Recommended Posts

Publicado

....... no meu futuro Aquario um mini Lago Tanganyika ?

Sou mto "verde" nisto de peixes, até agora experiencia que tive foi só com peixes de agua fria, o motivo de escolher este tipo de Aquario para montar foi que é um dos poucos que não tem mtas plantas ou nenhumas e penso que com plantas será mais dificil de manter, fora que de todos os aquarios que tenho visto foram os deste tipo que mais me apaixonaram

Info que preciso de saber :

:D Tamanho minimo do Aqua para ter uma apresentação razoalvel sem estar tudo mto apertado.

:P Tipo de Filtro e bomba de circulação de agua.

:P Tipo de substrato e areia.

:P Tipo de rochas.

:P Quais as especies de ciclidios que habitam neste Lago.

:P Tipo de cuidados a ter com agua antes de colocar lá os peixes.

:P Onde posso arranjar info (net ou livros) sobre este Lago e respectivos peixes.

:P Outras infos que achem necessarias.

Desde já agradeço toda a info e ajuda que possam disponibilizar.

Um abraço,

Guilherme Pires

Publicado:
Tamanho minimo do Aqua para ter uma apresentação razoalvel sem estar tudo mto apertado.
Esta é simples...o maior possível :D

Tipo de Filtro e bomba de circulação de agua

Depende do tamanho de aquário que escolhas...mas preferencialmente terá que ser um filtro externo com um boa relação débito hora

Tipo de substrato e areia.
Areia da praia...Areia de Coral...enfim tudo o que faça subir a dureza e o pH da tua água

Tipo de rochas.

Calcárias com fartura.

Quais as especies de ciclidios que habitam neste Lago
Muitas :P visita www.cichlid-forum.com ou faz uma busca num motor de busca pelo nome do lago

Tipo de cuidados a ter com agua antes de colocar lá os peixes.

Para além de efectuares o respectivo ciclo do aquário deverás também assegurar-te que consegues um pH de 8.5 para cima e uma dureza bastante elevada.

Penso que será tudo.

Por último refiro-te a página do ezstyle do forum que é excelente no que respeita a ciclideos africanos...vê no perfil dele o endereço ou clica no banner da assinatura.

Qualquer coisa apita!

Publicado:

O tamanho mínimo depende e existe uma "grande" discusão acerca disso. Quanto a mim, acho que depende muito do que queres fazer: se for para manter um espécime de pequenas dimensões, um aqua de 60cm já dá - por exemplo uns trés shell dwellers; Mas quiseres colocar, por exemplo, um par de frontosas tens de ter um aqua de pelo menos 150cm!!!

Como podes ver tudo depende do que queres manter no aqua.

O filtro tem de ter bastante potência - pelo menos 6 vezes o volume do aqua (no mínimo), mas o ideal é 10 vezes o volume do aqua.

Quanto ao substracto, eu por exemplo usei areia da praia, recolhida por mim mesmo, é barato e eficaz.

Rochas, todo o tipo, logo que não tenham metais e coisas desse género.

Quanto aos espécimes vou deixar alguns link´s abaixo onde poderás procurar tu mesmo. :D

Os cuidados são iguais para todos os aquas.. dar tempo para que ele cicle.

Aqui vão os links:

http://www.apciclideos.org/

http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/

http://www.amateurcichlids.com/

http://www.cichlidae.com/catalogue.html

E claro está, não me posso esquecer do melhor de todos:

http://www.google.pt/ :P:P

Espero ter ajudado,

Abraço

Pedro Tavares

Publicado:

Em relação a agua é preciso algum tipo de agua especial tipo as de garrafões de 5 ltrs ou agua da torneira faz o mesmo efeito ?

Como sei qual a dureza da agua que tenho e que medida tenho de atingir para ser a ideal ?

Relativamente a plantas devo colocar algumas ( e quais ? ) ou só rochas ?

Que tamanho max. ( considerando que este tamanho max. será o tamanho max. que eles poderão atingir ) e que quantidade poderei colocar num aqua de 60 cm ?

Que outras especies poderei colocar com os ciclidios para o bem estar do habitat ?

Um dos ciclidios que gostaria de ter seria este ( será dificil de arranjar deste aqui na Zona do Porto ? ) :

Tropheus duboisi "maswa"

Tduboisi_maswa.jpg

Um abraço,

Guilherme Pires

Publicado:

Boas.

A água da torneira até deverá ser melhor tendo em conta que os pH's das águas engarrafadas são por norma baixos.

A dureza da água podes medir com testes que existem das mais variadas marcas. A medida ideal será entre os 10º e 20º dH

A questão das plantas é subjectiva...a verdade é que existem algumas plantas no lago mas dificilmente se arranjam por cá. Podes sempre colocar plantas como anubias ou vaslinerias.

Num aqua de 60 cm apenas deverás colocar 1 ou 2 pares de shell dwellers e outras espécies que não cresçam mais que 10 cm

Para teres tropheus em aquários de 60 cm esquece...primeiro porque são peixes que ainda crescem um bocado, segundo porque são peixes de cardume e terceiro porque a sua alimentação é muito especifica e deve-se evitar que ingiram proteínas animais, o que se torna dificil de atingir especialmente se tiveres outras espécies no aquário que requeiram outro tipo de alimentação.

Cumps

Publicado:

Posso utilizar rochas vulcanicas neste tipo de aquario~?

Um abraço,

Guilherme Pires

Publicado:

Boas,

Gpires, em primeiro lugar devo informar-te que os tropheus não é própriamente um peixe para principiante, mesmo como outros do mesmo lago, mas principalmente o tropheus devido às suas exigências com a qualidade da água como também à sua alimentação muito específica (hervívoro), um aquário para eles deve ter no mínimo 200L e uma filtração cerca de 5X o vol.

Quanto a poderes encontrar aqui no Porto esses magníficos peixes, essa espécie específica não sei, mas arranjas com certeza outros muito idênticos.

Estes desta fotos compreios no Porto, se quizeres digo-te onde por mp.

Pic_382_1.jpg

Cps

João Magalhães

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:
Estes desta fotos compreios no Porto, se quizeres digo-te onde por mp.

Pic_382_1.jpg

Cps

João Magalhães

Que especies são ? Aguardo pela tua MP. Thanks pela MP , tb já respondi.

Que peixes do Lago Tanganika me aconselhas que não tenham mtas exigencias de os manter ?

No possivel aqua que vou comprar de 60 cm vem um Filtro externo Aquarel 500L/h ( será suficiente ?? ), iluminação de 15w ( mantenho ou mudo e para qual ? ) e um casal de Guppys ( será que são boa combinação com shell dwellers ? ), estava a pensar em colocar um casal de shell dwellers ( em que o seu tam. max. seja de 7-8 cm ), os guppys e 2 corys, será que são peixes demais para este aqua e se são compativeis uns com os outros ?

Quanto a decoração vou de certeza usar 3-4 conchas ( iguais as do aqua do Rui Estrelinha ), quanto a rochas aceito opiniões ( tenho possivel compra de rochas vulcanicas em vista, serão boa opção ?? ) .

Um abraço,

Guilherme Pires

Publicado:

Então ninguém me ajuda nestas ultimas duvidas ? :D

Um abraço,

Guilherme Pires

Publicado:

Boas.

Quanto aos guppys e às corys duvido que sobrevivam com pH's à volta dos 8.5 - 9.0 como tal não será aconselhável misturá-los. Quanto a serem bons companheiros nem imagino :lol:

As rochas tenta que sejam ricas em calcário para te ajudar a manter o pH e dureza elevados.

Cumps

Publicado:

Uma das especies sem ser ciclidios que vou colocar vai ser este :

O " FAXINEIRO" como o Joalmag lhe chama :shock:

Pic_570_1.jpg

Um abraço,

Guilherme Pires