Helder Rodrigues Publicado Outubro 10, 2006 Publicado Outubro 10, 2006 boas sou novato na matéria e estou a pensar em adquirir um aqua de +- 100l. A minha duvida é que como estou a pensar que seja comunitario, gostaria de ter algumas das especies mais comuns e aconselhadoas para principiantes, tais como guppys, bettas, corydoras, limpa vidros e 2 ou 3 escalares(desculpem não colocar o mone cintifico mas ainda estou mto verde ). Tenho lido aqui no forum que em relaçao aos escalares, guppys e bettas, se colocados em pequenos e com algum tempo de separação em principio não terao problemas,mas no caso dos escalares dissera-me que só apartir de certa altura (tamanho) é q se consegue distinguir o macho da femea. Será realmente assim??? , pois como os iria adquirir em pequenos, queria logo 1 casal. Aguardo as vossas dicas Um abraço HMMR
Joao Machado Publicado: Outubro 10, 2006 Publicado: Outubro 10, 2006 Boa noite. Bem vindo a isto que, espero, não se torne na famosa aqua-dependencia. Para um principiante, apesar da técnica conseguir controlar "quase tudo", sugiro que testes o Kh, Gh e ph da àgua da torneira, para assim poderes seleccionar "o teu aqua". Enquanto, por expl., guppies requerem aguas + - duras e alcalinas, os neos e escalares sentem-se bem em aguas moles e algo acidas... . "Vê" a àgua que te sai da torneira e ´selecciona especies compativeis ou aprende como "moldar" a àgua. Um abraço. JPM Ps-> Os escalares é fácil...as fêmeas põe ovos, os machos não "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Carlos Dourado Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 guppys com 2 ou 3 escalares Vai ser uma matança na certa os escalares vão chamar um figo aos guppys Carlos DouradoAdepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the WorldO meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresaso meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)
Helder Rodrigues Publicado: Outubro 11, 2006 Autor Publicado: Outubro 11, 2006 João Machado sugiro que testes o Kh, Gh e ph da àgua da torneira, Ok, sei que as referidas especies requerem aguas diferentes, mas como tenho lido por aqui que se forem colocados de pequenos, poderão conviver e adaptar-se. Sou de Portimão e penso que a agua aqui sai da torneira com um PH por volta dos 7.3.Os escalares é fácil...as fêmeas põe ovos, os machos não O que eu queria referir acerca dos escalares é a tal adaptação, pois se colocar um casal de escalar "adultos" penso que irá inevitavelmente acontecer "festim".Aguardo mais opinioes obg HMMR
duarte de oliveira leitao Publicado: Outubro 28, 2006 Publicado: Outubro 28, 2006 guppys com 2 ou 3 escalares :D Vai ser uma matança na certa os escalares vão chamar um figo aos guppys eu nao axo sempre tive guppys e escalares no mesmo aqua e nunca ouve problema... mas agora escalares com tetra neons... isso sim....era a matança geral!!! os escalares é impossivel diferenciar os sexos, só na altura da reproduçao é que dá para ver... Assinatura removida por não respeitar as dimensões.
