lenitita Publicado: Outubro 11, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2006 obrigado... vou voltar a fazer nova tentativa...mas agora só amanhã e com uma máquina de gente... Citar Helena Covas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Castanheira Publicado: Outubro 15, 2006 Share Publicado: Outubro 15, 2006 Boa tarde a todos. Lenita, eu não me vou alongar muito e espero que percebas que nas palavras que vou escrever não te estou a atacar ! ( Quem me conhece sabe que sou directo, digo o que penso e sempre o mais cortês possivel ) Ainda não percebi se estas no gozo ou a "escrever" a sério, se estas no gozo sugeria "moverem" isto para o offtopic, se estas a "escrever" a serio peço desculpa mas deves prestar mais atençao às dicas que te deram, mas vou continuar... Partindo do principio que estas a escrever a serio, parece-me que apos o 1º "peixicidio" não aprendeste nada! :D Apesar de todos os conselhos voltaste a cometer o mesmo erro, encheste o aquario novamente de peixes desta vez de agua quente e puseste as orandas cometas, etc.. num aqua de 10 lts!!! , fazes ideia do tamanho de uma oranda em adulto? E não te desculpes com o tamanho que têm agora, porque quando os aquarios são pequenos o crescimento dos peixes fica atrofiado ( imagina colocarem-te quando pequena numa caixa tambem pequena e eventualmente libertarem-te com 20 anos, como achas que sairias? Atrofiada certamente!). Agora vamos ao aquario quente, mais uma vez não deste qualquer importancia ao que disseram, deixas-te o aquario ciclar? Foste introduzindo os peixes aos poucos? Tens muitos peixes para o volume do aquario! Acerca dos peixes serem muito calminhos, pudera, mal se mexem! ( se derem um impulso para qualquer lado batem no vizinho , logo mais vale estarem muito sossegadinhos, no seu cantinho ou por tras duma planta! Embora quando estiverem ambientados ja andem a bater uns nos outros, vão parecer peixes de exposiçao, conheces a especie?) Para observares o verdadeiro comportamento, tens que lhes dar espaço, vais ver que é muito divertido diria mesmo fascinante, observar rituais, hierarquias, etc ... Não queiras fazer do teu aquario um aquario de venda de uma loja, carregado de peixes, porque a loja é um sitio de passagem e em que a esmagadora maioria dos peixes são deixados à sua sorte ( o pensamento é: "se morrerem... paciencia importamos mais" ). Escrevi desta forma " dura", porque tu pareces não ler o que membros como o mr. p escrevem para te ajudar ( ou melhor... leitura selectiva ), pois eles escrevem e tu continuas a tua prosa como se eles não tivessem escrito nada. Afinal queres uma ajuda e dicas, ou queres apenas "narrar" a tua experiencia em aquariofilia ? ( que a continuares assim, vai ser muito má!) PS: Para o membro Deman: Qual a tua intençao ao escreveres: "é possivel, da muito mais trabalho... fotografias, uma imagem vale mais que mil palavras... com tantos peixes no aquario nem se notava quando um morria..." Deves ter um aquario assim sobrelotado para falares com tanta certeza, diria mesmo num tom infantil e gozão! Se tiveres um aquario assim sobrelotado, manda-me fotos dele que eu terei todo o gosto em comentar o teu aquario mas de forma muito mais rigorosa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lenitita Publicado: Outubro 16, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2006 boas... antes de mais quero aqui dizer que não venho para aqui gozar nem nada que se pareça... quanto aos peixes de água fria, apenas fiquei com um que se encontra nos aqua de 10L... antes da colocação dos peixes de água quente o aquário ciclou, estando os valores de amónia, ph e nitratos dentro do correcto...foi feita uma ambientação dos peixes à temperatura da água ainda dentro dos sacos de transporte, depois coloquei alguma água do aquário dentro dos ditos sacos e após cerca de 30 minutos é que os coloquei no aquário... quanto à quantidade de peixes a mesma está desta forma com indicação da própria loja de aquáriofilia cujas pessoas confio e que são aquariofilistas à mais de 15 anos...não estou com isto a desfazer nada do que me disseram até agora... segundo também já indiquei a intenção é passar todos os meus amiguinhos para um aqua maior... os meus amiguinhos neste momento não estão parados no aqua, dão