Recommended Posts

Publicado:

Esta discussão está muito acesa :)

:roll: Mas não resisto a comentar que ontem estive numa loja a observar esses peixes, lembrei-me das polémicas que tem ferado aqui, dai ter-lhes dispensado mais atenção, eles tinham 4 papagaios (nem me atrevo a dizer cíclideos) :) um era laranja normal e haviam 3 com umas cores no minimo aberrantes, rosa xoque, azul flourescente e verde alface. Ainda pensei em fazer uma monnlight com o azul fluorescente, o que acham? :D

Estou a brincar, concordo que estas situações são muito desagradáveis, mas acontecem, nós mustramos a nossa opinião, mas as pesssoas não deixam de comprar por vezes por desconhecimento. Camaradas não vamos fazer muita conversa disto, a opinião e os rios de tinta que já correram penso que são suficientes.

Cumprimentos

Ilídio Cruz

The Dream One

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:

ena...boa discussão se gerou... então pra juntar uma achazinha na fogueira... já se reproduziram Ciclideos papagaio de outros Ciclideos papagaio... a coisa é que só 1 em 100 consegue por ovos ferteis... mas saibam que ovos, põem todos os Ciclideos papagaio....

já agora e em resposta à questão do Canis familiaris e do Canis lupus.... não acho, tenho a certeza, como já tinha dito que um Buldogue ou um Pequinois ou mesmo um Pincher são aberrações, não da natureza mas sim de loucos devaneios genéticos operados por alguns criadores... e o que eu disse, insisto e reconfirmo...por serem anormais e na Natureza, absolutamente inviáveis, ninguem deixou até hoje de os classificar na sua classe..exatamente como os demais, são Canis Familiaris descendentes da sua origem genetica e como tal merecedores de respeito por parte de donos e não só.porque não acontece o mesmo com os pobres Ciclideos papagaio? criámos a moda de estar contra... por acaso tambem defendo a pureza das raças se possivel...mas não sou capaz de me encarniçar contra uma outra que entretanto tenha surgido..e não comparem cruzamentos a injeções de tinta por favor! é que aí passamos pra fase da ignorancia boçal, e isso já é indigno de nos dar-mos ao trabalho de responder.se por continuarem a apurar a fertilidade dos papagaio e conseguirem uma especie fertil? o que é facil..basta que alguem queira... vamos engolir os horrores que dissemos?e se deixassemos de ser tão idealistas numas coisas e tão pouco escrupulosos noutras? e se juntassemos forças contra a destruição de meios ambientes essenciais para a continuação da vida dos peixes? ou seja...quantos,de todos os que aqui estão nesta animada discussão usam gel de banho anti-bacteriano? e lá em casa liquido lava-loiças anti-bacteriano? é que isso está a destruir as bacterias que precisamos nas estações de tratamento de aguas para purificar...e o resultado é que cada vez agua de menos qualidade é devolvida aos rios....isto sim é uma luta que merece campanhas,discussões e até movimentos .... tadinhos dos papagaios... abraço

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

só quero responder ao peninha num pequeno ponto, ainda na questão dos cães e do Papagaio... uma coisa totalmente distinta é cruzares (como disse o Nuno Antunes e muito bem) apenas as espécies que possuem as caracteristicas que tu mais gostas! Selecção artificial, que é o que deu origem à grande maioria dos cães (as pressões selectivas naturais também ajudaram e muito). Outra coisa é pegares em especies que não se reproduziriam normalmente e manipulares genéticamente (as "milhentas" raças de cães existem à dezenas de anos, os nossos conhecimentos em genética não são nem de perto nem de longe dão antigos...) de modo a obteres um animal que nada tem a ver com o seu "progenitor". Existe para mim uma pequena diferença, mas essa diferença faz para mim todo o sentido :)

selecção artificial até os humanos fazem quando se reproduzem! ainda não vi (e espero não ver) um doidinho qualquer fazer uma mulher com 2 pares de seios... para muita gente seria atrativo! Como é com os Papagaios, e qual é a diferença? Aceitariam o primeiro caso? Duvido, não aceitando o primeiro aceitar o segundo é cair no ridiculo...

E por mim tenho dito! Do que começou por ser "respostas da tanga" deu origem no que para mim pode ser intitulada de: DISCUSSÃO DE QUALIDADE :)

Portem-se bem e amigos na mesma!

