Recommended Posts

Publicado

boas!

este é o meu primeiro post aqui no forum, e gostava que me pudessem dar uma ajuda num projecto que envolve um aquario.

a ideia é usar uma cisterna (2,2m*1,5m*0,8m = 2 640 litros) como aquario, e usar a agua aquario para alimentar plantas num sistema hidroponico.

o esquema é +/- assim:

aquariosx4.th.jpg

actualmete a cisterna funciona apenas como armazenamento para rega, nao havendo nenhum sistem a de filtragem.

o ideia do projecto é que a a agua que entre na cisterna (proveniente da chuva ou do sistema hidroponico) seja filtrada. e que agua do aquario seja bombeada continuamente do aquario para as plantas.

a cisterna é feita em betao com 7cm de diametro, pintada por dentro com 2 camadas de tinta impermeavel. o motor que actualmente tem é um motor de um poço com grande capacidade.

na vossa opinião kual as melhores especies para este efeito( que sejam resistentes, tenham um bom crescimento, comam de tudo e se deiam bem no clima de norte de portugal).

que tipo de filtro sugerem?

se puderem deiam as vossas opiniões..

Publicado:

Boas

Parece-me que os mais indicados para esse teu tanque serão talvez mesmo peixes de água fria pois não te estou a ver a aqueceres 2640L de água só para teres tropicais.

A questão da filtragem que falas... parece-me resolvida logo no arranque. Assumo que não vás usar adubos nas plantas dado que a água do aquário já é rica em amónia. Assim sendo as plantas vão actuar como um filtro natural. Quanto à água da chuva e desde que recolhida sem passar por telhados e tubagens , também não me parece que venha a trazer problemas.

Em relação à escolha dos peixes parece-me que no forum de peixes de água fria te podem dar dicas melhores, por isso vou mudar o tópico para lá.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

eu concordo que as plantas filtrem a amonia e o objetivo é mm esse. so que é necessario que a amonia sofra um processo de transformação para poder ser absorvido pelas plantas, o ciclo da amonia (salvo erro, acho que é assim que se chama):

Aquarium_Nitrogen_Cycle.png

essa transformação tem de ser feita por determinadas bacterias. pelo que eu percebi depois de alguma leitura,

http://en.wikipedia.org/wiki/Aquarium#Nitrogen_cycle

http://en.wikipedia.org/wiki/Nitrogen_cycl...le_in_Aquariums, essas tais bacterias alojam-se na areia e cascalho encontrados no aquario. o que sugere 2 opçoes:

-o aquario tem areia no fundo e a corrente da aqua leva a amonia as bacterias de forma passiva

-a areia esta num filtro e a agua é forçada a passar por la

por outro lado a agua que vem da chuva e que passa pelo terraço tras sempre po e lixo suspenso, que tem de ser filtrado caso contrario podera comprometer a saude dos peixes.

a conclusão que eu tiro é que é necessario um filtro.

nao sei se concordam comigo...

fico a espera de uma resposta :lol:

Publicado:

O objectivo de um filtro num aquário é exactamente proporcionar o ambiente ideal às bactérias nitrificantes.

No teu caso e dado que vais estar com água em constante circulação tens um tipo de filtro diferente, um filtro de plantas, que é dos mais eficazes que se conhece.

As plantas aquáticas no teu caso vão absorver tanto a amónia como os nitratos pelo que a tua unica preocupação de filtragem aí será filtragem mecânica (limpar o lixo trazido pela água da chuva e o produzido pelos peixes).

Procura neste sub-forum e vê as soluções de filtragem que o pessoal usa nos seus lagos, pois será à partida uma solução identica à que deverás ter de adaptar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi