Recommended Posts

Publicado

oi.....

Eu tenho dois aquas, um de 200lt e um de 50lt

no de 200 tenho quatro escalares , quatro rams e um bala

no de 50 tenho um casal de apistogrammas viejita que estam a acasalar, dois otos, e dois discus de 5cm....

A Duvida é -

como devo de mudar as coisas ? colocar dois dos escalares adultos no aqua de 50 lt e colocar os discus no de 200lt .......

Ou

Dividir o aqua de 200 em dois um lado para escalares e outro para os discus?

a qualidade da água é igual nos dois aquas:

ph-7/6,9

kh-3

nitritos-0

amónia-0

Gh- 20dgh

a dureza geral está um pouco alta mas estou a pensar em usar turfa para amaciar a água.....

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

• Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas,

Então já vais no segundo discu? É difícil de resistir eu sei :lol: .

Mantenho o conselho: 200 litros para os discus (os rams podem ficar) e escalares e bala para a loja de animais. Pode ser que os consigas trocar por uns cardinais ou corydoras :lol: . Os discus gostam de ser os presidentes da sua junta.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Dividir o aqua?!

Desaconselho.

Dividir os animais?

Primeiro mudas para o grande o que queres depois mudas os escalares para o peq.

Mas acho que vai haver animal a + no de 50 ltr.

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Publicado:

pois dividir o aqua é bad :lol:

no de 50 lt pensei apenas colocar lá o casal de escalares com o casal de apistogramas viejita e no grande ,200lt, deixar lá um que tenho com 4cm e outro com 8 (escalares) com os discus, talvez assim se deem bem , pq o problema é mesmo o casol de escalares , macho 18cm e femea de 14, que altamente territoriais, e agressivos......

acham que 3 a 4 discus ficavam bem com dois escalares pequenos , um de 4cm e outro de 8cm???????????

os discus têm 5/6cm

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

João,

A convivência entre discus e escalares é uma daquelas discussões do estilo "sexo dos anjos" na aquariofilia. Quem desaprova (grupo em que me incluo) acha que os escalares são prejudiciais aos discus por duas razões: a) são mais agressivos, nomeadamente na hora da alimentação, o que pode intimidar os discus, stressá-los e prejudicar o seu crescimento. b) Os escalares são mais resistentes a certos tipos de doenças, nomeadamente de origem parasitária. isto torna-os potenciais portadores sem sintomas de doenças que podem dizimar uma população de discus. A decisão de arriscar ou não é tua...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

o problema dos parasitas tá a ser resolvido com esha2000 , tou a fazer um tratamento preventivo , para nao ter problemas parasitarios, fungicos ou bactérias........ o problema tá na agressividade dos escalares....... mas como disse talvez deixando apenas os escalares pequenos, estes se habituem á presença dos discus , e talvez crescendo juntos , podem vir a tolerar-se.........

Vamos ver o que isto vai dar....

Obrigado

Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

escares e discus n é uma boa ideia.... :wink: poe os discus no de 200l e os escalares ou no de 50 ( apesar de ser pouco espaço) ou entao tanta troca-los onde os compraste por neons ou cardinais etc , os ramirezis podem ficar com os discus que dao-se bem! abraço!

Publicado:

já tenho os escalares á muito tempo , foram os meus primeiros peixes, por isso tem valor, nem que seja sentimental, por isso não me posso livrar deles assim......´ainda pensei em dividir o aqua de 200 com uma rede tipo mosquiteiro, assim poderia manter apenas um filtro , uma bomba e um aquecedor, acho que poderia ser uma boa ideia , não????????????????????????????????

Opinem

Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

O teu problema é fácil de resolver, monta outro aquário.

Todo o humano é capaz, com boa vontade e bom senso até um incendiário é bombeiro.

Publicado:

estive a pensar nisso, se calhar montava mais um de 50 lt, assim ficava com dois de 50 um para o casal de escalares, e outro para os restantes, o de 200 ficava exclusivo para os discus, neste momento já tenho 3, ontem adquiri mais um .

2 azul turquesa

1 marlboro red

eles estao num aqua com um casal de apistos viejita que a femea já colocou ovos, logo , sendo este peixe o fabform II , a especie mais rara e sensivel destes apistos, com condiçoes da água iguais ás dos discus.

quero dizer com isto que se estes se reproduzem logo a qualidade da água é excelente........logo os discus não devem ter problemas com a água né......

Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Tens razão em relação à qualidade da água por agora, mas não te esqueças que se queres que os discus se desenvolvam bem, vais ter que os alimentar bem e a regra é: quem muito come, muito cag… e por ai os valores do teu aqua de 50 vão se deteriorar bastante.

Se já tens 3 discus, não tens muita hipótese => aqua de 200 com eles!

:roll:

Publicado:

não propriamente.....

Faço tpa de 10 a 15 lt (no aqua de 50) de 3 em 3 dias , por vezes 5lt de dois em dois dias, com sinfonagem é claro, tenho doisfiltros no aqua, um de 400l/h e um de 250l/h por isso nao fico muito preocupado........

Mas acho que o melhor é mesmo mudá-los para o de 200 mas nao o queria fazer já pois, eles estam no aqua á dias e nao queria começar já a transferi-los, pois um dos discus ainda nao come, vou esperar cerca de uma semana para eles estabilizarem, mudá-los já seria uma carga de stress muito grande, pois assim mudariam de casa duas vezes numa semana, tenho medo que stressem ..........

Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas.

Sendo breve....

Aqua de 200 lt para os discus, não há outra hipótese.

Com ou sem escalares é opção tua.......eu diria NÃO aos escalares.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Oi, olhem fiz a troca tranferi os discus para o aqua de 200lt, e retirei os escalares, para outro aqua , ontem, quando libertei os discus estava tudo optimo, eles ambientaram-se bem, pois começaram logo a nadar pela parte da frente do aqua, até ai tudo bem , e a explorar a nova mansao deles, só que hoje , já eles acordados, liguei a luz do aqua , e eles dispararam, pareciam flechas dentro de agua, tb me assutaram , desliguei logo a luz, a iluminaçao nem é tao forte quanto isso, são duas lampadas de 30watt, o que me aconcelham a fazer em relaçao á iluminaçao, pois o aqua tem algumas plantas que necessitam dessa luz, echinodorus bleheri, e anubias barteri e nana...

Como posso eu solucionar o problema, de modo a reduzir ao maximo o stress dos bichos com a iluminaçao?????

ouve quem disse para fazer tratamento de choque , deixar as luzes ligadas por 36horas, mas tenho as minhas reservas em relaçao a isso...

Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas.

Como é lógico qualquer "pessoa" estando na escuridão a dormir e de um momento para o outro leva com 60w de luz na "fronha" :) .

Tens varias hipoteses:

- Antes de acenderes a luz dá-lhes luz natural.

Acende primeiro uma luz de presença fraquinha

etc., etc., etc..

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

eu sei, como disse eles já tavam acordados, pois já tinham alguma luz, tanto que os outros habitantes se alimentaram na boa, acho que eles nao estam habituados a luz artificial, pois tinha-os apenas com luz natural.....foi um erro que cometi acho.....o problema é que as 7 da manha ainda nao tenho luz natural, e tenho de os alimentar a essa hora , pq depois vou trabalhar, e passo 8 horas fora de casa.

pensei em mudar o fuso horario aos meus meninos???? acha boa ideia???

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas.

Vais a uma loja chinesa e compras uma luz de presença.

1º acendes a presença e 10min depois a outra.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Ok , assim farei...... eu tenho uma calha da aquapor de 10 ou 15watt que é bem capaz de dar conta do recado acho...... outra coisa, tenho um filtro externo de 1200lt/h no qual coloquei uma barra de aspersão com bastantes orificios criando a troca gasosa á superficie, tb tenho uma bomba de circulaçao de 700lt/h que desliguei causando por consequencia uma grande quebra no movimento superficial da água, será que assim tá ok, ou ligo a bomba????

tenho dois azul turqueza e marlboro red, destes hoje ainda nenhum comeu, talvez devido ao stress de estarem num habitat novo e companhia nova, Rams, e um bala nervosinho, mas o marlboro red desde que o comprei ainda nao o vi a comer apenas enguliu ums poucas larvas de mosquito, será que é devido a stress ou será que é por talvez estar habituado a outro alimento??? já tentei coraçao de boicongelado da ruto, e ele nada os outros agradecem, tento com granulado da jbl e ele nada mas os outros nao dizem que nao, larvas para os outros é uma iguaria e para ele nem por isso.... como faço o gajo comer qualquer coisa????

tenho medo de o perder pois o gajo é bem lindo e quando mudou de casa foi o primeiro a fazer a exploraçao da nova casa e o primeiro a parecer na frente do aqua , seria por causa do tamanho do aqua em que estava?????

Desculpe lá estas questoes da treta , mas quero ter a certeza que estou a fazer tudo como deve de ser, e obrigado pela sua disponibilidade para responder ás minhas questoes

Obrigado

Joao

Joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Bom dia,

Eu optei por ligar as luzes do aqua das 12 às 24.

Tive que comprar um alimentador automático, que faz imensa porcaria, não é o ideal mas garante-me que pelo menos maior parte deles é alimentado várias vezes ao dia.

E tem a vantagem de que como eu chego a casa perto das 20, conseguir dar-lhes comida congelada e conseguir “acompanha-los” ainda umas 4 horas por dia.

A desvantagem é o preço dos ditos alimentadores! Xiça!

Abraço

Miguel

Publicado:

é uma boa ideia, das 12 ás 24, eu tenho um alimentador da eheim, que é muito bom

obrigado

joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

Boas.

Tentar po-lo a comer com "larvas de bichinhos de agua doce" é como apagar um incendio com gasolina. :twisted: (as larvas vêm infestadas de parasitas).

Os discus demoram algum tempo na habituação à nova residencia.

Em peixes pequenos não será tão normal.

Em caso de duvida flagyl 2 comp/100 lt 2 vezes ao dia durante 4 dias.

Antes de cada adição ligeira TPA.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

).....

Dado o pouco "caroço" existente nos bolsos portugueses os importadores de discus estão-se a virar para o mercado asiático.

Por qualidade :D :D

NÃO..... pelo preço :twisted: .

Os peixes asiáticos são maus :D :D

NÃO....SÃO OS MELHORES :twisted: só que esses eles não compram, são CAROS.

Eles compram é o LIXO 8) .

Ora a peixaria made in China, Singapura, Malasia, Tailandia, Indonésia é criada em ph's baixos, muito baixos, e com a "acidificação" natural durante o transporte chega ao nosso país, umas 36h depois de terem sido empacotados e com ph, algumas vezes abaixo de 5.

Os nossos brilhantes importadores, segundo sei "estimulam" os peixitos a passar lentamente (aí 15 minutos :twisted: ) de ph 5 para ph 7 a 7,5.

Não há TUBARÃO que não abane :D

Na minha opinião, nas lojas discus com 5/6 cm a preços abaixo de 20€ é de pensar não DUAS mas MIL vezes.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

João,

Acho que baralhaste o tópico, mas de qualquer das formas deixa-me pôr-te uma dúvida: método mais eficaz para o Flagyl, diluído na agua ou empapar a comida com um comprimido?

Eu continuo a fazer RCV ao snakeskin lá de casa e a verdade é: só quando ponho sal no aquário o tipo mostra algumas melhoras.

E relativamente à questão asiáticos/alemães, eu se pudesse comprava tugas! Mas e arranjá-los? É quase uma cena underworld encontrar criadores portugueses e quase uma cena de filme comprar a criadores portugueses! Faz lembrar o tempo em que o pessoal ia comprar vinho a martelo na garagem do amigo do amigo… :lol:

Estou convencido que a coisa é capaz de mudar com o tempo, mas até lá…

Abraço,

Miguel

Publicado:

O marlboro red , é tuga, produçao caseira, que adquiri no momento em que chegaram á loja...... em relaçao aos parasitas ,creio que esteja tudo bem até pq os outros discus e os outros peixes estam muito bem a comer bue e a mandar poias abusivas de cor castanho avermelhado.... desconfio que ele nao coma devido aos cuidados que teve, pois acredito que tenha sido maioritariamente alimentado com comida viva e papa para discus, outro problema é que este provem de aquarios que usam água tartada osmoticamente, os outros não, logo acho que o stress desse animal seja maior que os outros

Obrigado

em relaçao ao medicamento eu tenho o lá mas prefiro usar esha2000

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:
João,

E relativamente à questão asiáticos/alemães, eu se pudesse comprava tugas! Mas e arranjá-los? É quase uma cena underworld encontrar criadores portugueses e quase uma cena de filme comprar a criadores portugueses! Faz lembrar o tempo em que o pessoal ia comprar vinho a martelo na garagem do amigo do amigo…  :lol:  

Abraço,

Miguel

Cá em casa encontras uns....600, ainda pequenos mas daqui por 30 dias.... :D

Se os peixes comem é melhor o Flagyl na comida.

TODA a comida durante uns 8 dias.

JPM

"A Àgua continua Viva!"