Recommended Posts

Publicado

Boas

Hoje comprei 2 ciclídeos que pensava eu k eram africanos mas depois de alguma pesquisa só consegui saber que são americanos e se chamam Cichlasoma nigrofasciatum. Gostaria que me ajudassem caso alguem tenha algum destes me dê umas dicas. Gostaria de saber o seu nome comum, reprodução, distinção do sexo. Agradecia ajuda. comprei tambem 2 ciclídeos parecidos mas todos brancos e esses n consegui saber de nada.

Agradeço desde já...Cumps...tentarei por fotos

Publicado:

Boas,

O nome comum de ciclideo pode ser "ciclideo zebra" (mais brasileiro) ou "convict". A sua especie em latim tambem já sofreu algumas alterações, ou melhor, foi reformulada a sua taxonomia, sendo agora

Archocentrus nigrofasciatus

Seja como for é um ciclideo centro americano, fica com cerca de 15 cms (machos) e as femeas um pouco mais pequenas.

Em relação à distição entre um e outro é relativamente simples pois a femea apresenta normalmente uma coloracao alanranjada no ventre e é mais pequena.

São peixes bastante agressivos nomeadamente na época da reprodução que é bastante fácil de alcaçar.

Para mais informações podes sempre procurar na net. Deixo aqui um site com alguma informação sobre a especie.

http://www.cichlid-forum.com/profiles/spec...cies.php?id=132

Esses brancos podem bem ser da mesma especie, visto o albinismo ser relativamente comum na mesma.

Publicado:

Obrigado pela ajuda! Agora ja sei k é um ciclídeo zebra e até tenho um casal:) gostava de saber se alguem tem ou ja teve algum exemplar destes e se sabe algo sobre a sua reprodução! Obrigado

Cumps...

Publicado:

Boas,

Como te disse, a reprodução é bastante fácil, desde que lhes dês as condições para tal. Isso inclui;

- Aquário com alguns esconderijos, visto serem peixes bastante agressivos no que toca à reprodução. Algumas pedras sãp desejáveis, pois eles depositam os ovos em cima de uma previamente limpa e cuidada por eles.

Se possivel, mantê-los sozinhos para não causar stress, nem a eles nem aos alevins e aos outros habitantes.

Podes sempre tentar "acelarar" o processo, fazendo mudas de água consideráveis, aumentando a temperatura em um ou dois graus e claro, tendo os parametros da agua sempre em condições excelentes.

As primeiras vezes pode não dar resultado por falta de experiencia dos progenitores, não desistas, eles tambem passam por um processo de aprendizagem... como tudo na vida...

fica bem