Recommended Posts

Publicado

Olá,

Vou entrar no mundo da aquariófilia passado alguns bons anos, e desta vez mais a sério, dado que ha uns anos a informação era bem mais complicada de se obter... e vou para tanganikas.

Sendo assim venho explanar as minhas dúvidas:

Possuo de momento:

Aqua 150x50x60

Filtro Rena Xp3 1350L/h

Conto ter uns 400L "úteis" no aqua, descontando a grande camada de substrato e rocha.

Este Filtro exterior será suficiente, ou necessitarei de mais algum? Se sim com que características L/h? Dado que penso não povoar exageradamante o aquário.

Penso também comprar um Fluval 4 Plus, ou 2 plus se arranjar de um membro do fórum, para oxigenação e movimentação e algum filtragem claro.

Aguardo respostas

Obrigado

brunosoca

brunosoca

Publicado:

Boas.

O usual para aquarios de agua doce é a filtragem ser entre 2 a 5 vezes o volume do aquario por hora. Variando com a carga biológica presente no aquario (fauna e flora), ou seja fauna no limite máximo implica um caudal máximo de filtragem (x5). Como tal o filtro que apresenta chega para o serviço, desde que não sobrepovoe o aquario.

launch1au.gif

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Publicado:

Eu para um aquario igual vou meter um eheim 2260(1500l/h), num plantado com discus, porque não consegui arranjar um maior ainda.

A ideia que eu tenho é quanto maior melhor, mais massa filtrante, menos manutenções, menos problemas. Se ficar com corrente a mais estrangulas com um redutor de fluxo.

Logisburg

Publicado:

Quanto maior o caudal e a capacidade do "copo" do filtro melhor.

O que se deve ter ciudado é por a saida de agua 3cm abaixo do nivel de agua e contra uma das "paredes" do aqua para não provocar grande movimento na agua, os discus e as plantas não gostam de muito movimento... o CO2 para as plantas dissipa-se e as grandes correntes de agua provocam os discus...

Dois filtros de +- 700litros/hora em lugar de um de 1500 é o ideal.

Publicado:

eu no meu 120x50x60 tenho um ehein 2080 , 1700 l/h e caudal regulavel , alem de levar mais de 12 litros de massas filtrantes! é super silencioso! estou extremamente satisfeito com ele e n o troco por nada.

Publicado:

Como tinha referido que o deveria fazer, adquiri hoje mesmo um Fluval 4 Plus. E assim vou passar a ter 2350L/h que me dá a margem de manobra que necessito, pois no funcionamento máximo ultrapassa mesmo as 5x a litragem do aqua. Se quiser entretanto optar por povar mais o aquário está preparadíssimo.

Vou substituir as esponjas que vem no filtro 4 Plus, por lã de Vidro "Synth" da EHFI.

Assim penso que consigo uma boa oxigenação e limpeza das particulas de sujidade perdidas na água e claro, movimentação mais do que suficiente para albergar alguns dos tanganikas que espero ter em breve.

abraço

brunosoca

brunosoca

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!