Recommended Posts

Publicado

Esta doença está afectar apenas gupys até á data.

Sintomas

detioração progressiva das barbatanas, perda de massa corporal (o peixe emagresse)

comportamento

O peixe passa todo o tempo na superficie a respirar,

Em tres dias o gupy perde forças e morre, já perdi 4 gupy 1 macho e tres femeas a ultima matei-a eu (visto ser evidente o sofrimento do peixe).

Sé alguem souber identificar esta doença e souber a sua cura agradeço a ajuda

Publicado:

nao sou nenhum expert mas tb estou com um problema parecido no meu aqua começaram a ficar com os mesmos sintomas e a desfazer-se as barbatanas deves comprar um bactericita mas espera por sugestoes dos prós eles indicam-te alguns...

abraço

Por pior que estejas ha sempre alguem pior que tu

Joao Canaveira

Publicado:

peço desculpa esqueci-me de dar os parametros e setup do aquario.

Ph entre 7.0 e 7.2

Nitratos 5 mg/l

amonia (não meço)

nitritos (não meço)

-aquario 120x42x52.5 (206 l uteis)

-filtro externo 700l/h com ceramica, esponjas, almofada, carvão e turfa

- outros peixes

4 platys, 6 tetra prata, 4 corydoras albinas e bronze (todos bem de saude)

não me parece que seja ph tenho a certesa que esta doença veio com um grupo de um macho e 2 femeas que comprei.

dois factores importantes

1 - quando tentei comprar ,mais gupys algumas lojas "recusaram-se" a vender indicando-me que os peixes que receberam tinha chegado doentes (acho lovavel esta atitude)

2- tenho uma gupy gravida numa parideira que até à data esta bem.

Publicado:

pode ser bacteriano....... faz um tratamento com backtopur da sera.... é um medicamento especifico para deteoração das barbatanas.......

joao

Obrigado

Joao Costa

DBDportugal.gif

Publicado:

morreu mais um gupy.

Apenas tenho agora a gupy gravida na maternidade que não aparenta boa cara.

nasceu-lhe uma borbulha na boca

Publicado:

obrigado joão mas já é tarde foram-se os gupy´s.

Se não adoecer mais nenhum peixe deixo estar a coisa como está e tento introduzir gupys daqui a um mês.

obrigado na mesma

Publicado:

morreu-me um platy.

uma pergunta ao meter um bactericida no aquario o que é que acontece ás bacterias do ciclo do azoto??

Publicado:
uma pergunta ao meter um bactericida no aquario o que é que acontece ás bacterias do ciclo do azoto??

Morrem também.

Isso é ataque bacteriano. Usa SERA Bactopur Direct conforme indicações na embalagem.

O problema pode-se dever à má qualidade da água. Podes ter muitos peixes para esse aquário, podes ter o filtro muito sujo, podes ter de fazer TPA mais regulares e em maior quantidade, podes estar a alimentar os peixes em demasia - ajudando à criação de detritos no aquário que acabam por "estragar" a água, etc etc...

As bactérias até podem "ter vindo" com os últimos peixes que compraste e ter havido um boom das mesmas no teu aquário (pois tinhas as condições ideiais para isso acontecer).

Por isso são tão importantes as quarentenas. :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

nunomiguel disse :

Isso é ataque bacteriano. Usa SERA Bactopur Direct conforme indicações na embalagem.

Penso que tens razão vou iniciar o tratamento.

nunomiguel disse :

O problema pode-se dever à má qualidade da água. Podes ter muitos peixes para esse aquário, podes ter o filtro muito sujo, podes ter de fazer TPA mais regulares e em maior quantidade, podes estar a alimentar os peixes em demasia - ajudando à criação de detritos no aquário que acabam por "estragar" a água, etc etc...

O aquario tem apenas 7 peixes visto ter apenas 2 meses de uso e penso que o ciclo de azoto foi bem feito.

Acredito que tenha sido infecção com peixes comprados. Vou esta semana tentar comprar um daqueles kits baratos de 10l para usar como quarentena.

muito obrigado pela ajuda

Publicado:

Limpaste o filtro alguma vez (desde que montaste o aquário?)?

Estás a fazer trocas parciais de água? Com que regularidade?

Atenção que podes ter o filtro com demasiado material filtrante e estar a reduzir muito o caudal. Esses 700l/h podem muito facilmente baixar para metade. Nesse caso ficas com filtragem insuficiente.

Porquê o uso da turfa?? :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

amonia (não meço)

nitritos (não meço)

Pois, parece que o problema está aqui. Filtragem saturada e picos de Amónia e Nitritos. Quase que ponho a mão no fogo......

Publicado:

nunomiguel:

Limpaste o filtro alguma vez (desde que montaste o aquário?)?

Nunca tenho intensão faze-lo de 3 em 3 meses.

nunomiguel:

Estás a fazer trocas parciais de água? Com que regularidade?

40 litros semanalmente com adição de bacterias

nunomigue:l

Atenção que podes ter o filtro com demasiado material filtrante e estar a reduzir muito o caudal. Esses 700l/h podem muito facilmente baixar para metade. Nesse caso ficas com filtragem insuficiente.

Tenho ainda os filtro de origem excepto o carvão activado que retirei hoje e as bioballs e substitui por turfa.

Uso a trufa para baixar de forma natural a duresa da agua e o ph que na minha zona é elevado.

regal:

Pois, parece que o problema está aqui. Filtragem saturada e picos de Amónia e Nitritos. Quase que ponho a mão no fogo......

Vou comprar os respectivos textes (mais €€€€€ po galheiro)

de qualquer forma parece-me que a situação melhorou já não me morrem peixes há alguns dias

obrigado pela vossa ajuda

Publicado:
Nunca tenho intensão faze-lo de 3 em 3 meses.

Pode ser muito tempo... Aliás, é muito tempo. :)

Tens de fazer a manutenção em intervalos mais curtos.

Cumprimentos,

Nuno