Meu Aqua 180l


pjdm1

Recommended Posts

Setup:

 

Aqua: Evasion

 

Dimensões: 100cm comprimento, 45 cm altura, 40 cm largura

 

Volume: 180 Litros brutos

 

25K de areão preto basalto fino

 

Equipamentos:

 

Filtro:EIHM 2213

 

Filtragem biologica:

Ceramica, Bacterias, esponja branca.

 

Filtro:EIHM 2217

 

Filtragem mecânica:

cerâmicas 5 esponjas azul, 1 esponja branca e esponja de carvão

 

 

Iluminação:Refletor que vinha no aqua 2 x 30 watts (DYI c/ 4x39w sobre calha original)

 

 

 

Peixes:

Casal de CICLÍDEOS Acará

 

Plantas:

2 mas não sei o nome

 

Fotos:

Aqua antes:

 

Pic_10151_6.jpg

 

Depois:

 

Pic_10151_1.jpg

 

 

Cumps

Editado por pjdm1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O aqua promete uma boa evolução.

 

Não deves ter 12 neos, os cor-de-laranja são tetras glowlight

 

Fica bem

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua igual ao teu e com o mesmo filtro. Passados 2 meses tenho bastantes particulas em suspensao na agua mesmo apesar das tpa semanais.

Julgo que seja do filtro e estou a pensar em adicionar o 2217 ficando com 2 externos.

Pergunto-te como esta a agua, se ainda esta turva, com alguma sujidade ou cristalina?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Sim realmente a agua ainda não ficou cristalina e já queimei as pestanas aqui no forum á procura de um problema semelhante, achas que é do filtro ? O filtro bomba 400l hora, outra coisa que me acontece é os vidros 2 dias depois de os limpar lá vem pintas de algas ou musgo.

Realmente tive alguma gordura ao cimo da agua mas quando coloquei a agua que entra no aqua, vinda do filtro, a cair e não dentro isso passou.

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconfio que sim, que seja do filtro, mas no meu caso e vendo o teu setup, ainda é mais estranho, mas poderá ser o mesmo problema, pois eu tenho akadama e sempre liberta pó, pois aquilo é argila cozida e com agua desfaz-se um pouco, e tu tens basalto, que não deveria fazer "pó" nenhum. Assim desconfio mesmo que seja do filtro. Ele é bom, é qualidade, mas para o nosso aqua talvez seja um pouco fraco.

Eu vou em breve ver se desencanto um 2217 e pô-lo a trabalhar com o 2213, vou tentar retirar a caixa de decantação, que também tem um filtro a trabalhar mas que 200L/h e só ocupa espaço, e ver no que dá...

Essa camada oleosa que referis-te costuma aparecer normalmente quando não agitação a superficie.

No meu retirei a flauta do filtro e agua cai directamente do tubo para dentro do aqua, sempre faz alguma oxigenação, e tambem nao provoca grandes correntezas e claro impede a camada oleosa de aparecer.

Á pouco fiz uma tpa de 40%, e o drama mantem-se... pó pela aquela agua fora...

Se o filtro resolver digo-te, senão digo-te na mesma.

:twisted:

Paulo Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me... quanto ás algas, também me aconteceu o mesmo.

Desconfio que seja o Fertil Plant que pus por baixo do akadama...

Os vidros ficaram verdes!!! E apareceram também daquelas algas tipo cabelo preto enrolado nas folhas... Fui a ver... tenho de 50mg/L de nitratos... nitritos e amonio=0, fostato muito pouco, ferro= 0,1mg/L . Á 1 semana comecei a adicionar potássio, para ver se resolvo o problemas dos nitratos, porque as tpa's ainda não estao a ser suficientes!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Como tenho um amigo que tinha um filtro Eheim 2227 parado vou colocar, junto com o actual 2213, para ver se melhora, pois já li opiniões

diferentes sobre a utilização deste filtro em plantados e algumas são de que deve-se ter um filtro mecânico.

De há 5 dias para cá o musgo nos vidros e pedras esta galopante.

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apesar de teres plantas com pouca necessidade de luz, acho que vais ter alguns problemas em fazê-las consumir os nutrientes e o CO2.

A Iluminação desse áqua é muito fraca, 60w para 160L aproximadamente vai ser mesmo um problema.

Talvez se comprares uns reflectores de alto rendimento talvez consigas dar mais power á iluminação! Parece que não mas faz muita diferença :D

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Ps: Atenção que reflectores são chapas espelhadas que são colocadas em cima das lâmpadas.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas FAAO,

 

Que tipo de luz recomendas em vez das actuais 2x30w, que vem por defeito? e se a actual estrutura pode ter outro tipo de lampadas.

Quando falas em reflectores de alto rendimento podes colocar mais detalhe s.f.f.

(obrigado pelo teu comentario)

 

Quanto ao filtro optei por comprar um 2217 uma vez que as peças que faltavam no 2227 era quase o mesmo investimento e o 2217 custou apenas 124€ e 1.000l/h.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Felizmente como temos o mesmo aquario, também temos os mesmos problemas...

Relativo a iluminação, estou como tu e por isso tenho andado a estudar o problema...

Um dos topicos que me vai servir de guia são estes:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=47626

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...der=asc&start=0

 

:wink:

 

Já vi que optas-te por adquirir um 2217, e pô-lo a funcionar com o 2213...

É o que também pretendo fazer, he he!

 

Já tens resultados do trabalho do 2217??

O aqua está mais limpo?

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo, apenas o coloquei ontem e o que fiz foi colocar o 2213 como filtro biologico e o 2217, realmente muito potente, coloquei como mecanico, com esta potencia e como cria grande circulação de agua, levanta tudo o que se nota logo é em questões de limpeza.

Resultados ainda é cedo mas numa noite fez alguma coisa.

 

Quanto á luz vou ver as tuas dicas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em quer dizer que a agua fica mais limpa!!! Boa!!! Terça vou já buscar um para mim!

Quanto a circulação, experimenta uma coisa, pode resultar... se tiveres a usar como saida do filtro aquela flauta(o tubo verde com furinhos), em vez de teres os furos virados para o interior do aquario, vira a flauta 180º e mete-a a amandar a agua para o vidro onde ela mesmo está agarrada!

Força nisso!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes que ela esta limpida, quer dizer que nem existe uma unica particula em suspensão?

Quanto a ficar cristalina...é dificil com este tipo de filtro, porque existe sempre micro-organismos e micro-algas que passam bem pelo filtro. Mas existem várias soluções para isso:

Filtros UV, que de certa forma esterilizam a agua, matando esses micro-organismos:

http://www.aqua.brz.net/rep/mar133.htm

http://www.aqua.brz.net/rep/marinho107.htm

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ighlight=filtro

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=51391

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465...ios-e-lagos-_JM

 

Ou então um produto da JBL:

o SymecMicro http://www.jbl.de/factmanager/frame_page.p...IdType=2&Id=197

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups... esquece o link da JBL, vai para o sitio errado.

Vai a www.jbl.de passa o site para inglês porque eu de alemão é 0, percebo mesmo é de radares, selecciona Our Products, Accessories, Filtermaterials, e em 3º lugar está o SimecMicro !

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!!! Amanhã vou lá a loja buscar o meu. Devido á fraca filtragem já noto algumas bactérias a "atingirem" alguns peixes. Uma Colila Lalia fêmea está a começar ter uma ulcéra de lado. Já ataquei com JBL Furanol...deixa ver se vou a tempo, mas já noto em algusn peixes umas manchas brancas a aparecer, mas não são ictio.

Depois de ter o filtro montado, espero uns dias e vou pôr um filtro UV para matar maior parte das bactérias que estão na agua. Acabo assim por eliminar problemas para os peixes e dar-lhes uma agua melhor!!!!

Força nisso!!!

Tenho de ver se ponho fotos do meu aqua, mas as fotos que tiro ficam uma desgraça...que nem vale a pena.

O truque de virar a flauta resultou???

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

A flauta fiz como disses-te mas perdes movimentação da agua e a sujidade

começa a acumular, deixei ficar como estava e coloquei o mais acima possível, mas dentro de agua.

 

Quanto á luz ando a estudar uma hipótese de alterar a nossa calha e introduzir 4 lâmpadas iguais aos links, que colocas-te, mas não me parece que seja fácil, pois começa como tirar a calha no nosso belo aqua, mas enfim não vou desistir.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.