Valter Silva Publicado: Outubro 28, 2006 Publicado: Outubro 28, 2006 guppys com 2 ou 3 escalares Vai ser uma matança na certa os escalares vão chamar um figo aos guppys eu não (palavra corrigida) acho (palavra corrigida) sempre tive guppys e escalares no mesmo aqua e nunca ouve problema... mas agora escalares com tetra neons... isso sim....era a matança geral!!! os escalares é impossivel diferenciar os sexos, só na altura da reproduçao é que dá para ver... Viva, De certeza que nunca tiveste escalares de 20cm de altura, ou um cardume deles jovens (uns 8cm).... porque senão haverias de ver o que é caça em emboscada :D ........ Para além de que as aguas preferidas de escalares e guppies são diferentes.... Para ficares a saber mais algo sobre escalares lê o meu artigo: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30526 Abraço Valter Filipe Silva PS - Quanto ao sexo, o JPM já te respondeu Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês
Helder Rodrigues Publicado: Outubro 29, 2006 Autor Publicado: Outubro 29, 2006 Viva sempre tive guppys e escalares no mesmo aqua e nunca ouve problema...mas agora escalares com tetra neons... isso sim....era a matança geral!!! Duarte e Valter, obrigado pela vossa opinião , mas como aqui no forum já li tanta coisa ,tal como voces dizem e outras contrarias, foi por isso que questionei. Acho que vou tentar colocar primeiro os guppies e algum tempo depois os escalares, bem pequenos , o que acham? Um abraço Helder Rodrigues
Jose Miguel Gomes Publicado: Outubro 29, 2006 Publicado: Outubro 29, 2006 Eu não misturava essas espécies. O melhor que podes fazer é tal como já te sugeriram aqui, é medires os prâmetros da água e montares um aquário em função desses valores. Ou então se conseguires molda-los um pouco e vires que os manténs estáveis podes opter por outra gama de peixes. Projecta bem o que vais fazer. Abraço. O treino do Toy
duarte de oliveira leitao Publicado: Outubro 29, 2006 Publicado: Outubro 29, 2006 eu fiz isso mesmo!!! dantes eu tinha um escalar +/- 15 cm que era bem pacifico e nao atacava nenhum ( só comia os neons) mas guppys na boa... eu agora tenho 2 guppys femeas e 2 escalares ainda pequenos eles se tiverem habituados talvez nao se ataquem... talves eu tenha tido sorte com o outro escalar... quem sabe... se quiserem ver os escalares e os guppys está no meu link aqui em baixo| obrigado pelo artigo Assinatura removida por não respeitar as dimensões.
Helder Rodrigues Publicado: Outubro 29, 2006 Autor Publicado: Outubro 29, 2006 José Gomes Eu não misturava essas espécies. O melhor que podes fazer é tal como já te sugeriram aqui, é medires os prâmetros da água e montares um aquário em função desses valores. Ou então se conseguires molda-los um pouco e vires que os manténs estáveis podes opter por outra gama de peixes. Projecta bem o que vais fazer. obrigado pela resposta, e parece que tenho mesmo que desistir dos escalares e optar por outra espécie Duarte Leitão eu fiz isso mesmo!!! dantes eu tinha um escalar +/- 15 cm que era bem pacifico e não (palavra corrigida) atacava nenhum ( só comia os neons) ..... pois eua isso que eu queria tentar evitar, percebes. Obrigado pelo apoio. De qualquer maneira, gostaria de vos questionar. Que tamanho de aqua será necessario para ter um pequeno cardume (de 5 a 10) de escalares? Será possivel ter num aqua menos que isso? Se não for coisa muito grande, pode ser que consiga dar a volta à "patroa"!! Um abraço Helder Rodrigues
duarte de oliveira leitao Publicado: Outubro 29, 2006 Publicado: Outubro 29, 2006 é preciso um grande aqua... ( 50 litros no minimo dos minimos para cada casal) (estou a falar de peixes adultos) Assinatura removida por não respeitar as dimensões.
nunoni Publicado: Outubro 29, 2006 Publicado: Outubro 29, 2006 guppys com 2 ou 3 escalares Vai ser uma matança na certa os escalares vão chamar um figo aos guppys eu não (palavra corrigida) acho (palavra corrigida) sempre tive guppys e escalares no mesmo aqua e nunca ouve problema... mas agora escalares com tetra neons... isso sim....era a matança geral!!! os escalares é impossivel diferenciar os sexos, só na altura da reproduçao é que dá para ver... Tenho um escalar com uns 10 cm e um cardume de neons - dão-se lindamente, e o escalar chegou ao aquário primeiro, os neons foram introduzidos depois! O mesmo escalar já matou um Betta. Vá-se lá saber, parece que as regras foram feitas para serem quebradas. Cumprimentos Nuno Barradas verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Recommended Posts