duarte36 Publicado Outubro 8, 2006 Publicado Outubro 8, 2006 Boas colegas, Gostava de tirar uma dúvida!! Tenho alguns discus e 2 apresentam umas manchas brancas nas barbatanas caudais, penso que será ícteo, já fiz o tratamento e nada Não tem aumentado mas também não diminuiu É o que aparece nas duas imagens, 3 traços brancos em 3 nervos da barbatana caudal. Alguém me pode tirar esta dúvida? Obrigado Duarte www.discusmaster.com
tattoomix Publicado: Outubro 8, 2006 Publicado: Outubro 8, 2006 boas olha que nao me parece ictio deve ser outra coisa deixam os mais sabios opinarem jorge barros
Escova Publicado: Outubro 8, 2006 Publicado: Outubro 8, 2006 Boas, tenho 2 discus como os teus estão. Já fiz Sera mycopur e Flagyl, e até agora não desapareceram os pontos brancos. Mais, um deles tem um unico "buraco na cabeça" a tal doença que ninguém quer ter nos discus... em principio quando o comprei já o tinha e eu não reparei, o buraco continua lá sem desaparecer, não aumenta nem desaparece, mas também não é muito fundo. Os 2 bichos estão activos e a comerem muito bem, sera discus e comida caseira à base de coração de vaca, misturo com Flagyl e papam tudinho. E se calhar até já não é doença nenhuma activa... somente as sequelas, espero eu...
nunomiguel Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Alguém me pode tirar esta dúvida? Nem devem desaparecer... Julgo que são lesões provocadas por parasitas (tipo cicatrizes). Cumprimentos, Nuno
aquadream Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Boas. Após fazer uma pesquisa na net e nos meus livros posso afirmar: Não é Íctio! São manchas brancas debaixo da pele. Podem ter duas causas: - Captura com redes inadequadas; - Infecções Bacterianas; No primeiro caso basta adicionares um anti-stress ao aquário que tenha vitamina B e protector da menbra mucosa; Conheço estes 3: Sera Aqutan, Tetra Aquasafe, Nutrafin Aquaplus. No segundo caso, já mais complicado, tens que usar medicamentos para tratar sempre num aquário de quarentena a fim de evictar destabilizações. O meu livrinho faz referência a um medicamento que é o Myxazin, mas após uma pesquisa mais funda descobri que um dos mais fortes é o Sera Baktopur Direct. Tenta isolar o peixes ou grupo de peixes e administrar 1 Pastilha de Sera Baktopur Direct para cada 50L de água do aquário e deixa de molho três dias. Opcionalmente a Sera sugere que faços os ditos "Tratamentos de choque" consiste em colocar a pastilha em 2 ou 3 litros de água e colocares o peixe durante meia hora. Passado isto essa água e o peixe devem ser deitados no aquário de quarentena, corrigindo a dose, ou seja, 1 Pastilha = 50L se o aquário de hospital tem 100L então coloca-se mais uma pastilha, deixando o peixe nesta solução durante 3 dias. NOTA: Ao transferires o peixe de novo para o aquário não te esqueças de fazer uma boa aclimatização. Sera Mycopur não tem nada a ver com estas doenças, é apenas um parasiticida com uma dormula diferente do Costapur. Espero sinceramente ter ajudado. PS: Eu não sei muita coisa, o melhor seria uma aperciação de um profissional, mas pelos sintomas descritos e pela foto parece mesmo ser uma lesão bacteriana. ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
aquadream Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Fiz também uma pesquisa relacionada com os buracos na cabeça... apareceu legada a deformações das barbatanas, pois ambos são ou falta de minerais, apesar de também poder estar relacionado com os flagelos intestinais. Se os minerais e oligo elementos necessários faltarem em certas fazes do crescimento PROVOCARÁ SEM HIPOTESE DE RECUPERAÇÃO A DEFORMAÇÃO DAS BARBATANAS E DOS OPERÁCULOS Se usas água de osmose, aconselho-te que adiciones sais minerais à água, à venda só conheço os tampões de Ph Rena Proper, Waterlife, Seachem... A Sera tem um produto especifico para esse efeito ao qual chamam Sera Mineral Salt. Têm ainda um permutor de crescimento e estimulador de resistência às doenças que se chama Activant... são vitaminas, deve ajudar. Aconselho-te a dares umas boas vitaminas, a fim de fexar esse buraco na cabeça. (mas não uses o fishtamin) Outra coisa... dar muita alimentação baseada em carne engorda o figado... e pode vir ater uma degeneração lipida, eu aos meus costumo dar muito raramente... e no dia a dia comem Discus Granulat/Artémia Congelada. Espero ter Ajudado... "Só Ser que Nada Sei." ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
duarte36 Publicado: Outubro 9, 2006 Autor Publicado: Outubro 9, 2006 Obrigado "AQUADREAM", É uma solução, mas gostava de mais opniões (desculpa) é que já tratei com formol e nada continua. Também já usei sal e nada Talvez tenha que fazer mais que um tratamento. Vou aguardar para ver se alguém é mais da tua opnião, para seguir esse tratamento que é bastante interesante Duarte www.discusmaster.com
Joao Machado Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Boas. Efectua o seguinte tratamento, caso os peixes comam e te pareçam bem: - Esquece o assunto por 2 semanas . JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
nunomiguel Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 - Esquece o assunto por 2 semanas Já disse em cima... São lesões provocadas por parasitas. É normal. Quandos os parasitas se "desprendem" ou morrem deixam ficar essas marcas. Cumprimentos, Nuno
duarte36 Publicado: Outubro 9, 2006 Autor Publicado: Outubro 9, 2006 Boas.Efectua o seguinte tratamento, caso os peixes comam e te pareçam bem: - Esquece o assunto por 2 semanas . JPM Viva João Então é o quê Sim continuam bem e a comer mas isto já se arrasta à 2 meses, gostava de saber o que é! Porque já vi numa loja um exemplar excelente com o mesmo e não o adquiri com medo Duarte www.discusmaster.com
duarte36 Publicado: Outubro 9, 2006 Autor Publicado: Outubro 9, 2006 - Esquece o assunto por 2 semanas Já disse em cima... São lesões provocadas por parasitas. É normal. Quandos os parasitas se "desprendem" ou morrem deixam ficar essas marcas. Cicatrizes talvez tem lógica Duarte www.discusmaster.com
Regal Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 São cicatrizes, tal como as que tens nos joelhos e que nunca mais desaparecem...
Pires Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Os meus quase todos têm disto. Nunca desaparecem... no principio também fiquei preocupado mas usei o tratamento “deixa andar para ver como evoluí”...
Escova Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 E já agora, o superficial buraco na cabeça, também ficará como cicatriz?
FredSilva Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 Boas, os meus também tem isso, e pensando bem isso apareceu quando fiz tratamento contra os parasitas das guelras e da pele, umas desapareceram outras não. Na minha opinião tem toda a lógica serem cicatrizes, mas é a minha humilde opinião. Abraços.
William Publicado: Outubro 12, 2006 Publicado: Outubro 12, 2006 alguns dos meus também têm, nunca liguei muito
Regal Publicado: Outubro 12, 2006 Publicado: Outubro 12, 2006 E já agora, o superficial buraco na cabeça, também ficará como cicatriz? Não, porque existe produção de muco na cabeça. Nas barbatanas não há...
Escova Publicado: Outubro 12, 2006 Publicado: Outubro 12, 2006 Não, porque existe produção de muco na cabeça. Nas barbatanas não há... hum, interessante, sendo assim o muco servirá de elemento regenerador da pele do discu, certo? Obrigado Regal
Recommended Posts