Nova ninhada de corys aeneus... :) é a 6a!


rui soares

Recommended Posts

No passado dia 29 de Setembro, sexta-feira, quando cheguei a casa à hora de almoço, reparei que os meus corys andaram a por ovos...mas como cheguei um pouco tarde, so dois ovos tinham escapado ao apetite dos outros peixes do aqua comunitário...

Entao, tal como das outras vezes, tirei os ovos com cuidado, com a ponta duma faca, pois estavam colados no vidro, e meti-os na maternidade, pondo duas divisórias plásticas seguras com um elástico, do lado de fora da maternidade para os bébés não fugirem por entre as ranhuras laterais, mas pus de forma a que a corrente da água entrasse nela, para os ovos se manterem saudáveis...

Hoje, segunda-feira, dia 2 de outubro, quando cheguei de manha ao pe do aqua, para ver se estava tudo bem com os peixes e os ovos, vi que os 2 ovos eclodiram!

É a 6a ninhada de corys! mas a com menos peixes do que todas as que ja la tive...(já subi as divisórias laterais)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva..

 

eu tenho posturas mas os ovos não dão nada.

Consegues-me descrever o aspecto dos ovos (coloração inicial e antes de eclodir) para eu tentar perceber o que se passa

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi parabens e recorde como e ke tun conseguiste ke elas reproduzirem teno 2 ainda pequenas mas nao sei que sexo e ke sao se me puderes indicar.

OBRIGADO!!!!!!!!!

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há gente aí nos fóruns mais experiente que eu nisso...eu como tenho um aqua de dimensoes relativamente grandes, preciso de muitos corys,logo nunca me preocupei muito a saber se eram machos ou fêmeas...até ao dia em que me começaram a pôr la ovos. Já é raro comprar corys. Apenas compro e troco as vezes um ou outro com alguns que lá tenham nascido e que sei que fêmeas não são (troco um ou dois no máximo), quando vejo que já tenho lá muitos nascidos, para que não haja hipótese de consanguinidade na reprodução caso eles queiram andar lá a pôr mais ovos...

Sei que pelo menos 3 fêmeas adultas tenho lá, sendo que pelo menos 2 já lá nasceram...quanto aos juvenis que já lá nasceram, não sei... Pelo que me parece, as fêmeas são mais encorpadas que os machos e mais roliças.

Mas nas lojas de animais não dá para ver muito bem porque normalmente vendem corys ainda juvenis.Logo, em termos de tamanho são semelhantes.Há quem veja pela barbatana,mas isso para mim é mais complicado...

Tenho alguma sorte...Toda esta reprodução é espontânea lá no aqua...A única espécie que quis reproduzir, e com sucesso, para além dos habituais espadas, foi barbos-cereja.

Ah, os filhotes dos corys estão lindos e já estão quase no triplo...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ovos quando estão acabados de pôr, são transparentes.

Eles mantêm-se assim caso estejam "vazios".

Caso haja peixinho lá dentro, eles começam a ficar baços e quando estiverem perto do nascimento, passados 2, 3 dias da postura, vê-se (com lupa, claro) uma pintinha preta lá dentro, que me parece - pode ser que esteja errado - a cabeça.

Depois quando nascem, os pequenotes furam uma parte do ovo e normalmente este cai (quando está agarrado numa superfície lisa com aquela especie de cola natural que tem).

No primeiro dia de vida, os pequenotes pouco se mexem e parece que tê uma bola na zona do ventre, que é o saco vitelino.é a primeira coisa que comem.

Caso os ovos apanhem fungos, eles começam a ficar brancos e a ganhar uma espécie de algodão...

Isto foi o que me pareceu no meu aqua, com as posturas dos meus corys...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem que queria,mas é tao dificil...primeiro que se vejam na foto,mesmo que ampliada...

é a minha frustração...em 5 ninhadas, ja que houve 1 ninhada que não vingou, nunca tirei fotos delas em que elas ficassem bem...

mas vou tentando.ainda não desisti!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui, já agora podias dizer-me quais as medidas do aquário, o ph e os peixes que tens lá para além dos corydoras. É que eu só uma vez vi os meus a porem ovos mas na altura não sabia o que fazer e eles desapareceram.

Obrigado. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao, as medidas sao 120cmx50cmx60cm (240 lts, mais ou menos) e o ph é 7.0. tenho lá peixes pacíficos, em virtude de ser uma aqua comunitário: cardinais, viúvas, barbos-cereja, néons negros, guppys, espadas,platis, coraçoes de sangue, tetras nariz vermelho(Hemigrammus rhodostomus),rásboras arlequim,colisas,Carnegiellas strigatas,raposas voadoras (siamangs), tetras serpae e pristellas..

Ah, a temp. do aqua é 26.º.

Os corys desovam a essa temp, mas preferencialmente gostam de desovar nas mudanças de estação ou quando a temperatura baixa um pouco, seja por que motivo for...isso induz a desova.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, ontem estava a pensar nisto e lembrei-me que me tinha esquecido de te perguntar a temperatura... mas ainda bem que te lembraste. É sempre porreiro a gente saber as experiências dos outros para poder crescer mais um pouco neste fantástico mundo da aquariofilia.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais