Recommended Posts

Publicado

Boas!

Após ler os seguintes tópicos (recomendação do membro Luis Fortunato):

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=24244

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=17053

Cheguei á conclusão que para fazer fertilizantes N P K caseiros, se utilizam os seguintes compostos químicos (pelo menos estes serão os mais fáceis de encontrar à venda certo??)

-KNO3 para adicionar N

-KH2PO4 para adcionar P

-KHSO4 para adicionar K

A minha questão é a seguinte (e como química nunca foi o meu forte):

-Quando adicionamos KNO3 e KHPO4 para aumentar os níveis de NO3 e PO4 respectivamente, não estamos também a aumentar os níveis de K na água do nosso aqua?

-Visto não existirem testes para verificar os níveis de K na àgua (pelo menos eu não os conheço), como se sabe a quantidade certa de K a adicionar? apenas pela observação das carências nas plantas? ou existe outro método?

Já agora alguém sabe onde se podem encontrar estes compostos químicos á venda na zona e lx e respectiva área metropolitana?

Agradecia uma ajudinha...

Abraços

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Olá.

Cheguei á conclusão que para fazer fertilizantes N P K caseiros, se utilizam os seguintes compostos químicos (pelo menos estes serão os mais fáceis de encontrar à venda certo??)

-KNO3 para adicionar N

-KH2PO4 para adcionar P

-KHSO4 para adicionar K

Deves usar K2SO4 ou KCl ao invés de KHSO4...

Essas contas foram feitas, ainda eu não tinha lido nada sobre fertilizantes para plantas de aquário... Esse tópico é apenas sobre matemática e química.

-Quando adicionamos KNO3 e KHPO4 para aumentar os níveis de NO3 e PO4 respectivamente, não estamos também a aumentar os níveis de K na água do nosso aqua?

Questão pertinente... já respondida por mim algumas vezes aqui no Fórum :roll:

Por cada 1 ppm de NO3(-) que adicionas estás também a adicionar 0,6 ppm de K. Daqui, podes poupar um pouco no fertilizante de potássio, dependendo do que as tuas plantas precisem. Eu por exemplo não fertilizo com Nitratos. Depende do que as plantas consumam, da comida que dou e não só.

Com o sal de Fosfato, o incremento de Potássio é por si só, já muito reduzido. Ainda para mais, sendo o Fosfato o Macro com que se fertiliza menos. Na gíria científica, o potássio incrementado com o sal de Fosfato é desprezável...

Visto não existirem testes para verificar os níveis de K na àgua (pelo menos eu não os conheço), como se sabe a quantidade certa de K a adicionar? apenas pela observação das carências nas plantas? ou existe outro método?

Olhar para as plantas é o melhor método... e para as possíveis algas também. As plantas podem não evidenciar uma carência de potássio notória, mas começam a aparecer algas que indicam que o potássio (por exemplo) está em falta, pois o nitrato ou o fosfato começa a aumentar, por exemplo.

Outra coisa que podes fazer, é arranjar um método empírico para fertilizar o potássio. Por exemplo, por cada 1 ppm de PO4 que adiciones ao aquário, adicionas 10 ppm de K. Ou então, no caso de fertilizares somente com nitrato e fosfato não, assim do género: por cada 1 ppm de NO2, 2-2.5 de K.

Já agora alguém sabe onde se podem encontrar estes compostos químicos á venda na zona e lx e respectiva área metropolitana?

www.soescola.pt (Pontinha)

Ou ainda melhor e mais rápido:

Horizonte Aquático...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.