Pedro Pinheiro

PS: Não vamos generalizar para todos os casos... Ninguem consegue fazer tudo para ter em conta os seus ideais!!! Não me venjam com essa do bacteriano para a discussão. Alguem (bastante inteligente com certeza) disse um dia: pensa na globalidade mas age localmente :roll: Nunca ninguem conseguirá ter as suas ideias fixas em todos os pontos da sua vida, simplesmente está fora do nosso alcanse como pessoas imperfeitas que somos. Mas para mim: ALGUMA COISA é bem melhor que NADA.

Publicado:

A discussão está de facto interesante e é graças ao pessoal conseguir de alguma forma expor as suas convições sem entrar por campos menos agradáveis.

Respondendo ao Zanito:

O extremo não é em relação ao peixe que não tem culpa nenhuma de o terem criado assim.

O extremo é em relação a quem os fabrica assim e a quem os vende sem se importar com nada a não ser com o facto de "vende-se bem". E a história que "tenho porque os clientes querem" são balelas... não é o deixar de vender papagaios que leva a loja à falencia. O problema é que os papagaios geram bons lucros porque se vendem muito e as lojas que estão apenas interessadas em dinheiro não olham a meios para atingir os seus fins.

Estas histórias fazem-me lembrar o hoax que circulava na internet a propósito dos gatos bonsai que eram criados em garrafas... na altura lembro-me que suscitou muita raiva no pessoal, queriam fechar o site, etc.

No entanto, se calhar as mesmas pessoas que achavam uma crueldade o que supostamente faziam aos gatos, já acham "giro" um peixe de cores fluorescentes, com a espinha deformada, que nem consegue nadar decentemente.

O que me deixa abismado são essas pessoas darem 20€ por um papagaio mas acharem que 10€ por um peixe de qualidade é caro!

Respondendo ao Peninha:

Embora o forum seja de peixes, o que referes sobre os cães não acho que esteja correcto. Primeiro porque tal como foi dito a manipulação genética é recente e algumas das raças já existem à muito tempo.

Depois porque é possivel com criação em linha durante várias gerações criar todas as alterações que vês por aí.

Se já alguma vez experimentaste reproduzir o mesmo grupo de guppies entre si deves ter reparado que ao fim de algum tempo começam a surgir guppies defeituosos, fruto da diluição genética provocada por cruzamentos consecutivos na mesma familia.

Aliás está bem documentado o efeito dos cruzamentos em grupos restritos, sem que haja lugar a renovação genética. Ao fim de algumas gerações o numero de "defeitos" vai aumentando.

Se considerar-mos que um "defeito" é qualquer desvio ao padrão normal da espécie, então um peixe nascer albino é um defeito. Se pegares nesse peixe e o cruzares, estás a passar esse defeito à descendencia, eventualmente intensificando o seu efeito e visibilidade. Assim tens uma reprodução em linha.

No caso do papagaio, inicialmente ele não se reproduzia... e o pessoal começou a ficar lixado porque os peixes não se reproduziam e queriam que se reproduzissem e começaram a deixar de comprar.

Assim, mais recentemente começaram a aparecer papagaios que se reproduzem... como? Simples, é só alterar geneticamente ou injectar umas hormonas no peixe e pronto... torna-se fertil.

Mas a descendencia sendo estéril não consegue gerar nova descendencia, o que a acontecer seria mau para o negócio dos papagaios pois as pessoas deixariam de os comprar pois já os reproduziam.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

para acabar o discussao os blood parrots asim chamados sao ciclidios

visto que sao de 2 raças de ciclidio, leiam mais logo veram que tenho razao

e para que naos gosta deste tipo de peixe nao os comprem , mas tambem nao critiquem.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

• 3 semanas depois...
Publicado:

Nuno,

conseguiste saber porque ficam escuros ? Com toda esta discussão, se sim, se não, etc e tal.

Pelo que sei, essas manchas devem-se ao stress a que o PEIXE ficou ou está sujeito.

Verifica se não tens nenhum outro peixe a massacra-lo. Ou se estão reunidas as condições para que ele se sinta confortável, pois são PEIXES que gostam de "tocas" para se enconderem e "cavarem".

Publicado:

Já que desenterraram este tópico aproveito para fazer um leve e angelical comentário sobre este tema.

Se depois de tantas palavras grastas pela facção "papagaios não são ciclideos" afirmar que o são :wink: Leva-me a questionar para quê tive aqui a expor as minhas ideias.

