Recommended Posts

Publicado

Olá boa noite,

tenho 39W instalados para um aquário de 54 litros, o que dá 0.7 W/l. É razoável, mas eu gostava mesmo de o ter bem plantado, e com algumas plantas vermelhas que precisam de luz intensa.

Não tenho onde pôr mais lâmpadas no cimo do aquário. Estou a pensar introduzir um foco de luz direccionado, a partir de uma lateral, para a área onde estão as plantas mais exigentes em termos de luz (que já recebem os tais 39W vindos de cima). Digamos, uns 20W extra nesse foco.

Será que alguém tem experiência ou informação que possa ajudar? Isto é viável?

Obrigado e cumprimentos

Nuno Barradas

Publicado:

1º vais ter reflexão no vidro lateral

2º vais ter as plantas a crescerem nessa direcção

3º que tipo de foco estavas a pensar usar?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
1º vais ter reflexão no vidro lateral

2º vais ter as plantas a crescerem nessa direcção

3º que tipo de foco estavas a pensar usar?

1º sim, alguma, mas as luzes de cima também reflectem na água, havendo depois um jogo reflexão/absorção múltipla. Uma parte perde-se sempre. Pode-se minimizar por ex. pondo a lâmpada numa campânula espelhada encostada ao vidro, a reflexão vai-se reflectir na campânula, sendo redireccionada para o aquário.

3º Tenho neste momento 15 W JBL Solar Natur (9000K), e 24W a 6000K. Estava a pensar pôr uma fluorescente compacta com 15 ou 18W e 4000K (ou há umas muito baratas no AKI com 6400K, para iluminação caseira, é o que uso em casa). Claro que isto é só uma média, não me diz como é o espectro... Os 4000K devem ter bastante no vermelho que fomenta o crescimento, mas depende do espectro, os 6400 é mais perto do sol.

2º Hmmm... bem notado... Bem, apontando para o meio de uma Althernanthera rosaefolia com 30 cm de altura, que está mesmo por baixo das fluorescentes, irá ela começar a crescer para o lado? Mesmo assim, os 15W extra serão menos que o que está por cima.

O que achas/acham? Irá prejudicar as plantas (que estão habituadas a ter luz de cima), e os peixes (idem)? Bem, isto não sairá muito caro, talvez possa experimentar e ver o que dá.

obrigado

Nuno Barradas

Publicado:

1º correcto

2º não vai chatear nem plantas nem peixes, a direcção de crescimento das plantas é que se poderá alterar

3ºnice enough

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me