Recommended Posts

Publicado

Boas

Tenho uma situação caricata a relatar: em Junho deste ano comprei um trio (1 macho e 2 fêmeas) de Fundulopanchax gardneri, que pus a criar. Muito satisfatóriamente ao fim de 4 dias já tinha ovos. Esta situação repetiu-se até me fartar de mais ovos. E ao fim de 3 semanas (o máximo que ficaram foi um mês) em húmus de terrário, lá molhei os ovitos e lá nasceram as crias. Agora vem a parte curiosa, quando elas começaram a sexar só 2 machos é que apresentam a ponta da barbatana anal bem como a parte inferior da caudal com uma ponta de amarelo (como tem o seu pai), e nos restantes machos apresentam a barbatana anal totalmente azul com pintas vermelhas e na parte inferior da caudal azulada chainsaw

Como é que isto aconteceu? Qual a explicação para este fenómeno?

Cumps

Publicado:

Simples.

Compraste numa loja, o provavel é que as fêmeas, sejam de especie diferente da do macho, tens aí um caso de hibridação (provavelmente será isso). Umas fotos dos peixes em questão ajudaria bastante.

Essa é uma das razões para não se comprarem gardneris em lojas, as fêmeqas das diferentes formas, são tão iguais que por vezes acontece isso.

Lembro-me de uma situação, quando visitei uma loja, que perguntei ao Sr. da loja se tinha vendido as fêmeas todas dos killis, visto só haver machos nos aquarios. O Sr. respondeu-me que tinha de ver porque tinha fêmeas lá com os machos. Tinha era recebido uns sacos com uns peixinhos ainda pequeninos e por sexar e que ainda não tinham cor, que ele tinha posto num aquario na cave, ou seja o Sr. juntou as fêmeas de aphyosemion, fundulopanchax, nothos tudo num mesmo aquario à espera que os peixinhos ganhassem cor.

Por isso é que é de evitar comprar peixes nas lojas. Os gardneris são os peixes que aparecem em maior quantidade e com maior frequência, pelo que estas situações poderão acontecer...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Boas

Os gardneris que comprei estavam nu aqua que tinha tido na semana anterior striatum's. Mas as fêmeas tinham sido vendidas (e notava-se uma grande diferença de tamanhos dos gardneris dum fim de semana para os striatums do outro). Quanto a fotos é um bocado complicado arranja-las pois os peixes são bastante rápidos!

Eu ainda pus a ipótese de que os pais são de populações diferentes já que para os vendedores tudo o que tenha o memo nome vai tudo para o memo aqua :D

Vais à convenção? Se fores vou tentar tirar fotos dos pais e dos filhos para veres a diferença.

Cumps

Publicado:
Este ano não vou poder ir, mas de certeza que alguém lá te vai ajudar...

Quê????? Não vais???? Bolas!

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Publicado:
Este ano não vou poder ir, mas de certeza que alguém lá te vai ajudar...

Quê????? Não vais???? Bolas!

Amigo, nestas situações a famelga primeiro...

O meu pai faz anos Domingo...

Vemo-nos na Batalha...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Publicado:

Boas

É pena ;) . Mas olha, os meus bébés são muito parecidos com o exemplar da segunda foto deste link:

http://www.killifish.f9.co.uk/Killifish/Ki....nigerianus.htm

O pai suspeito que seja da população Udegi; uma vez que apresenta as cores normais do exemplar do meio representado nas fotos da população.

Mas realmente é pena, olha comigo o ano passado passou-se o mesmo: o casamento da miha prima realizou-se no Sábado da convenção do ano passado :D

Cumps