mferrinh Publicado Outubro 5, 2006 Publicado Outubro 5, 2006 A minha femea otopharinx está muito parada e magra e respira a grandes golfejos com a boca. Não tem comido granulado, apenas alguma comida congelada menos dura, e nem isso agora. Isto será um caso de malawi bloat a necessitar de Flagyl? Outra coisa? De resto todos os outros peixes do aqua estão mais bastante mais escondidos que o normal.
mferrinh Publicado: Outubro 10, 2006 Autor Publicado: Outubro 10, 2006 Entretanto ficou outro peixe com aspecto doente e pouco activo, e com as escamas algo "eriçadas". O pessoal aqui não poderá dar uma ajuda em tempo útil? Ou é melhor submeter isto nas doenças?
Nuno Antunes Publicado: Outubro 10, 2006 Publicado: Outubro 10, 2006 Escamas eriçadas costuma ser sinal de bloat. Se os peixes estão "anormais" alguma coisa não deve estar muito bem. Já mediste os parametros para veres se não disparou nada? Mudaste alguma coisa na alimentação deles? Flagyl não lhes faz mal... esmaga um comprimido na comida junta um pouco de água e aguarda uns minutos. Depois dá-lhes a paparoca. O peixe que não come... ou espera que o flagyl faça efeito, ou lhe dás um banho numa solução concentrada de flagyl. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
mferrinh Publicado: Outubro 11, 2006 Autor Publicado: Outubro 11, 2006 Obrigado Nuno O primeiro peixe a ficar mais parado não tem o sintoma de escamas eriçadas, só o 2º caso que apareceu depois. Nos 2 casos de bloat anteriores (julgo eu que era isso) notei sempre que havia umas fezes quase filamentares e transparentes na água, agora não reparei em nada disso Em termos de alimentação não fiz nenhuma alteração à rotina. Tenho é tido alguma falta de tempo para as mundaças de água, que de semanais passaram a bi-semanais. Vou verificar os parâmetros da água.
paulo duarte Publicado: Outubro 11, 2006 Publicado: Outubro 11, 2006 Se ainda estão a comer, aproveita para aplicar já o Flagyl. Dificilmente se consegue curar o bloat de um peixe que já não esteja a comer... A comida congelada é óptima para misturar o flagyl. Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts