Recommended Posts

Publicado

Boas! Antes que me digam para pesquisar, eu já o fiz! Mas o problema foi que não cheguei a conclusão nenhuma... Tenho um aqua da Hagen de 120x40, com friso plástico inferior, a minha duvida é se tenho que colocar esferovite por baixo, alguns tópicos dizem que sim outros que não é necessário... em que ficamos!? Se o esferovite é pra ditribuir a pressão exercida por todo o vidro, neste caso não vejo que seja necessário, uma vez que o vidro não está em contacto directo com a base do móvel. Para evitar desniveis do móvel, adquiri uma "esponja", tipo a que se usa para colocar por baixo dos sacos cama quando vamos acampar, e coloquei-a entre o friso e o móvel. Acho que será suficiente, mas quero a vossa opinião sobre este assunto. Obrigado a todos!

I smell something fishy...

O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893

Publicado:

no teu caso é de todo desnecessario o esferovite como tens a esponja ela já te vai manter o aqua nivelado e isolado por baixo o suficiente.

Publicado:

Caro Migus

Eu considero indispensável utilizares o Poliextireno (vulgarmente conhecido por Esferovite). A espuma que referiste ir utilizar é muito compressível e como tal não terá qualquer eficácia. O Poliextireno tem como vantagens importantes harmonizar as tensões de contacto entre o aquário e o suporte evitando a ruptura do vidro, e ainda evitar as perdas de energia através do vidro de fundo do aquário.

Um abraço

Martins de Sousa

Publicado:

Olá.

Só umas notas de foro químico.

É Poliestireno que se escreve. Ao Poliestireno expandido chama-se Isopor ou Esferovite (Portugal), em inglês (Styrofoam).

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Gostaria só que me dessem um esclarecimento.

A placa de esferovite deverá ser unica ou pode ser constituida por varios pedaços?

• Votar + 1
  • Votar - 1
Publicado:

Obrigado pela dica!

Vou ver como me consigo desenrascar para uma medida de 150*60...

Cumprimentos,

• Votar + 1
  • Votar - 1
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Já agora...

Qual a expessura do esferovite aconselhado? Neste caso será para um aqua com 80*40*40.

Obrigado,

Alfredo Guedes

Alfredo Guedes

Aprendiz de aquariofilia ;)-

Quanto mais leio mais indeciso fico :)-

Publicado:

O meu aqua de 120x40 também tem um suporte em aluminio por baixo e o fabricante diz que não é necessário usar esferovite... tive o o aqua +- 1 ano sem esferovite e o resultado foi mau! abaulou o fundo, descolou o silicone, e ... barraca, vazou.

Portanto é assim, os fabricantes muitas vezes fazem e dizem o que lhes convém, o objectivo deles é poupar na espessura do vidro, fazer as coisas para durarem uns anitos, e depois o pessoal que compre um novo, chama-se a isto consumismo.

Ponham a esferovite de 1,5cm ou 2cm de espessura, cortem de forma a encaixar por dentro da armação de aluminio ou plastico, de maneira a que fique entre o movel e o vidro.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!