Mad_Biker Publicado Outubro 11, 2006 Publicado Outubro 11, 2006 Olá a todos, o meu problema é um pouco ao contrário do problema da xlifes, no meu caso são os fosfatos que não descem... Testo os nitratos com o teste da sera e os fosfatos com o da nutrafin e sempre q vou medir, vejo que o nitrato se foi e o fosfato está lá na mesma, ainda que tenha baixado de 5mg/l (o que me fez aparecer algas) para menos de 2,5mg/l(não dá para perceber bem mas está acima de 1mg/l e abaixo de 2,5mg/l). Neste momento as unicas algas que tenho são green spots. Fertilizo com K, nitro+ e tenho ainda o phos+ tudo da kent e plant gro da nutrafin, antigamente fertilizava com NPK da nutrafin e devido a uns testes "marados" que me davam sempre fosfatos a 0 fui sempre adicionando, quando para minha surpresa os fosfatos em vez de 0 estavam a 5mg/l... Sem comentários... Tenho mantido valores de nitrato na ordem dos 5-10mg/l (o que li ser o mais indicado) e adicionei já bastante mais de k do que as instruções do produto dizem (5ml por semana em vez de 1ml) e está dificil. Neste momento já gastei meio frasco de nitro+ e bastante k e os fosfatos não descem... Tenho também CO2 caseiro e iluminação de 45w para 55 litros reais...Muitas dúvidas e pouco conhecimento. Alguém me pode ajudar? Abraços aquáticos Mad...Mad...Mad...
Luís Fortunato Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 Olá. Algo me diz que os fertilizantes da Kent não devem ser muito concentrados. Mas sim, a resolução do teu problema, é adicionares Nitratos. Só tens é de tomar atenção para não fertilizares com nitratos, e esqueceres-te dos outros... assim é pior a emenda que o soneto. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Mad_Biker Publicado: Outubro 11, 2006 Autor Publicado: Outubro 11, 2006 Olá Luís, obrigado pela ajuda, ajudou mesmo, já estava a pensar que estava a fazer qualquer coisa de errado mas afinal até não... Quanto aos produtos da Kent, foram-me vendidos como altamente concentrados... Parece que me enganaram... Aqui ficam os valores que vêm nos rótulos: Nitro+ - 1ml -» 10mg de nitrogénio -» 44.2mg de nitrato Phos+ - 1ml -»1.51mg de fósforo -»4.63 mg de fosfato K - 1ml -» 40000mg/l de potássio sem uso de gloconatos É o que eles dizem... Vou portanto continuar a fazer a minha fertilização com nitrato e potassio e depois logo se vê o que acontece ao fosfato... Será que é boa ideia fazer mudas de água até baixar os valores dos fosfatos para 1mg/l e depois tratar do resto? Ou o melhor é acertar a relação NPK fertilizando? Obrigado pela ajuda, Abraços aquáticos Mad...Mad...Mad...
José Cruz Silva Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 Olá! Os valores altos de fosfatos podem de um momento para o outro provocar infestação de algas que dificilmente conseguirás combater, é aconselhável baixares mais esse valores para abaixo dos 1mg/l A minha sugestão: Aspiração rigorosa do fundo e limpeza de filtros para retirares a matéria organica que os está a produzir, adição de nitratos e também de potássio , aumento do suprimento de Co2 para aumentar o consumo de nutrientes das plantas e as sempre necessárias TPA's. Abraços Zé Néo
Luís Fortunato Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 Olá. Nitro+ - 1ml -» 10mg de nitrogénio -» 44.2mg de nitratoPhos+ - 1ml -»1.51mg de fósforo -»4.63 mg de fosfato K - 1ml -» 40000mg/l de potássio sem uso de gloconatos Pois... mas isso é a massa por mililitro de fertilizante... ainda tens de dividir pela litragem do teu aquário para saberes qual o incremento que vai originar no teu aquário. O de Nitratos, por exemplo: 5ml por semana em vez de 1ml Ora se dizes que o teu aquário tem 55 litros reais, vamos fazer contas: 5 ml * 44.2 mg de NO3/ml = 221 mg de NO3 221 mg de NO3/55 Litros = 4.02 ppm de NO2 incrementado. Ou seja, por semana, estás a aumentar somente 4 ppm de NO3. Ora se tens os níveis sempre baixos, da duas uma. Ou fertilizas mais, ou dás mais comida, e vais controlando os níveis de nitrato. Se se mantiverem estáveis, quer dizer que a amónia originária da comida está a fornecer Azoto às plantas. Se os nitratos ainda baixarem, então sim, nem a comida nem a fertilização estão a dar conta do recado, pois as plantas pedem mais. Se há uma carência de Azoto, é normal os Fosfatos aumentarem na coluna de água... se estes sobem, olá algas... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Mad_Biker Publicado: Outubro 12, 2006 Autor Publicado: Outubro 12, 2006 Olá a todos e mais uma vez obrigado pela ajuda. Pois... mas isso é a massa por mililitro de fertilizante... ainda tens de dividir pela litragem do teu aquário para saberes qual o incremento que vai originar no teu aquário. É exactamente isso que tenho feito, tenho fertilizado nitrato todos os dias a fim de ficar com 10mg/L, só coloquei aqueles valores para ficarem de uma ideia da concentração das soluções da kent. Se há uma carência de Azoto, é normal os Fosfatos aumentarem na coluna de água... se estes sobem, olá algas... Infelizmente já constatei esse facto, algas e mais algas, filamentosas pretas que cresciam do dia para a noite... Só consegui eliminá-las passando para 8h de luz diárias, mesmo com estes valores de fosfatos desapareceram, só que eu não sabia que tinha fosfatos e passo a explicar. Eu não tinha testes por isso conseguia testar a agua uma vez por semana numa loja, mas os testes lá (todos da nutrafin) acusavam nitrato mas nunca acusaram fosfato e fui sempre adicionando NPK... Comprei os testes e quando cheguei a casa medi e acusou fosfato, no mesmo dia que na loja não tinha acusado nada... Resumindo, andei a fertilizar com fosfato quando tinha fosfato a pontapé no aquário... Alguem me sabe dizer se é possivel, com o transporte da água para a loja (cerca de meia hora numa garrafinha), o fosfato ter desaparecido? Aspiração rigorosa do fundo e limpeza de filtros para retirares a matéria organica que os está a produzir, adição de nitratos e também de potássio , aumento do suprimento de Co2 para aumentar o consumo de nutrientes das plantas e as sempre necessárias TPA's. Este fim de semana vou concertez tratar disto, limpar o filtro e fazer uma muda de cerca de 40% da agua, o resto depois ajusto conforme os valores com que ficar depois da troca, quanto ao co2 já tenho outra garrafa a bombar. Obrigado pela vossa ajuda mais uma vez. Abraço aquático Mad...Mad...Mad...
Luís Fortunato Publicado: Outubro 12, 2006 Publicado: Outubro 12, 2006 Olá. Alguem me sabe dizer se é possivel, com o transporte da água para a loja (cerca de meia hora numa garrafinha), o fosfato ter desaparecido? Não... não desaparece. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts