aquadream Publicado Outubro 9, 2006 Publicado Outubro 9, 2006 Boas, Queria construir um Co2 Caseiro... mas não como vi o DIY do Luís Fortunato... um reactor químico. De qualquer maneira achei a ideia excelente... mas aqui em casa o pessoal vê com os olhos e um desses sistemas poderia vir a ter consequências desastrosas... Contudo a ideia dos estranguladores de tubo agradou-me... embora eu saiba que o Co2 de fermento não se pode parar... mesmo assim... eu gostaria de saber se não é possivel parar a injecção de co2 no aquário durante a noite, mesmo que ele fique a libertar para a atmosféra... a minha ideia é a seguinte: 1 - Na Garrafa X coloca-se a mistura caseira, mesmo que sejam as recargas à venda nas lojas. 2 - A Mistura da Garrafa X transfere-se para a Garrafa Y, onde é lavada. 3 - Através do tubo 2, verde, e com a ajuda de um estrangulador no mesmo, o Co2 é injectado no aquário. Esse estrangulador permite o ajuste ou travagem da injecção. 4 - No tubo 1, vermelho, coloca-se um estrangulador. 5 - À medida que o estrangulador do tubo verde é fexado, o estrangulador do tubo vermelho é aberto, libertando assim todo o Co2 contido em pressão. Dêm as vossas opiniões, comentem, digam se é possivel ou não, se é uma boa ou má ideia. Fico Agradecida. PS: Fontes de Pesquisa: DIY de Luís Fortunato - Reactor Quimico. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=40274 Citar ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
Martouf Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Boas. O sistema que sugere é possível de ser usado sem problemas. No entanto não se deve esquecer que tem de repetir o "liga/desliga" todos os dias, o que se pode tornar um incómodo. O meu conselho é verificar o valor do pH, de manhã e à noite, com injecção permanente de CO2 (ajustar a mistura se necessário). Se a variação não for excessiva não vale o esforço de ligar e desligar manualmente. Citar Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.
Caipiro Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 O problema é poupar o CO2? ou é não injectar de noite para não "sufocar" os peixes? Se for a 2ª hipótese, eu uso uma bomba de ar ligada a um relógio para só bombear à noite e assim "anula" o CO2. Corrijam-me se eu estiver enganado. Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
aquadream Publicado: Outubro 9, 2006 Autor Publicado: Outubro 9, 2006 Já estou em andamento com o meu DIY Co2 Ficou assim: Depois coloco fotos na secção DIY. Citar ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
Tiago do Vale Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Se usares um reactor caseiro químico (à base de vinagre e bicarbonato de sódio) podes interromper o fluxo de CO2 sem complicações. Investiga este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...r+co2+qu%EDmico Um abraço. Citar
aquadream Publicado: Outubro 9, 2006 Autor Publicado: Outubro 9, 2006 Isso não é com vinagre... é com ácido muriático... Citar ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
Tiago do Vale Publicado: Outubro 21, 2006 Publicado: Outubro 21, 2006 É com qualquer ácido, e o vinagre é um ácido. Ácido acético. Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 21, 2006 Publicado: Outubro 21, 2006 Olá. Só peca numa coisa tiago... o vinagre não é só ácido acético... sem contar que nunca sabes a verdadeira concentração de protões no vinagre... (ir lá só pelo pH do vinagre não adianta de nada) Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Tiago do Vale Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 Hum... de facto assim é. Mas tanto quanto sei funciona; ou achas que pode funcionar ou não, dependendo da composição do vinagre? Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 Olá Tiago. Funciona... lá isso funciona. Mas devido à concentração, e não só... precisarias sempre de mais volume de vinagre do que HCl e água para neutralizar o mesmo bicarbonato. Um exemplo com valores estapafúrdios: Se para neutralizar 250 gramas de NaHCO3 necessitas de 500 ml de HCl (a 30%), com vinagre já precisarias de uns 700-800 ml, percebes? Sem contar, que o preço do litro de HCl e vinagre devem... mas devem mesmo ser muito diferentes. 1 litro de HCl (30%) custa-te à volta de 75 cêntimos. Quanto custa 1 litro (teria que ser mais) de vinagre? Não creio que custe o mesmo... Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
L4G4RT0 Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 Já agora coloco algumas questões, já que estou a fazer um sistema desses (de CO2 de fermento): - a garrafa de filtragem tem de ser de 1,5 litro como a da mistura?... Pensei usar uma garrafa daquelas pequenas de 0,33l para reduzir um pouco o tamanho do "kit"... - o tubo que sai da garrafa da mistura para a de filtragem tem de ir até ao fundo da 2ª ou pode ficar a meio da água que estiver nesta? - há alguma quantidade de água específica para a garrafa de filtragem? - o CO2 deverá ser desligado durante a noite (a prudência assim o aconselha) - qual a melhor forma de o fazer com este sistema caseiro? Citar
Tiago do Vale Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 1 litro de HCl (30%) custa-te à volta de 75 cêntimos. Quanto custa 1 litro (teria que ser mais) de vinagre? Não creio que custe o mesmo... Boas Luís! No Continente encontras Vinagre a €0,43, para além de que é um produto que se encontra em qualquer lado, não se tem de aturar farmácias... Imagino que noutras grandes superfícies encontres a preços ainda mais baixos. Se calhar até compensa... Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 Olá. No Continente encontras Vinagre a €0,43, para além de que é um produto que se encontra em qualquer lado, não se tem de aturar farmácias... E achas que o HCl se compra onde? Na farmácia é que não é de certeza... Quanto a ser "perigoso" usarmos o HCl face ao vinagre... não é... Mesmo que diluamos o ácido para valores de acidez iguais aos do vinagre, qualquer escape de um deles produzirá o mesmo efeito. Como digo no tópico do meu DIY, basta saber com o que se está a lidar, e não cometer erros crassos. Erros esses que estão lá explicados. Só erra quem quer - a garrafa de filtragem tem de ser de 1,5 litro como a da mistura?... Pensei usar uma garrafa daquelas pequenas de 0,33l para reduzir um pouco o tamanho do "kit"... Podes usar uma garrafa mais pequena, até convém. Toma é atenção. Usa uma de bebidas refrigeradas, para evitares fugas. - o tubo que sai da garrafa da mistura para a de filtragem tem de ir até ao fundo da 2ª ou pode ficar a meio da água que estiver nesta? Quanto mais fundo melhor... no caso de passar "caca", é mais fácil para ficar retida. Há quem coloque lã filtrante ou outra para impedir que isso passe para o aquário. - há alguma quantidade de água específica para a garrafa de filtragem? Não... - o CO2 deverá ser desligado durante a noite (a prudência assim o aconselha) - qual a melhor forma de o fazer com este sistema caseiro? Não há... é essa a grande desvantagem do método do fermentador. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
emerson Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 Ficou pronto? Citar Cumprimentos, Emerson _____"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz"_______
aquadream Publicado: Outubro 26, 2006 Autor Publicado: Outubro 26, 2006 Não sou louca a ponto de me aventurar a ter uma explosão de co2 em casa... por isso... Não... Citar ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
L4G4RT0 Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 obrigado pelas respostas... entretanto estive a investigar e parece que há pessoal que controla a emissão do CO2 durante a noite subindo o difusor mais para a superfície do aquário (sem o tirar da água claro!!!)... no entanto é um "pincel" que ninguém tem muita paciência para fazer ao longo de muito tempo, pelo que melhor melhor é instalar, observar os peixes e as plantas e ver se há equilíbrio. se não houver, é repensar um pouco o estratagema... quanto às garrafas, realmente não tinha pensado nisso: as de refrigerante devem ser melhores que as de água a vedar o gás... Citar
Miguel Claro Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 Olá Com recurso a uma válvula solenoide, ligada a um relógio, podes perfeitamente desviar a produção do co2 caseiro (fermentação) para a atmosfera. E como? No tubo de saída da garrafa de fermentação colocas um T, de um dos lados, segue um tubo para o difusor no aquário, do outro segue um tubo para a electro-válvula, que afinas para abrir de noite. Como o gás vai pelo caminho mais fácil, à noite sai pela válvula aberta, directo para a atmosfera! Já tive este sistema a funcionar em minha casa, durante meses a fio sem problemas. Também já experimentei a produção química. Inicialmente funcionou muito bem, mas rapidamente tive problemas de calafetagem. E o ácido também tem uma tendência danada para salpicar onde não deve… Em suma, não há nada como uma botija de co2. Se estás com vontade de evoluir nos plantados é um investimento a considerar e que eu aconselho. Abraço Miguel Citar
Jatbas Publicado: Outubro 27, 2006 Publicado: Outubro 27, 2006 mas assim é um desperdício tremendo de co2. Ao se fazer a libertação, tentem pelo menos fazer isto para dentro de uma garrafa de 1.5l com uma pedra difusora la dentro para existir resistência na mesma. Ao se criar uma ligação directa para a atmosfera, lá se vai toda a pressão criada na garrafa de fermentação e todos os dias a pressão tem de ser reposta antes de o sistema estar capaz de injectar co2 para o aquario. Citar AquaWizard
davidbraga Publicado: Outubro 29, 2006 Publicado: Outubro 29, 2006 oi pessoa é a primeira vez que escrevo, tenho estado a este assunto do CO2 mas... já há algum tempo que tenho CO2 caseiro( com fermento) nos ultimos dias tenho andado com uma ideia "comprar uma barril de cerveja (heineken) de 5 litros fazer a mistura com fermento e colocar uma torneira no barril ( COMO: primeiro bebo a cerveja, depois faço um furo no barril com um berbequim e por fim coloco uma torneira tipo para compressores) DUVIDA Será que mesmo sendo de metal o barril vai aguentar a pressão se eu fechar a torneira? 2 DUVIDA as minhas plantas tem alguma pontos amarelos e praticamente não se desenvolvem, pensei que seria do solo agora troquei e meti akadama á mais ou menos 2 meses mas nada qual será o problema? Citar
Recommended Posts