Dante Publicado Março 3, 2004 Publicado Março 3, 2004 boas morreu a mnha ultima guppy (que acho que estava gravida) tinha poucos sintomas... passo a descrever. há uma semana, andava a "coçar-se" nas plantas... acelerava e roçava-se nelas de propósito. depois pareceu melhorar. há 2 dias começou a deixar de comer.. normal pensava eu, da gravidez. ontem apareceu muito quieta debaixo do musgo de java... novamente pensei (e esperei) eu da gravidez. coloquei-a na maternidade. hoje: morta com fungos por quase todo o corpo. conclusão: embora sem sinais visiveis enquanto viva, morreu ou de fungos ou de bactérias, certo? isto tinha acontecido a mais 2 peixes semelhantes, exactamente a mesma situação. hoje coloquei uma dose muito pequena de "dessa mor" para bacterias e fungos... o que vou fazer: 1 fazer um tratamento complecto de dessa mor 2 limpar filtro de água totalmente 3 no fim do tratamento, fazer mudança de água o que acham??? será que é desta e assim que eu me livro destas mortes que me têm acontecido? obrigado.
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Março 3, 2004 Publicado: Março 3, 2004 Viva Dante para não se repetir esse quadro "dantesco" talvez isto te ajude : A doença que afecta os teus guppys é a Flexibacter columnaris,uma bacteria que afecta principalmente vivíparos e tetras,e provoca ulceras no corpo e na boca,e apodrecimento das barbatanas, que depois são invadidas por fungos (saprolegnia ) que lhe dá um aspecto de algodão .OS FUNGOS NUNCA SÃO PRIMÁRIOS,SÃO SEMPRE OPORTUNISTAS E SECUNDÁRIOS A OUTRAS INFECÇÕES .De facto se usares sal (1 a 3 gr por litro)poderás diminuir drásticamente o aparecimento desta doença,especialmente no caso dos viviparos que gostam de águas duras ligeiramente salobras.As espécies de aguas moles toleram bem 1 gr por litro de sal ,especialmente se for adicionado gradualmente ao longo de 2 dias .Quando os peixes já têm "aldodão ",isto é fungos o tratamento é geralmente infrutifero e terás que usar verde malaquite ou azul de metileno. o ideal é quando aparecem as primeiras feridas usar um AB como o Bactopur direct ou o Kanaplex ,para além do sal. Nunca compres peixes nas lojas que apresentem feridas nem barbatanas ligeiramente ratadas .No caso dos vivíparos e dos tetras deves esperar pelo menos tres dias depois de a loja os receber ,antes de comprá-los. O STRESS provocado pelo transporte ou por má qualidade da água ( sobretudo nitritos elevados ),ou sobrepopulação, é o principal responsável por esta doença . Cumprimentos Rui Ferreira de Almeida
nunomiguel Publicado: Março 4, 2004 Publicado: Março 4, 2004 Olá, Só queria acrescentar 2 coisas: hoje: morta com fungos por quase todo o corpo. Normalmente, quando o peixe morre, costuma aparecer neste estado. Tipo um algodão que cobre todo o corpo, fica branco, e começa a perder a cor. A doença já devia estar presente à alguns dias (por isso começou a ficar parada, coçava-se etc). Outra coisa que queria acrescentar, e isto é experiência própria: Guppys, Mollys, Platys presas em maternidades estão também sujeitas a muito stress. Ficam mais sujeitas a doenças e a abortos. Além do mais têm um espaço muito pequeno para nadar. outro ponto importante é que a água dentro da maternidade movimenta-se muito pouco! Tive sucesso com criação destas espécies quando comprei aquários pequenos onde colocava as fêmeas a criava os alevins. Estes crescem mais rapidamente e a taxa de mortalidade é menor. Podes comprar 1 ou 2... e começar a criar... e depois +1 aqua... e crias... e outro e outro... e depois compras um armazém! E montas uma fábrica! Abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Dante Publicado: Março 4, 2004 Autor Publicado: Março 4, 2004 Boas antes de mais obrigado pelas excelentes respostas a minha duvida é: antes estes peixes nao apresentavam quaisquer sintomas de doença... nem barbatanas "ratadas" nem nada. estranho. a unica coisa que eu noto sao as guelras um pouco mais vermelhas que o normal, ou pelo menos é essa a ideia que eu tenho. Obrigado!
nunomiguel Publicado: Março 5, 2004 Publicado: Março 5, 2004 a unica coisa que eu noto sao as guelras um pouco mais vermelhas que o normal, ou pelo menos é essa a ideia que eu tenho. Pode ser algum tipo de parasita. Se calhar por isso se coçavam... Estão todos com os esse tipo de sintomas?! Coçar, guelras vermelhas? Nuno Cumprimentos, Nuno
Dante Publicado: Março 5, 2004 Autor Publicado: Março 5, 2004 boas. quanto a coçar mais nenhum apresenta esses sintomas. quanto às guelras vermelhas, acho que grande parte dos peixes tem esse sintoma. iniciei ontem um tratamento com "dessa mor" para bacterias e fungos. vamos ver no que dá. é que entretanto o platty macho que andava um bocado calmo demais, apresentou alguns sintomas de infecções na boca, o que realmente aponta para as bacterias. obrigado!
Recommended Posts