Recommended Posts

Publicado:

Se as são as plantas que creccem folhas desde o pé, eu tenho muitas, eu também as corto ao nivel do meu aqua, a cerca da luz muito pouco exigentes, tenho um aqua de 80cm com 18w de luz e elas estão muito bem.

EDIT: goglei e são mesmo essas

:\

Publicado:

Olá...

E cortando-as passado uns dias elas não apodrecem?

As valisnérias gigantes devem ser podadas arrancando as folhas pela raiz...nasce duas ou três rapidamente a seguir...sempre que se cortam a folha acaba por apodrecer, ficando castanha e com buraquinhos...

e de facto não são nada exigentes

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

www.nelsoncarvalho.net

Publicado:

a mim nunca me aconteceu, uma ou outra sempre apareçe a apodrecer, mas é um petisco pos caracilitos, mas de resto é uma planta de facil cuidado!

Publicado:
a mim nunca me aconteceu, uma ou  outra sempre apareçe a apodrecer, mas é um petisco pos caracilitos...

ou estou loiro hoje (sem ofensa), ou não percebi

www.nelsoncarvalho.net

Publicado:

eu tou um pouco a pressa lol

As vezes apareçe uma ou outra folha a apodreçer, o que é normal, mas os caracois adoram as valisnerias podres ou não eles papam tudo lol. mas elas nã apodrecem devido aos cortes, pela experiencia que tenho no assunto claro!

Publicado:

Ok,

por isso é que eu gosto da aquariofilia, além de ser anti-stress, acalma-nos das correrias do dia a dia, e por outro lado é um hobbie sem verdades absolutas o que para mim é fascinante.

No entanto pela minha expriência com as minhas e pelo que tenho lido (também em alguns tópicos aqui do fórum), deve-se podar como eu disse, no entanto reforço que não há veraddes absolutas :wink:... deve-se também de quando em vez cortar-se os runners (que ligam duas raizes), e deve-se cortar quando uma raiz já ganhou alguma consistência e sempre junto á raiz "mãe".

No meu aquário há uns tempos elas começaram a atrofiar pois as raizes estavam a ficas sufocadas, ou seja sem espaço...

Um abraço

www.nelsoncarvalho.net

Publicado:

Nelson,

Diz lá uma coisa,as folhas quando se encontram já grandes arranco-as junto a raiz ,é isso?e não a problema,volta a crescer novas folhas?

"deve-se também de quando em vez cortar-se os runners (que ligam duas raizes), e deve-se cortar quando uma raiz já ganhou alguma consistência e sempre junto á raiz "mãe". " não entendo.

Eu tenho cinco pés ,tenho que efectuar o corta daz raizes de vez em quando?

Abraço

Publicado:
Diz lá uma coisa,as folhas quando se encontram já grandes arranco-as junto a raiz ,é isso?e não a problema,volta a crescer novas folhas?

Sim (não as arranques todas ao mesmo tempo) e sim...

"deve-se também de quando em vez cortar-se os runners (que ligam duas raizes), e deve-se cortar quando uma raiz já ganhou alguma consistência e sempre junto á raiz "mãe". " não entendo.

Eu tenho cinco pés ,tenho que efectuar o corta daz raizes de vez em quando?

Vais ter que ser tu a perceber isso, ou sejas investiga a ver se a raizes não estão todas já á "molhada", outro sinal também é as folhas ficarem amareladas, outra das situações também é quereres alinhar as valisnerias melhor (replantando-as noutro sitio)...quando desenterrares duas raizes vais ver um fio que liga uma raiz á outra, é digamos o cordão umbilical da planta, é isso que deve ser cortado como eu expliquei. No meu aquário coloquei um pézito em Maio, há coisa de 4 semanas tinha 11 pés totalmente saudáveis...(lógico que tive que dar alguns).

Um abraço

www.nelsoncarvalho.net

Publicado:
Olá...

E cortando-as passado uns dias elas não apodrecem?

As valisnérias gigantes devem ser podadas arrancando as folhas pela raiz...nasce duas ou três rapidamente a seguir...sempre que se cortam a folha acaba por apodrecer, ficando castanha e com buraquinhos...

e de facto não são nada exigentes

Um abraço

realmente isso acontece-me em algumas , apodrecem junto á raiz e acabam por se soltar.....será de eu as cortar? :wink:

Publicado:

Oi william

Na minha opinião, sim, mas como disse anteriormente não há verdades absolutas.

Um abraço

www.nelsoncarvalho.net

Publicado:

pois , mas isso por acaso acontece-me bastante e n estava a perceber do que seria , ate ja pensava que era fertelizaçao deficiente , sendo assim vou mudar o metodo de poda e ver se ha alteraçoes! abraço