as suas voltas, e não batem contra os vidros...dão-se todos bem, sem ataques uns aos outros... todos são livres de fazerem os comentários e darem as ajudas e dicas que entenderem e acharem correctas...da mesma forma como todos são livres de as aceitarem e fazerem...até ao momento tenho lido tudo o que dizem e também o que vejo noutros tópicos e com isso tenho feito alterações, mas não podem esperar que faça logo tudo o que vocês querem ou dizem para eu fazer...as coisas tem que ser com calma, e eu não me vou desfazer de nenhum dos meus peixes só porque dizem que o aqua está sobrelotado, o que vou fazer é aumentar o espaço onde os mesmos se encontram... não sou apologista de me livrar de animais...sou sim apologista de arranjar as melhores condições para que possam viver bem, e é isso que estou a tentar fazer, estando já à procura de um aqua maior para eles... não encarem este meu texto como uma afronta a quem deverá saber mais do que eu a nivel de aquariofilia...mas lembrem-se que poderá haver pessoas que saibam mais que vocês e que no entanto não falam da forma como tenho lido algumas coisas...como por exemplo, o sr.rui da Ruimar, loja aberta desde 1973, ele é aquariofilista desde antes da abertura da loja, que disse que está à mais de 40 anos nisto e mesmo assim é um iniciante... Citar Helena Covas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo Castanheira Publicado: Outubro 16, 2006 Share Publicado: Outubro 16, 2006 Ola lenita :D Como ja percebi, não tens duvidas apenas certezas, e como tal desejo-te as melhores felicidades no hobby e bem vinda. Ps: Estamos sempre a aprender até morrermos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lenitita Publicado: Outubro 16, 2006 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2006 não se trata de ter certezas... apenas o que quiz dizer foi que todos devemos ser humildes, porque por mais tempo(anos) de experiência que tenhamos estamos sempre a aprender... sejam os que estão neste hobby à dias, semanas ou meses, como aqueles que já têm anos disto... e tanto os mais novos podem aprender com os mais velhos como ao contrário... é algo que nunca é 100% igual de aqua para aqua...de peixes para peixes... eu falo não apenas pelo que tenho visto no meu aqua, falo também pelo que tenho lido aqui, pelo que tenho lido em livros, por pesquisas na net e por conversa directa com aquariofilistas de diversas idades... duvidas todos temos, eu tenho dúvidas como todos e por isso procuro informação para as dissipar, informação essa que nem sempre é tirada daqui... mas aqui fica o meu muito obrigado a todos... Citar Helena Covas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lenitita Publicado: Dezembro 27, 2006 Autor Share Publicado: Dezembro 27, 2006 Boas... após bastante tempo ausente deste tópico, venho aqui dizer que mudei de um aqua de 50L para um de 104L... a intenção sempre foi mudar para um aqua maior para que os meus peixinhos estivessem mais à vontade. o aqua encontra-se ciclado, foi a primeira coisa que fiz antes de introduzir os peixes, a agua utilizada foi uma parte da do aqua de 50L pois os paramentros da mesma estavam bons e assim consegui estabilizar o aqua novo com mais facilidade, embora os cuidados ainda se mantenham... vou aqui dizer quais os peixitos que tenho e sei que para alguns de vós pode parecer que estou a cometer uma grande atrocidade mas o que é certo é que todos eles se dão bem, e não tive qualquer problema... tenho um cardume com 6 cobres, tenho 3 escalares, 2 coridoras, 4 danios zebra, 4 guppys, 1 colisa chuna, 2 bettas(m+f), 2 mollys(ainda pequeninas) e uma rã... tenho 4 variedades de plantas, uma delas é a valisnéria e as outras não sei...tenho musgo de java, e três rochas vulcânicas (é pouco mas assim que houver oportunidade serão colocadas mais algumas... neste momento é assim que o meu aqua está... a minha oranda ainda sobrevive e tenho um outro betta que está no aqua de 50L, pois teve olho de popey e ainda está em recuperação, mas não irá para o aqua grande pois um dos que me venderam por femea afinal é um macho, estiveram o 3 sempre juntos sem qualquer problema mas não quero arricar agora pois o outro já está habituado a estar sem rival... Citar Helena Covas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts