Twist Publicado Outubro 14, 2006 Publicado Outubro 14, 2006 Boas pessoal. Tenho um aqua de 80cm e lá dentro tenho 3 troncos variando de 20 a 40cm e tambem uma metade de coco que é a gruta dos meus kribs. Com tudo isto, tenho notado que a água rapidamente fika avermelhada será dos troncos? que posso fazer para que eles não sujem a água?? quando faço trocas grndes de água ou mesmo trocar água completamente a água fika limpa durante 2,3 dias mas dpois começa a fikar avermelhada outra vez. Agradeço futuras ajudas... Cumps... Citar
jonasguindaste Publicado: Outubro 14, 2006 Publicado: Outubro 14, 2006 boas! eu pessoalmente, tenho 4 troncos dentro do aquário e nunca tive esse tipo de problema... lavas-te bem antes de os colocar no aquário? Citar
mr.p Publicado: Outubro 14, 2006 Publicado: Outubro 14, 2006 A água fica amarelada deve-se de facto aos troncos, estes libertam ávidos humidos que fazem amarelar a água Ao contrário do que se pode pensar isso não quer dizer que a àgua fique suja! É apenas uma questão de estética... Se quiseres "eliminar" essa àgua amarela, podes colocar carvão activado no filtro e continuar com TPA's regulares. Mais tarde ou mais cedo esse efeito desaparece.... Abraços, Pedro Pinheiro Citar
William Publicado: Outubro 14, 2006 Publicado: Outubro 14, 2006 tenho um amigo que no aqua colocou dois troncos provenientes da malasia que ate nem sao muito grandes, os troncos estao no aqua ha meses! mesmo antes de os colocar ficaram de molho 1 mes com trocas de agua diarias. agora com tpas semanais e mesmo assim a agua continua muito escura! Citar
FBIpt Publicado: Outubro 14, 2006 Publicado: Outubro 14, 2006 Em primeiro será preciso saber se os preparas-te antes da introdução no aqua. De qualquer das formas a maioria dos troncos deixa ficar a agua com um tom mais acastanhado, isso deve á tanina que os troncos libertam. Não faz nenhum mal á agua nem aos peixes é uma questão de estetica mesmo. Uma coisas que me levou a responder foi o facto de tu dizeres que as vezes trocas a agua toda ao teu aqua, isso não se deve fazer estás a estragar todo um processo de maturação que demora tempo a conseguir, na minha opinião são precisos uns bons 6 meses para ter um aquario bem maturado (opinião pessoal). Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
joao costa Publicado: Outubro 15, 2006 Publicado: Outubro 15, 2006 eu tenho um troco que estevede molho mais de 5 meses e a agua continuava a ficar castanha, decidi acabarcom isso..... mas agora lendo este topico fiquei com uma questao, que é: Os discus iriam gostaR? faria o efeito da turfa liquida? e ficaria com os acidos humicos que eles tanto gostam fossem introduzidos na agua, a cor da agua ficaria como eles gostam..... Será que se o colocasse no aqua eles iriam gostar???????????? Joao Citar Obrigado Joao Costa
pedro g Publicado: Outubro 15, 2006 Publicado: Outubro 15, 2006 O melhor, é tirares os troncos fora, lavares e escovares, muito bem debaixo de água corrente, se possivel ferve-los, e libertam a maior parte da porcaria, deixar demolho com agua e sal uns 15 dias, 2 colheres de sal para cada 5 litros de agua, a cada 3 dias, mudas a agua e voltas a meter em sal grosso "cozinha", depois em agua doçe 3 dias, e em principio, devem ficar, bons, se nao repetes, o processo. Porque esse problema, e mesmo os troncos que te estao ao causar. E parece-me, que nao os lavas-te como deve ser, antes de os meteres, no aqua. Os troncos no aqua, provocam como foi referido, acidos humicos, da madeira em contacto com a água, dai, ph baixo, amarelecimento, etc. Costumo fazer assim e resulta. Um abraço Citar O meu Blogspot
spranto Publicado: Outubro 17, 2006 Publicado: Outubro 17, 2006 Estou a usar um método oriental com origens nepalesas. Chama-se o método do autoclismo. Vamos ver ser resulta! Citar Os melhores filtros para o seu Aquário!
pat Publicado: Outubro 20, 2006 Publicado: Outubro 20, 2006 Em meados de Setembro trouxe das vindimas uns troncos de videira já velhotes que por lá andavam, bem jeitosos (o pessoal + velho pensou que era apanhada da tola, andar a levar cepas para a cidade!!!!) Estiveram 3 semanas de molho na varanda, lavados e escovados regularmente. Já cozeram 4 vezes (paciência dos diabos) e escovados outras milhentas. Um já está no aq e ......água limpinha!!!! É melhor prevenir e perder tempo antes de os pôr no aq do que depois remediar.... Citar
Marco Teixeira Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 a questão é, a agua amarelada é um problema unicamente de estética, ou é prejudicial para os peixes, ou .... poderá ser de alguma forma benéfico ? Citar Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
pat Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Conforme já foi referido a cor provém da desmineralização de ác húmicos e taninos presentes no tronco. O grande problema é principalmente estético o que se resolve com TPAs parciais e filtragem com carvão activado. No entanto há que ter em atenção os valores de pH pois poderão baixar (acidificação do meio) e algumas espécies ressentirem-se (se forem de pHs neutros a alcalinos). Citar
Recommended Posts