Recommended Posts

Publicado

Tenho guppys, platys e coridoras com uma natação atipica, barbatanas, principalmente a cauda encolhidas, e "procura" de ar na superficie já me tendo morrido 2 guppys.

Eu penso que poderá ser um ataque de bactérias o que acham?

No Dragão mora o Campeão

Publicado:

Boas!

O facto de estarem ofegantes à superfície quer dizer que procuram água mais rica em oxigénio.

Esse comportamento pode ser induzido por uma água muito quente -o que leva a que seja mais pobre em oxigénio- mas o facto de eles terem as barbatanas encolhidas leva-me a outro diagnóstico:

Excesso de nitratos (ou presença de nitritos, ou até amónia), que corroem os tecidos (inclusive os branquiais, o que leva a essa procura de mais oxigénio).

O aquário está sobrepopulado?

Completaste o ciclo nitrificante?

Fazes TPAs suficientes?

Tens o pH controlado?

Fizeste alguma coisa no aquário (TPA massiva, tratamento quimico, etc.) que pusesse em causa a tua colónia de bactérias nitrificantes?

Bactérias e fungos podem, posteriormente, tirar partido dos peixes debilitados...

Já agora, era útil saber quantos litros tens, quantos peixes e quais, se tens muitas plantas, injectas CO2... Tens feito testes à água? Vês parasitas nas brânquias?

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Boas

tiagodovale disse:

O facto de estarem ofegantes à superfície quer dizer que procuram água mais rica em oxigénio.

Não propriamente. Ha uma doença que se manifesta dessa maneira, e o nosso amigo está certo! "Serão bactérias?" Se for uma doença sim... essa doença chama-se Apodrecimento Bactereológico das Guelras SE existir sangue nelas... tens que dizer se ha ou não... Mas ha também infecções bacterianas internas... se eles estiverem à superficie, oscilantes e com as barbatanas fechadas, sem mais sintomas visiveis, é uma infecção bacteriana da pele ou interna...

Não te esqueças de fazer o tratamento num aquário de quarentena... o Tratamento mais forte que conheço é o Sera Baktopur. Não podes tratar no aquário, pois a introdução deste medicamento colocaria um fim ao teu ciclo do azoto, Pois as bactérias do sistema de filtração biológica, morreriam, tal como as dos peixes. BAKTOPUR - BAK de Bactérias, PUR de purificação! :roll:

"Quando um guppie adoece os outros adoecem por simpatia!" Nunca ouvis-te esta expressão?

Normalmente os medicamentos matam peixes sem escamas, como os corydoras... eu própria já usei tanta vez baktopur e nunca me morreu nada.

Espero ter sido útil.

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Publicado:

O aqua é de 25 litros e tem (ou tinha) 2 guppys, 1 platy e 2 corys a temperatura é de 24º e o ph 7. Neste momento estou á espera do teste da amónia , por isso este não sei.

Tem tpa´s de 10 em 10 dias, por isso é que eu acho serem bactérias pois se não for amónia não vejo mais nada de errado.

Como nunca tive um aqua tão pequeno se calhar falta-me alguma coisa...

No Dragão mora o Campeão

Publicado:
  pribeiro disse:
O aqua é de 25 litros e tem (ou tinha) 2 guppys, 1 platy e 2 corys a temperatura é de 24º e o ph 7. Neste momento estou á espera do teste da amónia , por isso este não sei.

Tem tpa´s de 10 em 10 dias, por isso é que eu acho serem bactérias pois se não for amónia não vejo mais nada de errado.

Como nunca tive um aqua tão pequeno se calhar falta-me alguma coisa...

Acho que quando medires a Amónia e o NO2 vais descobrir o problema.

Os aquários pequenos têm menos capacidade biológica, logo o controlo tem que ser maior. Ao mínimo descuido, a Amónia e o NO2 disparam e os peixes é que sofrem.

Se realmente for Amónia ou/e NO2, experimenta colocar um pézinho de bambu dentro do aquário... :wink:

Publicado:

pézinho de bambu????? pq baixa os niveis toxicos??? ajuda na filtraçao biologica??? O k faz????

Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
  joao costa disse:
pézinho de bambu????? porque (palavra corrigida) baixa os niveis toxicos??? ajuda na filtraçao biologica??? O k faz????

Joao

Consome os elementos tóxicos, pelo menos, maior parte deles.

Publicado:

Vou exprimentar a dica do Regal

Obg

No Dragão mora o Campeão

• 2 semanas depois...
Publicado:
  aquadream disse:
Boas

tiagodovale disse:

Não propriamente. Ha uma doença que se manifesta dessa maneira, e o nosso amigo está certo! "Serão bactérias?" Se for uma doença sim... essa doença chama-se Apodrecimento Bactereológico das Guelras SE existir sangue nelas... tens que dizer se ha ou não... Mas ha também infecções bacterianas internas... se eles estiverem à superficie, oscilantes e com as barbatanas fechadas, sem mais sintomas visiveis, é uma infecção bacteriana da pele ou interna...

Independentemente da causa, o efeito é os peixes procurarem água mais rica em oxigénio: quer porque a água está pobre em oxigénio, quer porque o tecido branquial é menos eficaz a retirar o oxigénio da água. ;)

Para além das causas bacteriologicas que enumeraste e para além de uma água pobre em oxigénio (causada por temperatura, pouca agitação superficial, ou superfície completamente preenchida por plantas flutuantes), parasitas branquiais podem provocar sintomas semelhantes.

Regal disse:
Acho que quando medires a Amónia e o NO2 vais descobrir o problema.

Os aquários pequenos têm menos capacidade biológica, logo o controlo tem que ser maior. Ao mínimo descuido, a Amónia e o NO2 disparam e os peixes é que sofrem.

Se realmente for Amónia ou/e NO2, experimenta colocar um pézinho de bambu dentro do aquário...  :wink:

Reforço o que o Regal tão bem aconselha!!!

Acrescento só que plantas de crescimento rápido, como elódeas e Ceratophillum, ou flutuantes como a lemna e a alface-aquática também são recomendadas para absorver grandes quantidades de amónia e nitratos.

Em relação ao bambu: raízes na água, mas folhas fora! :D

Não sei se não valerá a pena medir o NO3: podes ter perdido o ciclo por alguma razão.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Publicado:

Parece-me que agora tudo está estável, coloquei o bambu e lá está, mas tambem me parece que já antes do bambu estava a recuperar.

Coincidência ou não está lá o bambu e tudo 5*

No Dragão mora o Campeão

Publicado:
  pribeiro disse:
Parece-me que agora tudo está estável, coloquei o bambu e lá está, mas tambem me parece que já antes do bambu estava a recuperar.

Coincidência ou não está lá o bambu e tudo 5*

Coincidência :oops::wink: