Recommended Posts

Publicado

Boas colegas,

Gostava de tirar uma dúvida!! :?

Tenho alguns discus e 2 apresentam umas manchas brancas nas barbatanas caudais, penso que será ícteo, já fiz o tratamento e nada :!:

Não tem aumentado mas também não diminuiu :):evil:

É o que aparece nas duas imagens, 3 traços brancos em 3 nervos da barbatana caudal.

Pic_9763_7.jpg

Pic_9763_8.jpg

Alguém me pode tirar esta dúvida?

Obrigado

Publicado:

boas

olha que nao me parece ictio

deve ser outra coisa

deixam os mais sabios opinarem

jorge barros

Publicado:

Boas, tenho 2 discus como os teus estão.

Já fiz Sera mycopur e Flagyl, e até agora não desapareceram os pontos brancos.

Mais, um deles tem um unico "buraco na cabeça" a tal doença que ninguém quer ter nos discus... em principio quando o comprei já o tinha e eu não reparei, o buraco continua lá sem desaparecer, não aumenta nem desaparece, mas também não é muito fundo.

Os 2 bichos estão activos e a comerem muito bem, sera discus e comida caseira à base de coração de vaca, misturo com Flagyl e papam tudinho.

E se calhar até já não é doença nenhuma activa... somente as sequelas, espero eu...

Publicado:
Alguém me pode tirar esta dúvida?

Nem devem desaparecer...

Julgo que são lesões provocadas por parasitas (tipo cicatrizes).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas.

Após fazer uma pesquisa na net e nos meus livros posso afirmar:

Não é Íctio!

São manchas brancas debaixo da pele.

Podem ter duas causas:

- Captura com redes inadequadas;

- Infecções Bacterianas;

No primeiro caso basta adicionares um anti-stress ao aquário que tenha vitamina B e protector da menbra mucosa; Conheço estes 3: Sera Aqutan, Tetra Aquasafe, Nutrafin Aquaplus.

No segundo caso, já mais complicado, tens que usar medicamentos para tratar sempre num aquário de quarentena a fim de evictar destabilizações.

O meu livrinho faz referência a um medicamento que é o Myxazin, mas após uma pesquisa mais funda descobri que um dos mais fortes é o Sera Baktopur Direct.

Tenta isolar o peixes ou grupo de peixes e administrar 1 Pastilha de Sera Baktopur Direct para cada 50L de água do aquário e deixa de molho três dias.

Opcionalmente a Sera sugere que faços os ditos "Tratamentos de choque" consiste em colocar a pastilha em 2 ou 3 litros de água e colocares o peixe durante meia hora. Passado isto essa água e o peixe devem ser deitados no aquário de quarentena, corrigindo a dose, ou seja, 1 Pastilha = 50L se o aquário de hospital tem 100L então coloca-se mais uma pastilha, deixando o peixe nesta solução durante 3 dias.

NOTA: Ao transferires o peixe de novo para o aquário não te esqueças de fazer uma boa aclimatização.

Sera Mycopur não tem nada a ver com estas doenças, é apenas um parasiticida com uma dormula diferente do Costapur.

Espero sinceramente ter ajudado.

PS: Eu não sei muita coisa, o melhor seria uma aperciação de um profissional, mas pelos sintomas descritos e pela foto parece mesmo ser uma lesão bacteriana.

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Publicado:

Fiz também uma pesquisa relacionada com os buracos na cabeça... apareceu legada a deformações das barbatanas, pois ambos são ou falta de minerais, apesar de também poder estar relacionado com os flagelos intestinais.

Se os minerais e oligo elementos necessários faltarem em certas fazes do crescimento PROVOCARÁ SEM HIPOTESE DE RECUPERAÇÃO A DEFORMAÇÃO DAS BARBATANAS E DOS OPERÁCULOS

Se usas água de osmose, aconselho-te que adiciones sais minerais à água, à venda só conheço os tampões de Ph Rena Proper, Waterlife, Seachem... A Sera tem um produto especifico para esse efeito ao qual chamam Sera Mineral Salt. Têm ainda um permutor de crescimento e estimulador de resistência às doenças que se chama Activant... são vitaminas, deve ajudar.

Aconselho-te a dares umas boas vitaminas, a fim de fexar esse buraco na cabeça. (mas não uses o fishtamin)

Outra coisa... dar muita alimentação baseada em carne engorda o figado... e pode vir ater uma degeneração lipida, eu aos meus costumo dar muito raramente... e no dia a dia comem Discus Granulat/Artémia Congelada.

Espero ter Ajudado...

"Só Ser que Nada Sei." ;)

...::::::AQUADREAM::::::...

new_xmas.gif Feliz Natal new_xmas.gif

Publicado:

Obrigado "AQUADREAM",

É uma solução, mas gostava de mais opniões (desculpa) é que já tratei com formol e nada ;) continua. Também já usei sal e nada :!::!:

Talvez tenha que fazer mais que um tratamento.

Vou aguardar para ver se alguém é mais da tua opnião, para seguir esse tratamento que é bastante interesante ;)

Publicado:

Boas.

Efectua o seguinte tratamento, caso os peixes comam e te pareçam bem:

- Esquece o assunto por 2 semanas

;) .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

;)

Já disse em cima...

São lesões provocadas por parasitas. É normal. Quandos os parasitas se "desprendem" ou morrem deixam ficar essas marcas. ;)

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:
Boas.

Efectua o seguinte tratamento, caso os peixes comam e te pareçam bem:

;) .

JPM

Viva João

Então é o quê :?::?:

Sim continuam bem e a comer mas isto já se arrasta à 2 meses, gostava de saber o que é! :!: Porque já vi numa loja um exemplar excelente com o mesmo e não o adquiri com medo :!:;);)

Publicado:

;)

Já disse em cima...

São lesões provocadas por parasitas. É normal. Quandos os parasitas se "desprendem" ou morrem deixam ficar essas marcas. ;)

Cicatrizes talvez ;) tem lógica

Publicado:

São cicatrizes, tal como as que tens nos joelhos e que nunca mais desaparecem...

Publicado:

Os meus quase todos têm disto. Nunca desaparecem... no principio também fiquei preocupado mas usei o tratamento “deixa andar para ver como evoluí”...

Publicado:

E já agora, o superficial buraco na cabeça, também ficará como cicatriz?

Publicado:

Boas, os meus também tem isso, e pensando bem isso apareceu quando fiz tratamento contra os parasitas das guelras e da pele, umas desapareceram outras não.

Na minha opinião tem toda a lógica serem cicatrizes, mas é a minha humilde opinião.

Abraços.

Pic_6973_14.jpg
Publicado:
E já agora, o superficial buraco na cabeça, também ficará como cicatriz?

Não, porque existe produção de muco na cabeça. Nas barbatanas não há...

Publicado:

Não, porque existe produção de muco na cabeça. Nas barbatanas não há...

hum, interessante, sendo assim o muco servirá de elemento regenerador da pele do discu, certo?

Obrigado Regal :lol: