André Costa Publicado Março 1, 2004 Publicado Março 1, 2004 Bons Dias! Estão a aparecer no meu aquário pequenos vestigios de algas... penso que algas cabelo... visto serem em muito pequena quantidade penso que uma "Brigada anti-algas" me pode ajudar... Era para isso que precisava de um conselho... Que peixes devem formar essa "Brigada"? Caracóis? Camarões? Visto o aquário ter apenas 20 dias ainda não tenho nenhum pleco, nem nenhum limpa vidros... o aquário é de 200L Obrigado!
Visitante Publicado: Março 1, 2004 Publicado: Março 1, 2004 Segundo a minha expriência um pleco resolvia-te o teu problema! Mas se não tens peixes e se não tiveres plantas podes privar o teu aqua de 2 ou 3 dias de luz e elas desaparecem. Espera por mais opiniões! Saudações
Pedro Borges Publicado: Março 1, 2004 Publicado: Março 1, 2004 Os camarões amano são muito sensíveis aos componstos de azoto (amonia, nitritos, etc) pelo que a sua introdução inicial não é muito aconselhada. Para algas cabelo coloca SAEs, Crossocheilus siamensis. Mollies e barbos tigre também são conhecidos por dar umas dentaditas, mas os SAEs é que são solução a sério. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Calisto Publicado: Março 1, 2004 Publicado: Março 1, 2004 Boas, Realmente é estranho um aquario recente ja ter esse tipo de algas... Tens feito o ciclo da iluminação correctamente?Ou seja luz ligada entre 10 a 12 horas diárias??? se sim para combater algas aconselho vivamente Otocinclus Abraço Use The Force!!!
Alexandre Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 Viva È verdade que os otocinclus são uns excelentes comedores de algas, mas no caso do aqua do André Costa como ele refere trata-se de algas cabelo e estas não parecem fazer parte da ementa dos otocinclus, a solução mais viável está no que o MrPCB escreve Fiquem bem :D Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo
Pedro Borges Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 Os otocinclus são os comedores de algas mais essenciais, mas prácticamente não tocam nas filamentosas. Para essas o SAE continua a ser o rei e senhor. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Calisto Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 Mto bem Ja aprendi uma coisas nova... N tens uma foto do SAE, desconheço totalmente esse peixe. Se me pudessem ajudar agradecia imenso ABraços Use The Force!!!
Alexandre Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 Boas Quanto á fóto aconselhava-te a utilizar a função de pesquisar, no topo do fórum não só para veres a fóto do dito peixe como para veres outros que são semelhantes e ás vezes vendidos como tal, foi um tópico recente Fica bem Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo
André Costa Publicado: Março 2, 2004 Autor Publicado: Março 2, 2004 Boas pessoal, Ontem passei pela loja onde costumo comprar as coisas para o meu aqua, e falei-lhes no meu problema(ia já com a ideia de comprar um pleco e uns limpa-vidros...) e dissera-me que provávelmente estou com um problema de tempo de luz (faço 12 horas), aconselharam-me a ter entre 8 a 9 horas de luz... e não me deixaram trazer peixe nenhum pois ainda era cedo para plecos e limpa-vidros... Quanto aos SAE não perguntei pois não quis que pensassem que queria trazer peixes à força.... Disseram-me para esperar até ao fim de semana, e até lá reduzir o tempo de luz.... De qualquer das formas digam lá..... Para conseguir um ambiente naturalmente equilibrado convém ter estas especies certo? Limpa-Vidros, pleco, Limpa-Fundos e SAE!
Pedro Borges Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 O Limpa Vidros (Gyrinocheilus aymoniery) não te aconselho a comprar, é uma treta, só come algas quando em pequeno e depois torna-se agressivo. Eu faço a festa só com Otocinclus e SAEs uma vez que os plecos também crescem bastante :D Quanto ao fotoperiodo depende... tens plantas? se não tens devias ter desde o primeiro dia, e se as tens não deves ter menos de 10h de luz por dia. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
André Costa Publicado: Março 2, 2004 Autor Publicado: Março 2, 2004 Pedro, tenho plantas desde o primeiro dia... começei com 4 plantas entretanto aumentei um pouco mais, e ainda quero pôr mais umas em ambos os lados do aqua... para teres uma ideia da quantidade de plantas aqui tens o link para as fotos do meu aqua.... http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4884 Tenho de momento o aquario com exposição de 9h. obrigado!
MotarSolitario Publicado: Março 2, 2004 Publicado: Março 2, 2004 Talvez seja uma boa opçao vereficares o estado e a entencidade da iluminaçao, a quantidade de plantas no aquario, e se ainda quizeres podes colocar os SAE
Pedro Borges Publicado: Março 3, 2004 Publicado: Março 3, 2004 Ah, já tinha passado os olhos pelo teu aqua, mas não tinha relacionado. Está muito bem, só lhe falta uma plantinha rasteira para fazer tapete por cima do areão. Qual é a iluminação que tens? não te aconselho menos de 10h por dia, e possivelmente mantinha as doze, depende da intensidade. Aos 20 dias podes meter os primeiros peixes que devem ser algivoros como procuras e não os alimentes. Se o aquário fosse meu (outros podem ter opiniões divergentes), pela experiência que tenho tido com comedores de algas, em 200L metia 12-16 otocinclus e 3-4 SAEs, mas metia-os fazeados metade agora e metade dentro de um mês. Não metia nada metia todos agora, mas devia meter fazeado Como dizia o outro não faças o que eu faço, faz o que eu digo Que peixes estás a pensar para ornamentar o teu aqua? Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
André Costa Publicado: Março 3, 2004 Autor Publicado: Março 3, 2004 Oi Pedro, Quanto à iluminação tenho 2x35W uma PowerGlo e uma FloraGlo, já me disseram que era pouco, mas no sitio onde tenho o aqua não arrisco por luzes HQI pq senão no verão não durmo com o calor.... Estive tb a falar na loja onde me abasteço e disseram-me que era suficiente... Tenho uma planta para cobrir o fundo do aqua, uma lilaeopsis, mas o aqua tem 3 semanas e ainda não teve tempo... de qualquer forma se calhar era mais facil comprar mais 3 ou 4 iguais e espalhá-las pelo aqua, certo? Quanto a peixes para já vou-me ficar pelos guppies e pelas tricogaster, daqui a uns dias quero pôr um cardume de Neons, umas mollys e umas espadas.... Quero usar o aquario, pelo menos agora no inicio, numa vertente um pouco mais educativa para as minhas sobrinhas (As crianças adoram os peixinhos coloridos e principalmente os alevinos). Mais tarde quero enveredar talvez para um aquario mais especifico, tipo de escalares, de C.A's, Molinésias ou porque não os famosos Discus!
Recommended Posts