Ricardo Diogo Publicado Outubro 5, 2006 Publicado Outubro 5, 2006 Tenho um GRANDE problema com filamentosas. Ando a fazer TPA's de 3 em 3 dias, luz 12 horas por dia, injecção de CO2 caseiro, 5 caridinas, não sei quantos red's, 1 SAE, umas 7 caridinas e não desaparecem nem por nada! Tenhoo aquário plantado (nem se vê o fundo) com hygrophilas polysperma, valisnérias, anubias, rotalas nanjansen e agora está-me a crescer o tapete de hemianthus "cuba" ( que os meus mollys e espadas insistem em arrancar, mas vai crescendo :D ) No entanto, as p.... das filamentosas não desaparecem. Na minha loja disseram-me que uma ou duas ampulárias davam cabo disto em 2 tempos, mas eu não quero ficar com as ampulárias depois, porque assim que acabassem as algas começavam a comer as plantas. Não dá para alugar ampulárias? (esta era só a brincar) O que faço? Já li tudo o que há para ler das filamentosas no forum e estou exausto. É que fazer TPA's de 40% de 3 em 3 dias cansa, porque ainda são +/- 80 litros de água! help ! Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Luís Fortunato Publicado: Outubro 5, 2006 Publicado: Outubro 5, 2006 Olá. Já mediste os nitratos e fosfatos? São verdes as algas, tipo fios/cabelos/barba? Vê lá se não tens os fosfatos a 0. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 6, 2006 Autor Publicado: Outubro 6, 2006 São tipo cabelos pretos e estão nas potas das plantas, como no inamovivel... Não tenho teste dos fosfatos, mas as plantas estão muito ligeiramente amarelas... Esta sei que existe noutro tópico, mas para fertilizar só com fosfatos o que se faz? Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Luís Fortunato Publicado: Outubro 6, 2006 Publicado: Outubro 6, 2006 Olá. Se as plantas estão ligeiramente amarelas, poderá ser falta de nitratos ou de algum micro. Se são algas pretas aos tufos, então até deves é ter fosfatos a mais. Procura aqui no Fórum por algas pretas, ou filamentosas pretas, que isso já foi discutido aqui no Fórum. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 7, 2006 Autor Publicado: Outubro 7, 2006 Já decidi o que vou fazer: - vou deixar os caracois pequenos que tenho acidentalmente no aqua e que matava tomarem conta do aquario. Vi um com uns 2 mm a passar na anubia que estava coberta de filamentosas e por onde ele passou ficou um rasto de limpeza! Quando não tiver algas e estiver farto da bicheza logo os tiro de lá. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
JOSE Publicado: Outubro 7, 2006 Publicado: Outubro 7, 2006 continua com as tpa e aumenta a quantidade de SAE desponiveis que eles erradicam as filamentosas o problema é que crescem rapidamente e esses sim tens que te livrar deles agora as ampulárias tenho dezenas delas em aquas plantados e não comem as plantas,apenas comem folhas mortas e por vezes algum peixe que morre e que já não retiro porque elas devoram em 20 a 30m um gupi adulto,mas se calhar as minhas não são herbivoras
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 7, 2006 Autor Publicado: Outubro 7, 2006 Mas eu não tenho ampulárias. Tenho uns caracois pequenos que em adultos teem uns 5/6 mm de espessura de casca. Vieram com os Red's e a Hemianthus "cuba" que comprei a um membro aqui do forum. Ao principio cada vez que via um matava-o e estava a pensar usar o truque da folha de alface para os retirar a todos, mas acontece que vi ontem um dos pequenos a passar numa anubia e por onde ele passou ficou um rasto de limpeza, completamente sem algas filamentosas. Pensei: "Ora aqui está a solução!" E não é que é verdade? Eles estão-se a reproduzir à grande (há muita comida..., infelizmente!) e começam a combater as algas. Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Erbium Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 Experimenta adicionar potássio. Tive exactamente o mesmo problema e ao adicionar potássio essas algas desapareceram e as plantas crescem a uma velocidade espantosa. Ve aqui se não é o mesmo: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ight=pot%E1ssio
Mad_Biker Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 Olá rkc666, tive o mesmo problema que tu, exactamente... Tive essa praga devido ao excesso de fosfatos (que não sabia que tinha) e ainda estou a eliminar fosfato, mas filamentosas dei cabo delas. Tinha também como tu 12h de luz diária e as algas alimentadas com fosfato e luz a pontapé cresciam mais depressa que a minha barba... Para começar, passa a luz imediantamente para 10h e passado uma semana para 8h, e desta forma para não ser muito brusco para as plantas. Elimina o excesso de fosfato e so depois as algas vão desaparecer, lentamente mas vão. Os meus sae e cae e caridinias foram eliminando as algas e hoje não tenho nenhumas, mas ainda tenho o fosfato em exagero por isso basta-me aumentar o numero de horas de luz para elas voltarem a evoluir (por experiencia própria)... Comigo foi assim, contigo não sei como será, se disse algum disparate desculpem, mas comigo resultou. Abraços aquáticos Mad...Mad...Mad...
