Caipiro Publicado Outubro 2, 2006 Publicado Outubro 2, 2006 Boas, Tenho 4 garrafões de 5L cheios de areia da praia do Porto Santo, no arquipélago da Madeira (para quem não sabe). Gostava de colocar no aquário, mas para isso tinha que tirar o sal todo. A areia foi colhida nas dunas, ainda longe do mar, mas com certeza deve conter algum sal. Já pensei em colocar numa panela e ferver, e repetir a fervura com água nova para ver se sai por completo. Alguém já fez isto? Será assim como estou a pensar ou têm alguma técnica mais eficaz para o que pretendo? Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
Luís Fortunato Publicado: Outubro 2, 2006 Publicado: Outubro 2, 2006 Olá. Há uma maneira, mais simples. Arranjas um recipiente grande, deitas uma certa quantidade de areia, e colocas uma mangueira a deitar água lá para dentro. Depois é ires mexendo a areia, com a água a transbordar o recipiente. Se mexeres bem, quando a água deixar de ser salgada sabes que o sal já desapareceu todo. E é 2 em 1, desta maneira lavas também a areia. Outra maneira, mais demorada, será arranjares umas quantas meias de senhora, enchê-las de areia, e colocá-las num riacho/ribeiro com água corrente Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
lOl Publicado: Outubro 2, 2006 Publicado: Outubro 2, 2006 Para complementar o conselho do colega Luis aconselho te a verificares o nivel de carbonatos da areia. Ao que parece a areia foi retirada da praia, logo há uma percentagem muito elevada da areia conter carbonatos que te vão fazer alterar os valores de ph da agua. Espero ter sido util Citar Eu Gosto de mamar nos peitos da Cabritinha
Caipiro Publicado: Outubro 2, 2006 Autor Publicado: Outubro 2, 2006 Muito Obrigado, vou tentar fazer como diz o Luís e depois se conseguir arranjar algum teste de carbonatos, faço o teste. Mas o que acham da minha ideia? Como a água a ferver elimina muita coisa, pensei que pudesse retirar o sal, mesmo o mais "entranhado" na areia. Acho que vou fazer isso com uma porção de areia, e a solução do Luís com outra porção, a ver qual o melhor resultado. Depois digo qual o melhor resultado. Mas fico aberto a mais opiniões, quem souber algum método que se possa utilizar, é benvindo a opinar. Força aí! Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
Luís Fortunato Publicado: Outubro 2, 2006 Publicado: Outubro 2, 2006 Olá. Colocares areia em água, ou colocares areia em água e depois aqueceres, vai produzir exactamente o mesmo efeito. Aliás, ao aqueceres e evaporares alguma da água, até vais é deixar a água mais concentrada em sal... O sal dissolve-se bem em água. Por isso, basta-te lavar bem a areia para retirar o sal. Ferver é só se quiseres matar bicharada, ou favorecer a que a água entre para dentro dos poros da madeira, etc... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo pereira Publicado: Outubro 4, 2006 Publicado: Outubro 4, 2006 Boas desculpem se estou a dizer alguma asneira, mas a forma de como o Luis resolveu o problema como se faz para lavar a areia até mesmoa areia do rio ou areeiro é uma das mais eficazes, eu no entanto, fervo sempre pelo menos duas vezes durante 45 min. após o processo referido anteriormente. Pelo que sei a areia destas bandas é quase exclusivamente silica, logo não vai alterar quaisquer parâmetros da água. espero ter ajudado e se tivesse oportunidade adorava poder ter areia de Porto Santo que perdoem a minha ignorância penso ser preta, ficando a matar num aqua. Abraços Paulo Citar
Lirio Publicado: Outubro 4, 2006 Publicado: Outubro 4, 2006 Boas, nah... é branquinha e muito rica em minerais... Caso venhas a usar as meias de senhora procura de lycra q são mais fortes que as de vidro - rompem-se logo... mas como são mais caras pede a uma amiga se tem umas mais usadas... boa sorte, Liliana Citar APK 226 *** Terapeuta de Shiatsu e Massagem Ayurvédica
Caipiro Publicado: Outubro 5, 2006 Autor Publicado: Outubro 5, 2006 ... se tivesse oportunidade adorava poder ter areia de Porto Santo que perdoem a minha ignorância penso ser preta, ficando a matar num aqua. Abraços Paulo Como diz a lírio, é branca (ou melhor, amarelinha) e não é por acaso que está entre as 5 melhores areias do mundo. Mas voltando à desalinização, hoje eu meti mãos à obra e tentei o processo do luis. Repeti o processo vezes sem conta, e após gastar muitos litros de água (a sorte foi ser do tanque), meti o dedo na água e provei. Já não me parecia haver sal na água, pelo menos o meu paladar não notou. Mas a água, se remexida, fica sempre um pouco turva, mesmo depois da areia assentar toda. Por isso acho que vou ferver para tirar toda a porcaria que há entre a areia. Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
Caipiro Publicado: Outubro 6, 2006 Autor Publicado: Outubro 6, 2006 Já fervi a areia e a água ainda ficou turva, mas acho que desta vez saíu muita sujidade, bem como o sal que restava. Penso que já está pronta a colocar no aquário. Obrigado pelas vossas opiniões. Citar Cumprimentos aquáticos, Dinarte Jesus
Recommended Posts