migus Publicado Outubro 7, 2006 Publicado Outubro 7, 2006 Boas! Antes que me digam para pesquisar, eu já o fiz! Mas o problema foi que não cheguei a conclusão nenhuma... Tenho um aqua da Hagen de 120x40, com friso plástico inferior, a minha duvida é se tenho que colocar esferovite por baixo, alguns tópicos dizem que sim outros que não é necessário... em que ficamos!? Se o esferovite é pra ditribuir a pressão exercida por todo o vidro, neste caso não vejo que seja necessário, uma vez que o vidro não está em contacto directo com a base do móvel. Para evitar desniveis do móvel, adquiri uma "esponja", tipo a que se usa para colocar por baixo dos sacos cama quando vamos acampar, e coloquei-a entre o friso e o móvel. Acho que será suficiente, mas quero a vossa opinião sobre este assunto. Obrigado a todos! Citar I smell something fishy... O meu aqua: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50893
JOSE Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 no teu caso é de todo desnecessario o esferovite como tens a esponja ela já te vai manter o aqua nivelado e isolado por baixo o suficiente. Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Caro Migus Eu considero indispensável utilizares o Poliextireno (vulgarmente conhecido por Esferovite). A espuma que referiste ir utilizar é muito compressível e como tal não terá qualquer eficácia. O Poliextireno tem como vantagens importantes harmonizar as tensões de contacto entre o aquário e o suporte evitando a ruptura do vidro, e ainda evitar as perdas de energia através do vidro de fundo do aquário. Um abraço Martins de Sousa Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Olá. Só umas notas de foro químico. É Poliestireno que se escreve. Ao Poliestireno expandido chama-se Isopor ou Esferovite (Portugal), em inglês (Styrofoam). Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
norby Publicado: Outubro 10, 2006 Publicado: Outubro 10, 2006 Gostaria só que me dessem um esclarecimento. A placa de esferovite deverá ser unica ou pode ser constituida por varios pedaços? 1 1 Citar
José Manuel Martins Sousa Publicado: Outubro 10, 2006 Publicado: Outubro 10, 2006 Olá Norby Pode ser constituída por vários bocados, no entanto o ideal seria que fosse inteira para menos perdas de energia. Cumprimentos Martins de Sousa Citar
norby Publicado: Outubro 10, 2006 Publicado: Outubro 10, 2006 Obrigado pela dica! Vou ver como me consigo desenrascar para uma medida de 150*60... Cumprimentos, 1 1 Citar
A Guedes Publicado: Outubro 20, 2006 Publicado: Outubro 20, 2006 Já agora... Qual a expessura do esferovite aconselhado? Neste caso será para um aqua com 80*40*40. Obrigado, Alfredo Guedes Citar Alfredo Guedes Aprendiz de aquariofilia - Quanto mais leio mais indeciso fico -
Escova Publicado: Outubro 20, 2006 Publicado: Outubro 20, 2006 O meu aqua de 120x40 também tem um suporte em aluminio por baixo e o fabricante diz que não é necessário usar esferovite... tive o o aqua +- 1 ano sem esferovite e o resultado foi mau! abaulou o fundo, descolou o silicone, e ... barraca, vazou. Portanto é assim, os fabricantes muitas vezes fazem e dizem o que lhes convém, o objectivo deles é poupar na espessura do vidro, fazer as coisas para durarem uns anitos, e depois o pessoal que compre um novo, chama-se a isto consumismo. Ponham a esferovite de 1,5cm ou 2cm de espessura, cortem de forma a encaixar por dentro da armação de aluminio ou plastico, de maneira a que fique entre o movel e o vidro. Citar
Recommended Posts