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 19, 2006 Autor Publicado: Outubro 19, 2006 Experimenta adicionar potássio. Tive exactamente o mesmo problema e ao adicionar potássio essas algas desapareceram e as plantas crescem a uma velocidade espantosa. Ve aqui se não é o mesmo:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=34169&highlight=pot%E1ssio Eu até gostava, mas não consigo arranjar KCl aqui no Seixal. Já fui a algumas farmácias e nada. Se alguem me vendesse umas 200 gramas era porreiro. (Daqui a 15 dias a minha mulher volta ao trabalho e arranja-me, depois encomenda e vou ver se começo a espalhar isso aqui pelo forum). Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Erbium Publicado: Outubro 19, 2006 Publicado: Outubro 19, 2006 O que uso é em ampolas. 10ml já em concentração indicada para no meu aquário (50L+/-) meter 1ml e é cerca 1ppm de potássio. Manda-me a tua morada... EDIT: Quer dizer como és do seixal, se passares aqui na zona do Barreiro diz que arranjo-te umas.
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 20, 2006 Autor Publicado: Outubro 20, 2006 Ora bem. Agora que já tenho KCl (agradecimentos ao membro Erbium!), qual a quantidade que devo pôr tendo em conta o setup do meu aqua (que está no minha assinatura) e que a concentração das ampolas é de 7,45 %? O Erbium diz que para o aqua dele pôs 1 ml para 50 l de aqua. O meu aqua tem ceeca de 200 l, logo calculo que sejam 4 ml... Certo ou errado? Se o Luis Fortunato ou outro que saiba tanto como ele souber responder, agradeço! Outra coisa, porque sou mesmo tapadinho na quimica: As plantas consomem o K, certo? Fica o Cl, certo? Tenho de pôr anti-cloro juntamente com o KCl? Isto para o pessoal que percebe o minimo de quimica deve ser de rebolar a rir, estas perguntas da treta... Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 23, 2006 Autor Publicado: Outubro 23, 2006 Então ninguem consegue dar uma maozinha? Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Luís Fortunato Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Olá. Não, não deves colocar Anti-cloro com o KCl. Não faria nada... O Erbium diz que para o aqua dele pôs 1 ml para 50 l de aqua. O meu aqua tem ceeca de 200 l, logo calculo que sejam 4 ml... Sim... para elevares igual concentração de Potássio à do aquário do Erbium. Falam em 7,45%... eu lembro-me de ter ajudado o Erbium () há já algum tempo. Essa concentração é um p/v (peso sobre volume), certo? Há que fazer umas contas, para saber quantos ppm em 200 litros é que cada ml dessas ampolas aumenta no aquário. Eu fico à espera que o Erbium se manifeste, pois sinceramente, não me está a apetecer fazer as contas Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 23, 2006 Autor Publicado: Outubro 23, 2006 Só mais uma coisa: Se puser a mais faz mal aos peixes? Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Luís Fortunato Publicado: Outubro 23, 2006 Publicado: Outubro 23, 2006 Olá. Não... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 23, 2006 Autor Publicado: Outubro 23, 2006 'Brigadão Eu ando a pôr meia ampola (5 ml +/-) todos os dias, pós TPA. Penso que o aqua está a reagir bem. As filamentosas não desapareceram mas estão a ficar mais pequenas. Tambem não esperava que fosse de um dia para o outro... De qualquer modo isto é temporário, porque depois pretendo comprar KCl em "sal" e diluir, usando a calculadora providenciada aqui. Qual é a concentração indicada da solução em ppm? Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Pedro Borges Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 Na minha loja disseram-me que uma ou duas ampulárias davam cabo disto em 2 tempos Seria a primeira vez que tala contecia, nenhum caracol que conheço come algas filamentosas a não ser mesmo quando estão no início da sua formação (invisiveis). Tens vários animais que comem isso a sério, Crossocheilus siamensis, Ameca splendens, e os camarões Caridina japónica, agora Ampulárias? às vezes mais vale dizer que não se sabe do que mandar uma bujarda destas... Abraço, PCB 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
