Recommended Posts

Publicado

Bons Dias!

Estão a aparecer no meu aquário pequenos vestigios de algas... penso que algas cabelo... visto serem em muito pequena quantidade penso que uma "Brigada anti-algas" me pode ajudar... Era para isso que precisava de um conselho... Que peixes devem formar essa "Brigada"? Caracóis? Camarões? Visto o aquário ter apenas 20 dias ainda não tenho nenhum pleco, nem nenhum limpa vidros... o aquário é de 200L

Obrigado!

Publicado:

Segundo a minha expriência um pleco resolvia-te o teu problema! Mas se não tens peixes e se não tiveres plantas podes privar o teu aqua de 2 ou 3 dias de luz e elas desaparecem. Espera por mais opiniões!

Saudações

Publicado:

Os camarões amano são muito sensíveis aos componstos de azoto (amonia, nitritos, etc) pelo que a sua introdução inicial não é muito aconselhada.

Para algas cabelo coloca SAEs, Crossocheilus siamensis. Mollies e barbos tigre também são conhecidos por dar umas dentaditas, mas os SAEs é que são solução a sério.

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Boas,

Realmente é estranho um aquario recente ja ter esse tipo de algas...

Tens feito o ciclo da iluminação correctamente?Ou seja luz ligada entre 10 a 12 horas diárias???

se sim para combater algas aconselho vivamente Otocinclus

Abraço

Use The Force!!!

Publicado:

Viva :P

È verdade que os otocinclus são uns excelentes comedores de algas, mas no caso do aqua do André Costa como ele refere trata-se de algas cabelo e estas não parecem fazer parte da ementa dos otocinclus, a solução mais viável está no que o MrPCB escreve

Fiquem bem :D

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Publicado:

Os otocinclus são os comedores de algas mais essenciais, mas prácticamente não tocam nas filamentosas. Para essas o SAE continua a ser o rei e senhor.

Abraço,

Pedro

Publicado:

Mto bem

Ja aprendi uma coisas nova...

N tens uma foto do SAE, desconheço totalmente esse peixe.

Se me pudessem ajudar agradecia imenso

ABraços

Use The Force!!!

Publicado:

Boas :lol:

Quanto á fóto aconselhava-te a utilizar a função de pesquisar, no topo do fórum não só para veres a fóto do dito peixe como para veres outros que são semelhantes e ás vezes vendidos como tal, foi um tópico recente

Fica bem :lol:

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Publicado:

Boas pessoal,

Ontem passei pela loja onde costumo comprar as coisas para o meu aqua, e falei-lhes no meu problema(ia já com a ideia de comprar um pleco e uns limpa-vidros...) e dissera-me que provávelmente estou com um problema de tempo de luz (faço 12 horas), aconselharam-me a ter entre 8 a 9 horas de luz... e não me deixaram trazer peixe nenhum pois ainda era cedo para plecos e limpa-vidros...

Quanto aos SAE não perguntei pois não quis que pensassem que queria trazer peixes à força....

Disseram-me para esperar até ao fim de semana, e até lá reduzir o tempo de luz....

De qualquer das formas digam lá..... Para conseguir um ambiente naturalmente equilibrado convém ter estas especies certo? Limpa-Vidros, pleco, Limpa-Fundos e SAE!

Publicado:

O Limpa Vidros (Gyrinocheilus aymoniery) não te aconselho a comprar, é uma treta, só come algas quando em pequeno e depois torna-se agressivo.

Eu faço a festa só com Otocinclus e SAEs uma vez que os plecos também crescem bastante :D

Quanto ao fotoperiodo depende... tens plantas? se não tens devias ter desde o primeiro dia, e se as tens não deves ter menos de 10h de luz por dia.

Abraço,

Pedro

Publicado:

Pedro, tenho plantas desde o primeiro dia... começei com 4 plantas entretanto aumentei um pouco mais, e ainda quero pôr mais umas em ambos os lados do aqua... para teres uma ideia da quantidade de plantas aqui tens o link para as fotos do meu aqua....

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=4884

Tenho de momento o aquario com exposição de 9h.

obrigado!

Publicado:

Talvez seja uma boa opçao vereficares o estado e a entencidade da iluminaçao, a quantidade de plantas no aquario, e se ainda quizeres podes colocar os SAE

Publicado:

Ah, já tinha passado os olhos pelo teu aqua, mas não tinha relacionado. Está muito bem, só lhe falta uma plantinha rasteira para fazer tapete por cima do areão.

Qual é a iluminação que tens? não te aconselho menos de 10h por dia, e possivelmente mantinha as doze, depende da intensidade. Aos 20 dias podes meter os primeiros peixes que devem ser algivoros como procuras e não os alimentes.

Se o aquário fosse meu (outros podem ter opiniões divergentes), pela experiência que tenho tido com comedores de algas, em 200L metia 12-16 otocinclus e 3-4 SAEs, mas metia-os fazeados metade agora e metade dentro de um mês. Não metia nada metia todos agora, mas devia meter fazeado :P Como dizia o outro não faças o que eu faço, faz o que eu digo :wink:

Que peixes estás a pensar para ornamentar o teu aqua?

Abraço,

Pedro

Publicado:

Oi Pedro,

Quanto à iluminação tenho 2x35W uma PowerGlo e uma FloraGlo, já me disseram que era pouco, mas no sitio onde tenho o aqua não arrisco por luzes HQI pq senão no verão não durmo com o calor.... :wink: Estive tb a falar na loja onde me abasteço e disseram-me que era suficiente... :wink:

Tenho uma planta para cobrir o fundo do aqua, uma lilaeopsis, mas o aqua tem 3 semanas e ainda não teve tempo... :P de qualquer forma se calhar era mais facil comprar mais 3 ou 4 iguais e espalhá-las pelo aqua, certo?

Quanto a peixes para já vou-me ficar pelos guppies e pelas tricogaster, daqui a uns dias quero pôr um cardume de Neons, umas mollys e umas espadas.... Quero usar o aquario, pelo menos agora no inicio, numa vertente um pouco mais educativa para as minhas sobrinhas (As crianças adoram os peixinhos coloridos e principalmente os alevinos). Mais tarde quero enveredar talvez para um aquario mais especifico, tipo de escalares, de C.A's, Molinésias ou porque não os famosos Discus!