zx-9r Publicado Outubro 3, 2006 Share Publicado Outubro 3, 2006 Boas, Estou a pensar aderir a este hobby por vários motivos, desde melhorar esteticamente uma divisão da casa, gostar de animais, etc. Tenho é algumas duvidas próprias de quem se inicia no assunto... 1) Estou a pensar comprar um aquário com 60cm de comprimento... será demasiado pequeno? 2) O aquário vai ficar mesmo ao pé da cama. Será que o barulho provocado pelo filtro será notado ou existem filtros que são praticamente silenciosos? E já agora o filtro é suposto estar 24h ligado por dia ou é só de vez em quando que se liga? 3) O aquário desde que tratado correctamente não liberta cheiro desagradável correcto? obrigado pelas dicas desde já Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Valter Silva Publicado: Outubro 3, 2006 Share Publicado: Outubro 3, 2006 Olá e bem vindo ao forum. Espero que te divirtas por cá :D Relativamente ao tamanho, 60cm parece-me pouco... começa pelo menos com 1m... Além de tudo, daqui a uns meses vais querer um maior, independentemente do qual comprares agora O Filtro é para estar 24H por dia ligado, senão as bacterias tão importantes ao aquario que nele residem vão morrer por falta de oxigenio. Para saberes mais sobre bacterias vai a http://faq.thekrib.com/pt/ Quanto ao barulho, rapidamente te habituas.... Os filtros de melhor qualidade são mais silenciosos, mas se fores como eu a dormir vão incomodar-te.... :D Quanto ao cheiro, não deita qualquer cheiro quando bem tratado. Abraço Valter Citar Anti-BAD KingFish AKA AngelFish :D Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
seraph Publicado: Outubro 3, 2006 Share Publicado: Outubro 3, 2006 Boas, antes demais bem vindo vamos por partes: 1-o Aquario que se deve adquirir deve ser sempre o maior possivel, quanto maior for mais fácil será equilibrar os niveis de agua. Claro que tens de ter umas noções do que é começar um aquario, sobre isso podes ler este site: http://faq.thekrib.com/pt/ 2-O barulho que vais ouvir é o normal um poquinho, eu tenho 2 aquarios no meu quarto um com dois filtros internos e o maior com um filtro de decantação e um exterior e o barulho é quase nulo, no principio notas mais mas depois já nem reparas 3- Não nunca um aquario nunca deitara cheiro algum, um aquario não é nenhum tartarugario :D no meu caso no principio notas um cheiro a aquario que não sei descrever mas é agradavel! :D Mais uma vês bem vindo a este hobbie magnifico :D (um conselho preenche o teu perfil, facilita no futuro) Citar :\ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 3, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 3, 2006 a questão é que na divisão que o vou por nao posso ter um maior que 60, 70 cm... qto a ter um maior no futuro, sim, daqui por uns tempos quando mudar de casa. mas visto ser um completo novato no assunto pensei que podia ir ja ganhando conhecimentos e apreciar o hobby com um modelo de 60cm... penso que uma boa solução será comprar um kit numa loja que tenha credibilidade... tive recentemente na pet fil e estavam la umas lojas das quais trouxe o contacto e estou a pensar visitar em breve. quando tiver mais duvidas, que hão de surgir brevemente ponho aqui. mais uma vez obrigado pela ajuda Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Antunes Publicado: Outubro 3, 2006 Share Publicado: Outubro 3, 2006 penso que uma boa solução será comprar um kit numa loja que tenha credibilidade... tive recentemente na pet fil e estavam la umas lojas das quais trouxe o contacto e estou a pensar visitar em breve. Errado! Aquário em kit e a não ser que seja de uma marca decente (e nesse caso pagas e bem) é a pior compra que podes fazer. E é a pior compra porque, como muito pouco tempo depois descobrirás, o filtro é fraco e tens de comprar melhor, a iluminação é fraca e tens de comprar melhor e o termoestato é uma lotaria... pode ser "de guerra" ou pode simplesmente colar e presentear-te com peixe cozido. O melhor que tens a fazer é comprar o aquário só em vidro e depois comprares filtro, iluminação e termoestato à parte. Fica-te mais caro no arranque mas só gastas o dinheiro uma vez. De resto... os sites que te indicaram, o resumo que está como inamovivel aqui neste forum e os restantes subforuns são o teu melhor apoio. A ajuda pode demorar um ou 2 dias a vir mas vem Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo pereira Publicado: Outubro 4, 2006 Share Publicado: Outubro 4, 2006 Boas, Concordo plenamente com o que os colegas referiram e faço minhas as suas palavras. Aconselho também a ver ( não sei o nome técnico) daqui do site links onde se pode comprar material novo ou semi novo com bastante qualidade e sempre poupas umas coroas para um projecto mais arrojado. Boa sorte para este novo hobby, vais constatar que é fascinante e relaxante ver a evolução dos projectos. Mas atenção a pressa é a maior inimiga do aquariofilista! Abraço Paulo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 4, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 4, 2006 por acaso vi no canal de IRC aqui do forum #aquariofilia que no carrefour está uma promoção dum kit Aquapor por 50 e tal euros. Mas talvez de facto o equipamento que trás não seja grande coisa. As lojas na zona de lisboa que tenciono visitar talvez amanhã são uma num CC em Odivelas - a qual estava na Pet Fil e me pareceu ter bastante material e pessoal competente -, e outra em Benfica (não sei se se pode dizer os nomes ou é considerado publiciadade). Vou ver o preço de um aquario de 60 - 70cm de comprimento, e juntar o valor do restante equipamento fundamental. Já agora, filtros de água recomendam exteriores ou interiores? faz-me um bocado confusão por uma coisa que está ligada à electricidade dentro de água mas isso vai ter que acontecer também com o termostado... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo pereira Publicado: Outubro 5, 2006 Share Publicado: Outubro 5, 2006 Oi, fica o meu conselho, sou do Porto e não conheço nada de lojas de aquas por aí, mas decerto há pessoal que te pode aconselhar lojas da especialidade onde talvez compres material de melhor qualidade e talvez até mais em conta. Uma analogia um pouco parva - Uma coisa é comprares um pc já montado, e outra é montá-lo tu ao teu gosto com as tuas necessidades. Não tenhas pressa vai com calma que de certeza vai haver malta da tua zona que te vai dar umas dicas Fica bem Abraço Paulo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 7, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 7, 2006 Olá novamente a todos e obrigado pelas respostas. @ Nuno Antes: de facto acabei por optar por um kit mas de uma marca que me recomendaram, Rena. Penso que neste caso terá sido uma compra aceitavel não? de seguida, fotos do primeiro habitante e as specs do aquário (kit Rena Aquarama 60 Max) Tamanho de aquário : 60*30*42 (67 Litros embora parte esteja ocupada pelo biofiltro) Aquecimento: 1*50W Iluminação : 1* 15W Filtragem : 300 L/h interno Fauna: 1 Plecostomus Flora: Feto de Java (Microsorum pteropus) Vallisneria americana Rotala macrandra Limnophila sessiliflora Bacopa caroliniana Planta que não sei o nome Recomendaram-me este peixe para iniciar o aquário devido a ser um peixe resistente. adquiri areão neste tom relativamente claro e o peixe é escuro, gosta de estar na madeira e colado ao filtro... será que é compativel com esta cor de areão? é que a comida está la no fundo e ele ainda não foi la p.s. obrigado ao senhor que me mandou pm a para me ajudar a ir a uma loja e ajudar a escolher mas é que entretanto já me tinha comprometido com outra loja. mas não podia deixar de agradecer a disponibilidade e simpatia deste utilizador do forum edit: nova foto do aquario, mais pequena e com peixe ja identificado e planta fora do vaso, segundo sugestão. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JOSE Publicado: Outubro 7, 2006 Share Publicado: Outubro 7, 2006 já estás a começar a cometer erros esse peixe só deveria ser introduzido no minimo dentro de uma semana,faz um favor a ti proprio e afasta-te de lojas de aquariofilia por 15 dias e vai pesquisando e lendo muito aqui no forum. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 8, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2006 Eu pelo que li aqui no forum e noutros sites deveria começar inicialmente apenas com um peixe resistente para iniciar o ciclo do azoto. Na loja disseram-me que este peixe de fundo (que não sei o nome) era uma das espécies indicadas para iniciar o aquário. Então não é adequado para começar o "ecossistema" do meu novo aquário? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oshum Publicado: Outubro 8, 2006 Share Publicado: Outubro 8, 2006 Boas Na minha opinião devias dar no minimo uns 15 dias antes de comprares o primeiro peixe. Outra coisa...não posso afirmar mesmo porque não se vê bem mas se isso for um plecostomus, terás mais tarde que te desfazer dele porque cresce demais para o espaço que tens. Por ultimo e deviam ter-te informado na loja as plantas não devem ser plantadas com o vaso e lã...isso acaba por se degradar e estraga-te a água, além de que a raiz assim não desenvolve tão bem. Vê aqui: http://www.tropica.com/default.asp Pesquisa um pouquinho mais para não te induzirem em erro Que tenhas bons avanços, Citar Vânia Santos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 8, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2006 Obrigado pela ajuda Oshum. Já retirei a planta do vaso, tal como o algodão, e plantei-a de modo a ficar com as raízes submersas no areão. Pus o temporizador para ligar a luz diariamente entre as 12h00 e as 21h00. Serão 9 horas diárias de luz (uma lampada de 15w) indicadas para este aquario, plantas e peixe? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David de Jesus Publicado: Outubro 8, 2006 Share Publicado: Outubro 8, 2006 Boas, A planta que retiraste do vaso é um Feto de Java (Microsorum pteropus) e a melhor forma de a colocar no aqua não é enterrando as raízes, que assim tendem a apodrecer, mas amarrá-la sobre um tronco ou uma pedra - faz-se fácilmente com fio de pesca. O que o colega disse em relação ao Pleco é verdade (a grande maioria das espécies fácilmente chega aos 30 cm, e a que tens provavelmente é dessas) daqui a algum tempo tens um "alien" colado ao vidro do aquário (salvo seja, os bichos até são simpáticos mas num aqua desse tamanho vai ficar demasiado em evidência, além de que não é saudável para ele)! Já agora, posso estar enganado, mas esse areão faz-me lembrar um areão calcário que tenho num aqua, devias verificar se é inerte ou não pois isso pode-te condicionar os parâmetros da água. Boa sorte. Citar Cumprimentos, David de Jesus http://peixedourado.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 8, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2006 Mas será que daqui por uns meses/anos(?) quando o pleco começar a ficar demasiado grande para o aquario não haverá possibilidade de trocar por outro peixe mais pequeno com pessoas que tenham aquários de superiores dimensoes? Ou este peixe não é muito popular entre os aquariófilos? Quanto ao feto de java vou entao tentar prende-lo a este tronco escurecido que tenho no aquário... não haverá outra alternativa ao fio de pesca como método para o prender? não sei se o areão é inerte (?), foi o que me venderam na loja. fiz um teste ao ph 2 dias depois de estar montado o aquario e deu o valor de 7.4 o que parece ser normal para Lisboa, penso eu. cumps edit: já agora, a planta da frente parece ser uma Echinodorus Ozelot green correcto? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 10, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 10, 2006 Mais umas questões aqui do novato Quando é que sabemos que o ciclo do azoto se deu e o aquário está pronto a receber os seus habitantes? e apos o ciclo convem introduzir os peixes progressivamente ou podem-se por por exemplo logo 4 ou 5 de uma só vez? Normalmente pelo que li é 15 dias, 3 semanas, um mês.... mas não dá para saber pelos valores dos exames de pH, Nitritos e Amónia? Outra coisa, o que é um tpa que ouço falar aqui tantas vezes? cumps! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Cruz Silva Publicado: Outubro 10, 2006 Share Publicado: Outubro 10, 2006 Olá! mas não dá para saber pelos valores dos exames de pH, Nitritos e Amónia? Dá para saber, quando te aparecerem valores de nitratos, e tiveres os restantes (amónia e nitritos) a zero ou com valores reduzidos. Outra coisa, o que é um tpa que ouço falar aqui tantas vezes? TPA= Troca Parcial de Água Citar Abraços Zé Néo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 10, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 10, 2006 okey, obrigado pelo esclarecimento Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 13, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 13, 2006 amanhã vou comprar um teste de nitratos então, após ter o aquario há 1 semana com estas 2 plantas e o pleco... se tiver entao nitratos e nitritos e amonia a zero é seguro comprar mais uns peixitos? outra coisa, o pleco anda a ratar-me as folhas do feto de java... apesar de eu lhe dar comida para peixe de fundo (1 quarto de comprimido por dia visto o pleco ser ainda minusculo)... é normal? e esta planta que tenho à frente no aquário (alguem me pode dizer a espécie), hoje reparei que tinha um bicho muito pekeno redondo a trepar pelo caule... este bicho poderá ser perigoso para a flora e fauna do aquário? obrigado pela ajuda ! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Outubro 28, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 28, 2006 Fotos e actualização do aquário em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=51565 cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zx-9r Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Share Publicado: Dezembro 7, 2006 tenho algumas duvidas sobre quais os extras recomendados para aquários "saudáveis" e gostava de ter a vossa opinião... o setup do aquário já o referi acima... (fauna e flora actualizados no link acima também). será que melhorava as condições do aquario se comprasse uma bomba de ar? ou recomendam antes um difusor de oxigénio ou CO2 ? que "extras" acham mais importantes além dos fundamentais filtro, aquecimento, luz e termómetros? cumps e obrigado edit: já agora uma duvida... estão no vidro do aquario varias "bolinhas" esverdeadas, estive a tentar tirar e não pareceu fácil. os otos e pleco às vezes andam de volta daquilo mas não tiram... para tirar este tipo de algas tem que ser à base daquelas "coisas" com lâminas? edit2: já descobri o truque do cartão de crédito para raspar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts