: 1 - Será que em Kit Vale a pena e de que dimensões? Se sim que marcas aconselham? Se não que marca e preço mais ou menos para me orientar. 2 - Que filtro(s) externo (interno), termóstato, iluminação? Que marcas? E assim o Preço por alto para não ser roubado. Desde já o meu obrigado. Citar A minha tentativa de aquario
Tiago do Vale Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 Boas! Depende dos kits, mas geralmente são insuficientes, quer em capacidade de filtragem quer, sobretudo, em iluminação... Eu, pessoalmente, tenho a ideia de que é muito mais económico comprar o aquário vazio e o resto dos elementos separadamente, à medida das minhas necessidades... Mas cada caso é um caso... Os filtros externos são sempre melhores (e a diferença é muito grande) mas isso reflecte-se no preço... Creio que um filtro com um caudal de 5 a 10 vezes a capacidade do aquário por hora chega e sobra, e dá-te margem de manobra para teres peixes que sujem mais a água, ou alguma sobrepopulação pontual. Os melhores são os aclamados Eheim, duram para sempre e são silenciosos. A iluminação depende das plantas que pretendes manter... Normalmente, para garantir que quer plantas exigentes quer menos exigentes se dêm bem, usa-se a regra de 1 watt por litro. No entanto, as plantas que mencionaste aguentam cerca de metade disso. A marca depende se valorizas a estética ou o nome, e se estás disposto a pagar por isso, porque para as plantas só interessam as lâmpadas. As Arcadia são as mais conhecidas. Termostato: a regra é, no mínimo (para mim parece-me mesmo mínimo ) 1 w por litro, por isso um de 100 w deve chegar, para garantir que no Inverno não esteja permanentemente ligado. Os mais afamados são os da Jagger. Podes ver preços neste site, que são considerados bastante baixos: http://www.aquaristic.net/shop/shop.php/cl...rt/tpl/-/lang/1 Claro que podes mandar fazer o aquário tipo na www.vidromoldura.pt, encomendar uma calha ao ramirezi e, para levar a coisa ao extremo, fazer um filtro DIY :D ficava mais barato... :D Citar
_MjTr_ Publicado: Outubro 18, 2006 Autor Publicado: Outubro 18, 2006 Obrigado tiago pelos conselhos axo que vou segir alguns deles. Hahahaha mas até não é mal pensado não senhor a Calha vou faze-la eu, filtro isso axo k vou mesmo para o Ehein visto que quero o aquario no quarto , quanto ao aquario vou ver o que é que para lá há se me agradar algo (só não o faço porque me pediram 45e por metro quadrado de vidro). Aproposito aqui fica a analize da água da minha torneira: Mineralização total (mg/l) 35 Ph 6.2 Silica (SiO2)(mg/l) 16 HCO3- 10 CL- 2.2 NO3- 0.6 Ca2+ 1.0 Na+ 4.0 Mg2+ 0.3 Como sei isto tudo? não não mandei analizar a água simplesmente a que corre na minha torneira é a mesma que a vitalis engarrafa . Os peixes que referi são compaivei entre eles e com isto não são? Que tratamentos é que devo fazer á água? Aceito mais sugestões para plantas. Citar A minha tentativa de aquario
Tiago do Vale Publicado: Outubro 18, 2006 Publicado: Outubro 18, 2006 Boas! Eu não me fiava nesses valores para a água que sai pelas tuas torneiras: apesar do ponto de recolha poder ser o mesmo, acontece muita coisa à água no seu percurso pela rede... e há muita coisa que lhe é acrescentada! De qualquer das formas, se quiseres fazer alguns testes à tua água, deixa-a sempre em repouso um ou dois dias... Em relação à tua escolha de peixes: Os guppies dão-se melhor num trio, com duas fêmeas: já que as investidas do macho podem levar uma fêmea solitária à exaustão, e ter más consequências. Geralmente, os guppies preferem águas mais duras do que os restantes da tua lista, mas são muito adaptáveis, por isso não deves ter problema. Os tetras sentem-se melhor em cardumes maiores... Talvez seja preferível escolheres uma das espécies, e adquirires 10 espécimes. Os "limpa-vidros" (não é nenhuma espécie) se forem otocinclus são peixes de cardume e 2 não chegam. Se forem rapozas, comedores de algas chineses, ou siameses, à medida que crescem ficam mais agressivos... Os "limpa-fundos" (o mesmo), se forem corydoras, preferem um pequeno grupo (de 5, no mínimo). Se forem plecos, ficam demasiado grandes... É provável que o escalar dê uma tareia aos guppies, e se for grande e os tetras pequenos, vai fazer uma refeição de luxo. :D Citar
_MjTr_ Publicado: Outubro 18, 2006 Autor Publicado: Outubro 18, 2006 cá está 1 x Filtro Exterior Eheim 2213 €74.16 1 x Termostato Jager 150w €18.26 está caro? A calha está em projecto quando tiver o resto então faço a calha. sim eu sei que "limpa Vidros" e "limpa fundos não são espeçies" mas como não sabia quais seriam melhores para o meu caso não quis inventar e sim esperar por opiniões. Atualizando a lista: 1 - Trio de guppies 10- Neons negros (pareçe-me mais facil de arranjar do que do que os black Phantom) 5 - otocinclus ( já chega?) 5 - Corydoras paleatus (deve chegar não?) epá isto tá aqui um bocado de rapaziada a mais não? então e plantinhas não há sugestones? Citar A minha tentativa de aquario
Puk_chelsea Publicado: Outubro 19, 2006 Publicado: Outubro 19, 2006 Boas... Creio que o tiago já disse tudo... só quero fazer um apontamentozito, em relação ao termostáto, é preferível comprares 2 de 75 wts. (já vi aqui no fórum comentado isso). Dá-te outras garantias! Abraço e boa sorte para o teu aqua! Citar Luis Filipe Rodrigues
_MjTr_ Publicado: Outubro 19, 2006 Autor Publicado: Outubro 19, 2006 Ora carissimos aqui está a minha brilhante compra: aqua: 80x30x40 termostacto:Scuba200 de 200w Filtro: Shark ADV 400 (interno 400l/h) Iluminação: uma canha com 1 lampada de 14W (com espaço para ser quitada hehehe) Uma rede toda catita para apanhar os bixanos e um termometro. Agora o melhor 106€ sei k o flitro ... vou ter que comprar um externo mas este sempre serve para um eventual desenrrasque. k k dizem Citar A minha tentativa de aquario
Puk_chelsea Publicado: Outubro 20, 2006 Publicado: Outubro 20, 2006 Boas... Só assim por acaso, onde arranjaste isso tudo a esse preço? Sabes a marca do aquário ou quem o fabrica? é um dos aspectos mais importantes (senão o mais) no meio disto tudo...é só porque me parece muito barato, mas não leves a mal isto, até pode ser que tenhas tido uma grande fezada!! :D dá novidades... Abraços! Citar Luis Filipe Rodrigues
BaRRoCo Publicado: Outubro 20, 2006 Publicado: Outubro 20, 2006 isso td por esse preço! ui?!!?!?! comprei so o essencial e gastei mt mas mt mais k isso! e tenho um aqua de 52x26x29.. e o resto do material fikou a esse preço fora o aqua! eu como nunca tinha tido peixes n quis arriscar a ter um maior! por agr em experiencia tou com este.. mas vi o preço de aquas de maiores tamanhos e deixa-m k te diga esse valor aki na zona e so o aqua e ja barato e n mt grande! por aquas miseros com 1 simples movel e nada de grande cena pedem logo 300€ ... quando decidi comprar o aqua andei a ver preços aki no forum td mt barato e tal... mas aki na zona e so ladroes! lol Citar
_MjTr_ Publicado: Outubro 21, 2006 Autor Publicado: Outubro 21, 2006 A marca é Pedrós quanto a onde foi sabes que promuções do carefour e iva a 17% faz verdadeiros milagres. este não tinha movel havia lá á parte por 50€ mas eu não quis. porque quero polo em cima de uma mesa metálica de pc que tenho lá em casa com umas alterações. Citar A minha tentativa de aquario
Recommended Posts