rjferreira Publicado Outubro 7, 2006 Publicado Outubro 7, 2006 Boas, Gostava de saber se posso utilizar a agua das chuvas para fazer as TPAs. Dessa forma poupava nos produtos para reduzir o cloro. Obrigado. Citar
Gago Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 Penso que não é necessario. Se o teu problema é o cloro basta-te ter a agua do TPA em repouso 48 horas antes de a meteres no aquario. Alem disso se tiveres o aqurio plantado tens o inconveniente da agua da chuva ser totalmente desprovida de nutrientes e sais minerais importantes para o crescimento das plantas. Poupas no anti-cloro mas teras de gastar mais em fertilizantes liquidos- eu faço TPA´s de 40 litros todas as semanas, após os tpa´s preparo logo a agua para a proxima troca. ficando assim com a agua das trocas 7 dias em repouso. Citar
jc.gomes Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 Olá, Não me parece grande ideia, pois a água da chuva é simplesmente água, ou seja não tem nenhuns minerais, necessários a plantas e peixes. Para além de ter um KH=0 ou seja provocaria grandes flutuações de pH. Essa água talvez seja boa para discus, pois estes gostam de águas muito macias (poucos minerais), como a de Coimbra mas ainda assim teria de se adicionar minerais tipo cálcio entre outros para estes crescerem bem. A ideia de repousar a água da torneira, para remover o cloro é boa, muita gente usa!! Eu pessoalmente por comodidade costumo usar o Sera Aquatan que é bastante concentrado e dá para muito tempo e além disso torna as TPA´s rápidas: balde + agua morna esquentador + Aquatan + bomba e táa a andar!! Cumprimentos Citar Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
Filipe Saraiva Old Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 e nao se esquecam as chovas das cidades e quase todas as chuvas sao denominadas por chuvas acidas por alguma razao .... Citar Cumprimentos Filipe Saraiva
aquadream Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 Passo aqui apenas para complementar a informação do tópico acima: No meu caso a água da chuva tem um Ph de 6.5 e uma Amónia de 1.2ppm Espero ter ajudado. Citar ...::::::AQUADREAM::::::... Feliz Natal
rjferreira Publicado: Outubro 8, 2006 Autor Publicado: Outubro 8, 2006 Obrigado pelo contributo de todos. Vou colocar a água da torneira repouso e depois proceder às TPAs. Apenas para completar a agua da chuva aqui na minha terra que fica a aproximadamente 10km de coimbra tem um PH de 7,5. Assim como a agua de furos e poços de alguns amigos meus. Citar
Recommended Posts