pestinha Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 O que uso é em ampolas. 10ml já em concentração indicada para no meu aquário (50L+/-) meter 1ml e é cerca 1ppm de potássio.Manda-me a tua morada... EDIT: Quer dizer como és do seixal, se passares aqui na zona do Barreiro diz que arranjo-te umas. Boas Erbium Gostaria de saber onde compraste estas ampolas de potássio. Ou então tens algumas de possas dispensar. Qual é o preço e se envias pelos CTT? Um abraço Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 24, 2006 Autor Publicado: Outubro 24, 2006 Na minha loja disseram-me que uma ou duas ampulárias davam cabo disto em 2 tempos Seria a primeira vez que tala contecia, nenhum caracol que conheço come algas filamentosas a não ser mesmo quando estão no início da sua formação (invisiveis). Tens vários animais que comem isso a sério, Crossocheilus siamensis, Ameca splendens, e os camarões Caridina japónica, agora Ampulárias? às vezes mais vale dizer que não se sabe do que mandar uma bujarda destas... Abraço, PCB Eu, como escrevi em cima, tenho uns caracois pequeninos que andam a comer as filamentosas. Os maiores teem uns 6 mm de casca e acho que já não crescem mais... Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
Erbium Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 O que uso é em ampolas. 10ml já em concentração indicada para no meu aquário (50L+/-) meter 1ml e é cerca 1ppm de potássio.Manda-me a tua morada... EDIT: Quer dizer como és do seixal, se passares aqui na zona do Barreiro diz que arranjo-te umas. Boas Erbium Gostaria de saber onde compraste estas ampolas de potássio. Ou então tens algumas de possas dispensar. Qual é o preço e se envias pelos CTT? Não comprei, a minha mãe tem "facilidade" em arranjar-me. O preço é os portes, não as comprei também não cobro por elas
pestinha Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 O que uso é em ampolas. 10ml já em concentração indicada para no meu aquário (50L+/-) meter 1ml e é cerca 1ppm de potássio.Manda-me a tua morada... EDIT: Quer dizer como és do seixal, se passares aqui na zona do Barreiro diz que arranjo-te umas. Boas Erbium Gostaria de saber onde compraste estas ampolas de potássio. Ou então tens algumas de possas dispensar. Qual é o preço e se envias pelos CTT? Não comprei, a minha mãe tem "facilidade" em arranjar-me. O preço é os portes, não as comprei também não cobro por elas Boas Erbium Quanto é que ficam os portes? Podes dar o teu nib para fazer a tranferencia? Um abraço Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~
Erbium Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 O que uso é em ampolas. 10ml já em concentração indicada para no meu aquário (50L+/-) meter 1ml e é cerca 1ppm de potássio.Manda-me a tua morada... EDIT: Quer dizer como és do seixal, se passares aqui na zona do Barreiro diz que arranjo-te umas. Boas Erbium Gostaria de saber onde compraste estas ampolas de potássio. Ou então tens algumas de possas dispensar. Qual é o preço e se envias pelos CTT? Não comprei, a minha mãe tem "facilidade" em arranjar-me. O preço é os portes, não as comprei também não cobro por elas Boas Erbium Quanto é que ficam os portes? Podes dar o teu nib para fazer a tranferencia? Quantas ampolas queres?
pestinha Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 O que uso é em ampolas. 10ml já em concentração indicada para no meu aquário (50L+/-) meter 1ml e é cerca 1ppm de potássio.Manda-me a tua morada... EDIT: Quer dizer como és do seixal, se passares aqui na zona do Barreiro diz que arranjo-te umas. Boas Erbium Gostaria de saber onde compraste estas ampolas de potássio. Ou então tens algumas de possas dispensar. Qual é o preço e se envias pelos CTT? Não comprei, a minha mãe tem "facilidade" em arranjar-me. O preço é os portes, não as comprei também não cobro por elas Boas Erbium Quanto é que ficam os portes? Podes dar o teu nib para fazer a tranferencia? Quantas ampolas queres? Cada ampola leva 10 ml? tenho um aquario 125 x 45 x 50 = +- 210 l Liquidos. Manda as que quisseres . Pago o mesmo pelos portes de correio. Um abraço Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~
Erbium Publicado: Outubro 24, 2006 Publicado: Outubro 24, 2006 Cada ampola leva 10 ml? tenho um aquario 125 x 45 x 50 = +- 210 l Liquidos. Manda as que quisseres . Pago o mesmo pelos portes de correio. Tens urgência? É que com essa litragem é melhor se calhar arranjar mais umas quantas que as que tenho cá em casa podem ser poucas...
Recommended Posts