Seguindo, os papagaios não são chamados ciclideos coisa alguma! Perguntas a qualquer licenciado em Biologia, a qualquer pessoa minimamente informada sobre os criterios taxonomicos se o papagaio é um ciclideo e eles perguntam-te quantos copos bebes-te!!!

E por ultimo, à quem diga que nós descendemos dos macacos, ou seja, os nossos projenitores foram (hipoteticamente) macacos. Agora como é que nos chamamos?! Hum...dexa ver...ah homem :wink:

Não é uma critica, mas não sendo acaba por ser :wink:

Publicado:
Para se ser uma espécie tem de (para alem de outras coisas) produzir descendetes ferteis o que não acontece no caso dos Papagaios...

Boas,

Relativamente a questão da reproduão a semana passada foi a uma loja em Leiria e tive que segurar o queixo esta a ver um série de Papagaios bebés,foi me dito pela lojista que tinha sido um senhor que tinha lá ido os vender.

Por isso a questão da reprodução começa a cair por terra.

Abraço

Publicado:

amigo jose garcia isso so vem mostrar que ha muita gente errada sobre este CICLIDIOS. que o sao , e sao acima de tudo peixes espetaculares, don mais intelegente que se possa ter , e digo mais tenho um com 30 cm e deve pesar uns 10 kg , se quiseres mando fotos deste esprtacular macho

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

josegarcia e nunomart,

Sabem perfeitamente que toda esta conversa é elevada mais a termos taxonomicos, pelo menos da minha parte. Podem, e muito bem, ser levantados problemas éticos que sinceramente são mais que muitos.

Mas para admitirem que mesmo criando descendencia pode ser classificado como "especie" revelam uma lacuna grotesca a nivel de conhecimentos nesta àrea. Eu proprio não sei muito mais do que aprendo em Biologia e mais algumas investigações "particulares", nem quero de todo fazer passar a ideia que domino estes conhecimentos o que não é de todo verdadeiro mas...

Quando tentas reproduzir papagaios eles dão descendencia? Dirás que sim, mas em alguns casos. Agora eu digo, para dar origem a descendência fertil os pares de cromossomas têm de combinar perfeitamente. Mesmo quando por alguma mutação génica esta combinação é possivel os descendentes serão estéreis. Agora alguem já conseguiu uma geração F2??? (se é que se pode classificar de tal modo...) Conseguem provar que a descendencia da descendencia é fertil? Creio que não...

Outro ponto, para pertencer a uma especie tem de previamente se pertencer a um genero e só depois a uma familia (daahhh), ora para se pertencer a um genero para alem da semelhança gentérica têm de partilhar todo um conjunto de caracteristicas morfologicas e até mesmo comportamentais! Conseguem sequer por simples análise morfologica fizer que os ditos animais são ciclideos?!?!?!?! Muita imaginação têm amigos...

Ponto seguinte. Poderão dizer que muitos hibridos têm direito a nomenclatura. Ok concordo, mas são hibridos que têm origem natural!!! E aqui está a diferença... A natureza se encarregará de averiguar (atravez de pressões selectivas) se o hibrido consegue sobreviver! Metam um papagaio na natureza e vão ver o resultado :shock:

Outra, que conhecimentos e até mesmo direito temos nós de manipular de tal forma e de tão grande amplitude o genoma? Nos à um seculo atras nem sabiamos que tal existia..

Percebem agora (e acredito que o meu texto tem variadissimas falhas) o porque de não se chamar a NIVEL CIENTIFICO tais animais de ciclideos?

Não acham que toda esta situação já não foi analisada e re-analisada?

Por amor da santa...

Cumprimentos,

Pedro Pinheiro

Publicado:

Boas Pedro,

A "conversa" está acesa ,só quero dizer-te uma coisa não defendo a "fabricação" no entanto tenho nesta altura cinco Pagaios(peixes) e trato-os como trato todos os outros ,para mim sinceramente não me interessa a classificação dos mesmos porque não os tenho para ganhar titulos ,mas tenhos porque na altura em que os comprei não sabia que eram "fabricados",porque se por acaso soubesse não os teria no meu aquário.

Um questão que sinceramente ainda não entendi porque razão não apreciam a beleza do peixe?ainda não li nem ouvi ninguém dos não papagaios a dizer que a apesar de tudo o peixe têm a sua beleza,será assim tão dificil admitir isso?ou quando vêem olha para o lado?digo-te mais só uma coisa ontem foi a mesma loja que comprei o papagaio bebé e vi sim uma aberração um papagaio verde achas que não me senti revoltado?pois acho que não se devia fazer isso mas continua-sa a fazer e não é por isso que eu vou deixar de apreciar ou não as aberrações do Homem.

Abraço,não entendas como uma critica todo este escrito mas sim uma opinião de um pessoa que têm papagaios(peixes)que não concorda com a "fabricação"mas que gosta de ter papagaios.

Publicado:
ainda não li nem ouvi ninguém dos não papagaios a dizer que a apesar de tudo o peixe têm a sua beleza,será assim tão dificil admitir isso?

O peixe tem beleza? Bom, gostos são gostos mas para mim um peixe anatomicamente "errado", com a espinha torta, que não consegue fechar a boca e nada mal e porcamente só posso classificar como um desastre com escamas.

Acredito que haja quem os ache bonitos, e cheios de personalidade mas para mim não os quero nem dados e loja que os venda está imediatamente riscada do meu mapa.

Respeito no entanto quem goste deles. Agora não me venham dizer que é um ciclideo! Os ciclideos pertencem todos à familia cichlidae. Os papagaios devem pertencer praí à laboratoriedae ou aberrantus ou se calhar é mais dinheiridae.

Enfim. Cada qual com a sua opinião.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

O peixe tem beleza? Bom, gostos são gostos mas para mim um peixe anatomicamente "errado", com a espinha torta, que não consegue fechar a boca e nada mal e porcamente só posso classificar como um desastre co

Boas Nuno,

Posso discordar contigo acerca dos peixes serem tortos e andarem sempre ofegantes , os meus nada disso aconteçe são peixes completamentes normais.

A uma coisa que ainda assim posso concordar é que existem esses tais com espinha torta e com deformações ok, mas....

Quanto a sua classificação Nuno ,conforme já disse anteriormente a mim pessoalmente não me interessa essa classificação entendo que o possa ser num determinado biotipo mas no aquário em que estão inseridos não sendo uma salada não é um biotipo.

Abraço

Publicado:

faco das tuas palavras as minhas ,mas estao a esquecer dos discus que tambem ja ha hibridos , mas esses claro que sao lindos , so porque ja tem o mesmo formato dos avos selvagem , por amor de deus deixem os papagaios

viverem ha vontade e nao os empurrem como aberraçoes.

Publicado:

Quanto a sua classificação Nuno ,conforme já disse anteriormente a mim pessoalmente não me interessa essa classificação entendo que o possa ser num determinado biotipo mas no aquário em que estão inseridos não sendo uma salada não é um biotipo.

José, um membro da familia cichlidae é sempre um cichlidae independentemente de estar no seu lago original, em viagem, num aquário ou mesmo no prato acompanhado de batatas.

Não deixa de ser um ciclideo lá por estar fora do lago.

O papagaio não pode ser considerado um ciclideo simplesmente porque não pertence à familia cichlidae. Aliás o papagaio nem sequer está classificado, não tem nome cientifico, tanto quando eu saiba.

só mesmo para terminar, aqui fica o verdadeiro ciclideo papagaio (sim existe mesmo um ciclideo papagaio):

http://filaman.ifm-geomar.de/Summary/Speci...ry.php?id=47066

Apenas como curiosidade... um site que vi apresenta um possivel nome cientifico para o papagaio (possivel porque ninguém sabe ao certo que mistura de peixes está envolvida na criação do bicho):

Heros severus X Amphilophus citrinellum (Man Made Hybrid).

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas Nuno,

Não querendo alongar a "discusão" ou a troca de ideias ,porque com este tópico até já aprendi algumas muitas coisas ,quanto a mim não está em discusão a familia do papagaio ,porque eu quando os comprei foi pela sua beleza(sim têm a sua beleza ,os que são perfeitamente normais ) ,agora como já referi se soube-se o que sei hoje não os tinha comprado ,por saber que já "alimentei" uma industria que só quer saber dos lucros que a "fabricação" lhe oferece,agora que os tenho como também já insistentemente referi vou trata-los com a mesma dedicação que trato por exemplo os meus Escalares.

Agora acho que somos nós no forum que podemos e devemos alertar para a "fabricação" ,eu já sugeri no forum que se pode-se fazer algo para alertar todos os menbros,visitantes desta industria ,como o poderiamos fazer..olha sei lá porque não usar uma banner com essa informação?

Tu como moderador poderas andar para a frente com essa ideia.

Um Abraço para ti ,espero poder visitar o teu aqua quando estiver concluido,pode ser?para quando a finalização?