lenitita Publicado Outubro 7, 2006 Publicado Outubro 7, 2006 Boas... comprei hoje testes para ph, amónia e nitritos... alguém me pode explicar uma coisa sobre o teste da amónia?? é o seguinte, o teste tráz os dois componentes, que em contacto com a água, faz com que a mesma mude de cor...tráz uma tabela com a qual se deve comparar a cor...mas depois nas instruções tem uma tabela de temperatura vs ph, que fala em percentagem de amónia e depois mostra uns cálculos... qual é o valor correcto da amónia, é o da tabela de cores ou é o dos cálculos??? E já agora o que me podem dizer sobre os filtros de mochila???? Citar Helena Covas
aquadream Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 Muito Simples. Num Ph maior que 7 a amónia transforma-se num composto altamente tóxico... o Amoniaco. Também numa alta temperatura a amónia se converte em amoniaco... em termos quimicos Amónia será Nh3 e Amoniaco, a sua forma composta será Nh4. Teoricamente diz-se que a amónia não é tóxica para os peixes num ph menor que 6... eu por exemplo, o meu teste dá sempre 0.2ppm, mas uma vez que o ph é inferior a 7 eu não me preocupo com isso. Supostamente estas informações viriam no manual de instruções do test kit. Espero ter ajudado. Citar ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
mr.p Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 Esta tudo dito sobre a amonia! Agora a questão do filtro. Se for para manteres os peixes que actualmente tens, acho insuficiente... Se for para trocares como afirmas-te para alguns de Àgua quente (a escolha dos peixes deve ser ponderada) penso que pode ser suficiente. Este um filtro que tenha uma capacidade de l/h de 5x o volume do aquário... Espero ter ajudado, Pedro Pinheiro Citar
lenitita Publicado: Outubro 7, 2006 Autor Publicado: Outubro 7, 2006 Após fazer o teste à agua eles dizem para consultar uma tabela que diz o nimel em percentagem da toxicidade da amónia... o cálculo de exemplo é o seguinte: se mediu um ph de 8.4 e a temperatura é de 26º, a tabela dá 14% de amónia toxica. se mediu um total de amónia de 1ppm, a amónia toxica é de 14% de 1mg por litro = 1 x 14/100 = 0.14 ppm. O que é um nivel toxico para os peixes... Valores medidos no meu aqua: a temperatura do áqua é de 28º o ph de 7.4 o que em relação à tabela dá 1.8 +/- de percentagem toxica de amónia o valor medido no aquário era de 7.5 ppm, na tabela de cores o aqua tem 50L Tenho a certeza que a amónia estava elevada, por isso fiz uma tpa, dentro de dias vou fazer novo teste ou então faço-o amanhã...mas primeiro queria perceber o teste... Citar Helena Covas
aquadream Publicado: Outubro 8, 2006 Publicado: Outubro 8, 2006 Tenta guiar-te por aqui... A Legenda desta tabela é a seguinte: PHxRESULTADO Ou seja... vês qual o teu ph e qual a tua amónia... fazes coincidir o Ph com o Resultado do teste... Se estiver numa zona verde não te preocupes... numa amarela mais ou menos e numa vermelha é risco máximo. Espero ter sido util. Citar ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
lenitita Publicado: Outubro 8, 2006 Autor Publicado: Outubro 8, 2006 muito obrigado...realmente assim é mais fácil perceber... estava na zona amarela...agora com a tpa espero que tenha ido ao lugar... Citar Helena Covas
Oshum Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Boas Desculpa lenitita por estar a invadir o teu topico mas estou com a mesma duvida e ainda não consegui esclarecer-me... O meu pH é de 7.4 A temperatura ronda sempre os 27/28º A amonia na parte das cores deu 0.6ppm... Na tabela de comparação só aparece amonia acima de 1.2ppm portanto.....fico na mesma! lol Obrigado desde já. Beijinhos, Citar Vânia Santos
nunoni Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Oshum - estás no verde. NB Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Luís Fortunato Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Olá. Num Ph maior que 7 a amónia transforma-se num composto altamente tóxico... o Amoniaco. Também numa alta temperatura a amónia se converte em amoniaco... em termos quimicos Amónia será Nh3 e Amoniaco, a sua forma composta será Nh4. Ora tal é errado... Amónia e Amoníaco coexistem sempre, qualquer que seja o pH do meio. Não é o pH que vai fazer com que o NH4+ passe a NH3... qualquer que seja o pH, mesmo a 1 temos NH3, e mesmo a 14 temos NH4+. O pH só vai interferir na razão entre as concentrações de NH4+ e NH3... Quanto menor o pH, maior a razão [NH4+]/[NH3]. Para terem uma ideia, estas concentrações só são iguais o que dá uma razão de 1:1, a pH=9.25. Ou seja, mesmo que estejamos a pH=7.5 continuamos sempre a ter NH4... não se transforma em NH3 pura e simplesmente. Quanto a esta afirmação: Teoricamente diz-se que a amónia não é tóxica para os peixes num ph menor que 6... eu por exemplo, o meu teste dá sempre 0.2ppm, mas uma vez que o ph é inferior a 7 eu não me preocupo com isso. Parece-nos que é seguro ter amónia a pH<7, mas não é... parece-nos mas é apenas porque o teste só atinge os 7.3 ppm de NH4+... se tivermos a amónia superior a isso, e o pH menor que 7, podemos muito bem ter NH3 suficiente para causar problemas aos peixes. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oshum Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Oshum - estás no verde. NB nunoi Agradeço a resposta mas porquê? Apenas porque se a escala começa em 1.2 os 0.6 ja estão na zona verde? Desculpem estar a ser chata mas queria mesmo perceber e estou meio confusa... Citar Vânia Santos
Luís Fortunato Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Olá. Então rapariga, se a pH=7.8 precisas de um valor maior que 1.2 ppm para teres uma concentração de NH3 que seja preocupante, a pH inferior e menos NH3/NH4+ ainda vais estar mais afastada da zona de "preocupação". Com NH3/NH4+ a 0.6 ppm para estares fora da zona verde, precisarias de um pH bastante elevado, percebes? Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oshum Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Bem visto Parece que estou safa por aqui.... Muito obrigado a todos! Beijinhos, Citar Vânia Santos
Recommended Posts