Situação curiosa!


Bangai

Recommended Posts

Boas

 

Tenho uma situação caricata a relatar: em Junho deste ano comprei um trio (1 macho e 2 fêmeas) de Fundulopanchax gardneri, que pus a criar. Muito satisfatóriamente ao fim de 4 dias já tinha ovos. Esta situação repetiu-se até me fartar de mais ovos. E ao fim de 3 semanas (o máximo que ficaram foi um mês) em húmus de terrário, lá molhei os ovitos e lá nasceram as crias. Agora vem a parte curiosa, quando elas começaram a sexar só 2 machos é que apresentam a ponta da barbatana anal bem como a parte inferior da caudal com uma ponta de amarelo (como tem o seu pai), e nos restantes machos apresentam a barbatana anal totalmente azul com pintas vermelhas e na parte inferior da caudal azulada chainsaw

Como é que isto aconteceu? Qual a explicação para este fenómeno?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples.

Compraste numa loja, o provavel é que as fêmeas, sejam de especie diferente da do macho, tens aí um caso de hibridação (provavelmente será isso). Umas fotos dos peixes em questão ajudaria bastante.

Essa é uma das razões para não se comprarem gardneris em lojas, as fêmeqas das diferentes formas, são tão iguais que por vezes acontece isso.

 

Lembro-me de uma situação, quando visitei uma loja, que perguntei ao Sr. da loja se tinha vendido as fêmeas todas dos killis, visto só haver machos nos aquarios. O Sr. respondeu-me que tinha de ver porque tinha fêmeas lá com os machos. Tinha era recebido uns sacos com uns peixinhos ainda pequeninos e por sexar e que ainda não tinham cor, que ele tinha posto num aquario na cave, ou seja o Sr. juntou as fêmeas de aphyosemion, fundulopanchax, nothos tudo num mesmo aquario à espera que os peixinhos ganhassem cor.

 

Por isso é que é de evitar comprar peixes nas lojas. Os gardneris são os peixes que aparecem em maior quantidade e com maior frequência, pelo que estas situações poderão acontecer...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os gardneris que comprei estavam nu aqua que tinha tido na semana anterior striatum's. Mas as fêmeas tinham sido vendidas (e notava-se uma grande diferença de tamanhos dos gardneris dum fim de semana para os striatums do outro). Quanto a fotos é um bocado complicado arranja-las pois os peixes são bastante rápidos!

Eu ainda pus a ipótese de que os pais são de populações diferentes já que para os vendedores tudo o que tenha o memo nome vai tudo para o memo aqua :D

Vais à convenção? Se fores vou tentar tirar fotos dos pais e dos filhos para veres a diferença.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ano não vou poder ir, mas de certeza que alguém lá te vai ajudar...

 

 

Quê????? Não vais???? Bolas!

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ano não vou poder ir, mas de certeza que alguém lá te vai ajudar...

 

 

Quê????? Não vais???? Bolas!

 

Amigo, nestas situações a famelga primeiro...

O meu pai faz anos Domingo...

 

Vemo-nos na Batalha...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É pena ;) . Mas olha, os meus bébés são muito parecidos com o exemplar da segunda foto deste link:

http://www.killifish.f9.co.uk/Killifish/Ki....nigerianus.htm

O pai suspeito que seja da população Udegi; uma vez que apresenta as cores normais do exemplar do meio representado nas fotos da população.

Mas realmente é pena, olha comigo o ano passado passou-se o mesmo: o casamento da miha prima realizou-se no Sábado da convenção do ano passado :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais