So_SiMpLe_ Publicado Outubro 4, 2006 Publicado Outubro 4, 2006 Boas pessoal! Só por curiosidade, eu andei a fazer testes de cobre em agua destilada que compro para regar umas plantas, e qual o meu espanto quando não me registou qualquer valor. Agora, posso usar a água destilada para reposições de água? Na minha ideia, um "alambique industrial" para agua destilada, se não é de cobre, é de aço inox, e o acho que o aço inox não liberta qualquer oxido (de ferro) para a água. Alguem me pode esclarecer? Obrigado Cumps
paulosaints Publicado: Outubro 4, 2006 Publicado: Outubro 4, 2006 Olha, eu ja comprei agua destilada na farmácia para fazer reposições de agua no aqua. Os peixes ainda vivem e bem. Tive foi a preocupação de ver se a agua foi destilada por osmose inversa! Na garrafa até dizia que sim!
Luis Rosa Publicado: Outubro 5, 2006 Publicado: Outubro 5, 2006 Quem monta um reef não vai ser por mais 100€ que não compra uma osmose que dura uma vida...... Cumps [Clickable]
So_SiMpLe_ Publicado: Outubro 5, 2006 Autor Publicado: Outubro 5, 2006 Pois! Mas esta é do supermercado lol e não tenho informação de como foi destilada, mas esta que tenho parto do proncipio que serve, ao fim ao cabo, a osmose inversa purifica a água, assim fica tambem a água destilada pelo metodo tradicional, acho que tambem dá para fazer reposições. Tenho de ver no garrafao a informação sobre a água. Paulo mas na farmacia vende.se a água a que quantidade? e já agora a que preço sff? Obrigado
So_SiMpLe_ Publicado: Outubro 5, 2006 Autor Publicado: Outubro 5, 2006 Luis tens razão, tou só a por isto em debate, e tambem por curiosidade, claro que com osmose inversa tens sempre garantia que a água vem em boas condições. Cumps
paulosaints Publicado: Outubro 5, 2006 Publicado: Outubro 5, 2006 Que me lembre uma garrafa de 1Litro era 80 centimos ou menos. É mesmo barato!
Melo Ribeiro Publicado: Outubro 5, 2006 Publicado: Outubro 5, 2006 Que me lembre uma garrafa de 1Litro era 80 centimos ou menos.É mesmo barato! É por estas e por outras que o euro veio #estragar" a economia pessoal e familiar! 80 cêntimos, são 160 escudos na moeda antiga! Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
So_SiMpLe_ Publicado: Outubro 5, 2006 Autor Publicado: Outubro 5, 2006 Paulo, 80 centimos não é assim tão barato, e como diz o Melo, sao 160 escudos amigo, tu ao fim de repores 100 ou 120 litros assim, tens uma osmose paga ou um pouco mais, 120 euros. Eu compro a 80 centimos 5 litros, ou seja, para fazer 120 euros poes 750 litros, o que num aquario por ex: de 100 litros ainda é bastante. 750 litros em reposições, pois tpa's é c água do mar a uma media de talvez 2/3 litros por dia em evaporações (pelo menos cá em casa), talvez o dobro no verão , dá para 360 dias, vá um ano. A unica diferençã é que com água destilada não ves o dinheiro a ir embora tão depressa lolol. Cumps
SportBilly Publicado: Outubro 5, 2006 Publicado: Outubro 5, 2006 Neste tipo de discução só falta poderar a real quantidade de agua gasta por uma unidade de osmose para fazer um litro ed agua pronta a utilizar.... será de 3 litros para 1? ou será ainda mais? em quanto é que estamos a falar no final do mês em consumo efectivo de água? eu estou fora deste problema porque uso água da torneira para as reposições ( a agua da minha zona assim o permite). mas acho que para uma correcta avaliação dos prós e contras de cada uma das hipóteses temos de ver todos os factores. Cumprimentos Mário Marques
Melo Ribeiro Publicado: Outubro 5, 2006 Publicado: Outubro 5, 2006 A quantidade de agua será de 3 para 1 ou mais. Mas, é preciso não esquecer que a água dita "suja", não vai pelo cano abaixo. Pelo menos comigo. Vai para o autoclismo, balde para lavagens, lavagem de louça, etc etc. Até para lavar o carro! Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
So_SiMpLe_ Publicado: Outubro 7, 2006 Autor Publicado: Outubro 7, 2006 Pois, esse consumo de água, com um rendimento baixo da osmose tambem dá gastos um pouco elevados em água. E já agora, as materias que compoem a osmose não têm de ser mudadas? não sei como sao por dentro, resinas, carvao? Não tem de ser renovadas? Cumps
paulo duarte Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Tive foi a preocupação de ver se a agua foi destilada por osmose inversa! Não haverá aqui alguma confusão? A água pode ser purificada por destilação ou por passagem por Osmose inversa. Uma coisa é totalmente diferente da outra... Cumprimentos, Paulo Duarte
sea_man Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 Boas reavivando este tópico será que a água proveniente do reservatório de uma máquina de secar roupa não poderá ser usada nas reposições?? O meu reservatório é de plástico...
Duarte Conceição Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 Boas reavivando este tópico será que a água proveniente do reservatório de uma máquina de secar roupa não poderá ser usada nas reposições??O meu reservatório é de plástico... Boas. De onde vem a água nas máquinas de secar a roupa? Pergunto isto porque não tenho nenhuma É algum tipo de aproveitamento da roupa molhada? Nesse caso está absolutamente fora de questão por causa dos detergentes ... É da condensação que se forma aquando do processo de secagem?? Cumps DC
Luis Rodrigues Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 Boas eu não arriscaria. Poderá vir com vestigios de detergente o que não será muito saudavel...
sea_man Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 Pois estava a esquecer-me dos detergentes... mas eu também não sei bem como se processa o ciclo daquela água, até chegar ao reservatório. Calculo que seja por evaporação , se assim fôr será que os detergentes também evaporam? :D
Duarte Conceição Publicado: Dezembro 22, 2006 Publicado: Dezembro 22, 2006 Pois estava a esquecer-me dos detergentes... mas eu também não sei bem como se processa o ciclo daquela água, até chegar ao reservatório. Calculo que seja por evaporação , se assim fôr será que os detergentes também evaporam? :D Como te disse não percebo nada de máquinas de secar a roupa mas faz-me todo o sentido que ao utilizarem o calor para forçar a evaporação da água da roupa tragam também atrás as "moléculas" dos detergentes e lexívias que se utilizam nas lavagens. Por isso nem penses no assunto! Mais vale experimentares água da torneira tratada com o Seachem Prime ou o Biomarol da JBL. Abraço DC
octopus Publicado: Dezembro 27, 2006 Publicado: Dezembro 27, 2006 Boas, Pessoal, Eu continuo a achar que uma Osmose Inversa, é um bom investimento. Basta uma tipo a minha, que faz 90 l/dia. Não tenho necessidade de maior capacidade. Penso que capacidades maiores, só quem não tenha acesso a àgua do mar. No meu caso, só preciso para as reposições. Logo, esta que tenho, chega e sobra. Encho um bidon de 20 litros 1 vez por semana. Abraço, Paulo
Oinq Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 Nas contas acima a osmose fica paga num ano? então pra mim não compensa... uns garrafões de agua por semana e ta feito! Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
fjmr123 Publicado: Abril 26, 2007 Publicado: Abril 26, 2007 A água destilada não se deve por no aquário porque não tem qualquer dureza seja KH-Dureza carbonatada ou GH-Dureza Geral. O que vai acontecer é que após algumas TPAs o aquário devido ao KH ser baixo vai atingir instabilidade a nível de PH isto porque o KH tem um factor tampão em relação ao PH. Por sua vez as plantas e os peixes também necessitam de alguma dureza na água para crescer correctamente, 3-10 diria. Isto em água doce agora nos salgados não sei se é assim. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
caramelo Publicado: Junho 12, 2007 Publicado: Junho 12, 2007 nao vale a pena andar a inventar .so agua de osmose inversa e que se deve utilizar nos nossos reef
caramelo Publicado: Junho 12, 2007 Publicado: Junho 12, 2007 nao vale a pena andar a inventar .so agua de osmose inversa e que se deve utilizar nos nossos reef
Recommended Posts