Duvidas na iniciação de Plantado


Nelson Serra

Recommended Posts

Devido a algumas tentativas menos felizes de realizar um plantado como deve ser, decidi pedir alguma ajuda.

 

O aquario vai ter 80*40*40=128L Brutos

 

Tinha pensado numa coisa assim deste género.

 

Pic_10074_1.jpg

 

As bolas do lado direito são pedras. :wink:

 

já mandei vir os testes de PO4 e de CO2 e tenho o de NO3 para começar a monitorizar melhor o aquario.

Vou ter também Co2 de botija e um filtro eheim 2213.

A fertilização vai ser feita com componentes quimicos que já tenho.

 

1ª duvida- devido à plantas que vou ter, anubias, cryptocorines, eleocharis acicularis,musgo e cyperus "helferi", devo ter substrato fertil? a mim parece-me que sim, principalmente devido à eleocharis.

 

2ª duvida- a Luz!!! tenho 2 hipoteses 2*55W PC (110W total) ou 3*36WPC(108W), parece-me que mais iluminação do que isto irá ser demais. Acho que a opção 3*36W irá distribuir melhor a luz pelo aquario.

 

3ª duvida- Gosto muito da didiplis Diandra mas não sei bem se se enquadrará bem neste aquario, se acharem que sim, onde a colocar?

 

4ª duvida- no caso de por substrato fertil que quantidade devo por, por cima vou por ADA Soil africana.

 

5ª duvida- a transição das pedras para a eleocharis acham que fica bem só assim?

 

Por agora é tudo, mas vão surgir mais dúvidas.

Todas as sugestões para melhorar o aquario são bem vindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mister Serra,

 

1ª duvida- devido à plantas que vou ter, anubias, cryptocorines, eleocharis acicularis,musgo e cyperus "helferi", devo ter substrato fertil? a mim parece-me que sim, principalmente devido à eleocharis.

 

certo

 

2ª duvida- a Luz!!! tenho 2 hipoteses 2*55W PC (110W total) ou 3*36WPC(108W), parece-me que mais iluminação do que isto irá ser demais. Acho que a opção 3*36W irá distribuir melhor a luz pelo aquario.

e a temperatura?, é que é bastante importante, não é só cumprires a regra 1w/l vê em http://aquaideia.no.sapo.pt/art4.htm e em http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/artigos.htm que de certo vais ficar com mais conhecimentos para iluminação de plantados

 

as outras não te sei responder

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais