Murkas Publicado Outubro 14, 2006 Publicado Outubro 14, 2006 Boas, estou a iniciar-me no mundo dos fertilizantes caseiros, e após ler alguns tópicos do forum sobre esta matéria, notei que o composto químico para fertilização de PO4 utilizado costuma ser o KH2PO4 ou o KHPO4( que eu penso ser o Hidrogenofosfato de potassio). A minha questão é se para este tipo de fertilização não poderia ser utilizado o K2PO4 (fosfato de potassio)? É que após correr algumas farmácias (e um armazenista de produtos químicos) da zona de lx e de oeiras, nenhuma delas me conseguiu arranjar o KH2PO4 ou o KHPO4!! Tendo apenas conseguido arranjar o KNO3 e o KCl para a fertilização de Nitratos e Potássio! PS: este tópico foi criado no seguimento deste: --> http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50085 Onde desde já agradeço a ajuda que o membro Luis Fortunato e os seus posts me têm dado!! A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Outubro 14, 2006 Publicado: Outubro 14, 2006 Olá. Estás a enganar-te aí numas coisas... passo a explicar: O ião fosfato, por ter carga negativa, é chamado um anião. Aos iões de carga positiva chama-se catiões. Ou seja, como um sal e uma solução aquosa de algo têm de ser sempre electricamente neutras, a quantidade (em termos de cargas) de aniões é sempre igual à dos catiões. Logo, num composto químico qualquer, o número de cargas provinientes dos catiões tem de ser sempre igual ao da dos aniões. Como o fosfato é um ião com carga 3- (PO4(3-)), tem de haver obrigatoriamente, catiões cujo somatório das cargas seja igual a +3. Desta maneira, KHPO4 e K2PO4 não existem. O que existe é K2HPO4. Entre o K2HPO4 e o KH2PO4, a diferença no aquário não é grande, pois as quantidades adicionadas são muito baixas, o que faz com que não haja grandes distúrbios a nível de pH (e todos os outros associados a este). Já a nível de fertilizante, talvez seja melhor utilizares o KH2PO4 e não o K2HPO4, pois o último é mais básico, e no caso de uma dissolução feita em água que contenha algunas iões Cálcio e Magnésio, poderás precipitar Fosfato de Cálcio e Magnésio. Daí que as dissoluções de fertilizantes NPK devam ser sempre feitas em água destilada. Já agora, KH2PO4 e K2HPO4 chamam-se ambos, Fosfato de Potássio, mas o primeiro é o mono-básico, e o segundo o di-básico. Ter em conta que existem outros nomes comuns. Outra coisa que nesses sais pode ocorrer, é a hidratação. Ou seja, o cristal do produto químico, contém moléculas de água. Para o aquário não faz mal nenhum, mas em termos de contas de pesagem para o fertilizante pode influenciar, sem contar que a solubilidade pode também não ser a mesma, mas em fertilizantes de Fosfato, geralmente, esse problema não se coloca. Quanto a encontrares o fertilizante que tu queres, existem alguns Patrocionadores do Fórum que vendem o produto em forma de sal, ou já diluída. Nomeadamente, a Horizonte Aquático. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Jatbas Publicado: Outubro 14, 2006 Publicado: Outubro 14, 2006 Se fores a uma farmacia pede bifosfato de potássio. É o nome que elas utilizam. AquaWizard
Murkas Publicado: Outubro 14, 2006 Autor Publicado: Outubro 14, 2006 Caro Luis, em primeiro lugar muito obrigado pelo esclarecimento (agora percebo que bem podia correr todas as farmácias e fornecedores do país que nunca havia de encontrar o que procurava )! as candeias ás avessas entre mim e a quimica já vem de longe! Já agora mais uma perguntinha... Conheces algum lab no IST onde dê para fazer as pesagens dos componentes sem grandes complicações? ou com alguem de direito a quem me dirigir? mais uma vez obrigado (já começo a perder a conta ao num de vezes em que a tua preciosa e pronta ajuda me esclarece duvidas) Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Murkas Publicado: Outubro 14, 2006 Autor Publicado: Outubro 14, 2006 Se fores a uma farmacia pede bifosfato de potássio. É o nome que elas utilizam. bifosfato de potássio = K2HPO4 ou KH2PO4? Obrigado pela dica, pode ser que seja desta Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luís Fortunato Publicado: Outubro 14, 2006 Publicado: Outubro 14, 2006 Olá. Já podias ter dito que és do IST... Envia-me uma MP, que a gente fala melhor, se faz favor. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts