Projecto de Nano-Reef


sea_man

Recommended Posts

Boas tendo eu aqui um aquário parado e depois de me ter deparado com este projecto magnifico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10042 pensei... porque não?

 

Pois bem o material que disponho é:

 

Aquário 62x 30x 32

calha - lifetech 2x 36w branco/azul 10000Kº

escumador- "Jaqno" para akuas pequenos

bombas- 2 de 700lt/h

10 kgs de Aragonite

7 kgs de RV

Termostato de 100w

Kalk ( garrafa + conta-gotas)

Água vou buscar á praia da foz (Meco)

 

Acho que não preciso de mais nada :D

 

Pois bem em principio este projecto irá arrancar na próxima semana :D

Quem tiver umas mudas a mais daquelas que são mesmo mas mesmo grátis ... não se cale :D :D diga qualquer coisa... agora a sério só durante o próximo mês (Novembro) é que poderei começar a comprar qualquer coisa para colocar neste akua, até lá... fica a ciclar :wink:

 

Até breve 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pareces ter tudo o necessario para começar. Já te aviso que daqui a pouco vai querer um maior.

 

Quanto a rocha podes depois complementar, mais uns 3 kg, com rocha morta, bem mais barata.

 

COnselhos:

 

paciencia. Não começes a encher o aqua antes de pelo menos 1 mes. Se conseguires uma mão cheia de aragonite de um aquario já establizado, seria muito bom.

 

Não te esquessas da equipe de limpeza. Turbos, nassarios, cerites, ermitas, camaroes, etc

 

E bem vindo ao Lado Salgado :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[

pareces ter tudo o necessario para começar. Já te aviso que daqui a pouco vai querer um maior.

pois também tenho esse receio :(

 

Quanto a rocha podes depois complementar, mais uns 3 kg, com rocha morta, bem mais barata.

Também já tinha pensado nisso

 

COnselhos:

 

paciencia. Não começes a encher o aqua antes de pelo menos 1 mes. Se conseguires uma mão cheia de aragonite de um aquario já establizado, seria muito bom.

isso é que é mais complicado... :D esta veio do akua do pedro balroa mas entretanto ... já foi á 1 mês

 

Não te esquessas da equipe de limpeza. Turbos, nassarios, cerites, ermitas, camaroes, etc

Para a semana já vou apanhá-los

 

E bem vindo ao Lado Salgado :lol:

Obrigado pelo acolhimento :D :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem este projecto atrasou um pouco devido á aquisição de discus :?: ...mas vai arrancar brevemente .

 

Entretanto lembrei-me de outro aquário de 50x25x30 que tenho e lembrei-me de fazer uma sump...sempre são mais 30 lts no sistema e onde posso guardar o escumador e o termostato , ora as minha dúvidas são:

 

- sump com quantas divisórias e o que colocar nas mesmas

- mini refúgio ...ou não

- qual a potência que necessito para uma bomba de retorno para esta litragem

- Vou fazer um overflow diy alguém tem algum projecto por onde me possa guiar

 

Obrigado

 

p.s tou comprador de 5/6 kgs de RV (contactar MP)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

sump com 1 divisoria, onde metes o escumador e termostato na divisoria onde cai a agua e metes so a bomba de retorno na outra. Vantagens, tens sempre o mesmo nivel de agua na divisoria onde tens o escumador.

 

Mini refugio, não. Vai haver acumulação de detritos na sump, e por consequencia no refugio. Refugio será melhor superior, se possivel.

 

Bomba de retorno, talvez uma com 1000-1500lts/h

 

Para overflow não te consigo ajudar, mas tenho a certeza que se pesquizares um bocadinho aqui encontras varios projectos.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis , mais uma vez obrigado...

 

Então a sump seria qualquer coisa parecida com isto:

sumpoo7.png

 

e fica só o vidro ??

Não preciso de lá pôr mais nada?

 

Tenho aqui uma de bomba de 800 l/h não será suficiente para o retorno ?

 

:x

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom finalmente isto arrancou .... ainda muito incerto...

Já coloquei a RV (8 Kgs)e a aragonite (10 kgs) tenho também 6 eremitas(patas castanhas, e verdes) que vieram junto com a RV... entretanto num mergulho que fiz no Estoril com o amigo Bernardo GORDO ,este ofereceu-me o único exemplar que conseguiu apanhar (é mesmo cú de rolha) nyah ...estou a brincar : Obrigado Bernardo.

Bom vamos a fotos.ainda está tudo provisório falta os últimos acabamentos no overflow DIY (brevemente no sub-fórum correspondente) e falta acabar a sump para colocar lá os equipamentos mais inestéticos... entretanto tenho também mais 5 kgs de RM para completar o layout mas... vou acabar a sump primeiro...

 

FOTOS:

 

Frontal do akua

 

varias807mediumxv7.jpg

 

e a oferta do Bernardo

 

varias808mediumjz3.jpg

 

Quero começar a adicionar Kalk qual a diluição que devo fazer para uma garrafa de 1,5 lts??

 

Se alguém a conseguir identificar agradeço... tem mais ou menos 5 cm de comprimento e anda agarrada aos vidros tipo ampulária, já agora acham que devo manter isto no akua ou vai pró tacho?? :D

 

Espero que tenham gostado, pois eu estou a gostar muito ...

 

Boas festas

 

PS: Alguém tem umas mudas de moles para venda ... ou oferta :D ??

Editado por sea_man
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

boa sorte para o aquario

 

Penso que seja um nassario. A manter.

 

A diluição do kalk, normalmente será 2 colheres de sopa, mas o kalk so dilui até chegar ao ponto de saturação, portanto, se puzeres a mais não tem problema.

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu posso arranjar-te uma ou duas mudas de Sinulária. Tens é de vir buscá-las ao Restelo. Se estiveres interessado, diz. Já agora, para te aguçar ainda mais o bichinho, dá aqui uma olhada:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=51761

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu posso arranjar-te uma ou duas mudas de Sinulária. Tens é de vir buscá-las ao Restelo. Se estiveres interessado, diz. Já agora, para te aguçar ainda mais o bichinho, dá aqui uma olhada:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=51761

Abraço,

Paulo

 

 

Claro que quero... ;):multi: :D

Temos que combinar essa ida ao Restelo... eu já fui aí ter com o Naysel, se não te der jeito esta semana... pode ser para o ano :lol:

 

Já conhecia esse nano... essa RV tá bem viva, e esse layout está muito melhor .

Abraço

João

Editado por sea_man
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

João, o Naysel é meu vizinho do lado. :wink: . Por mim, dá esta semana, como na próxima. É só combinar.

Conhecias este Nano ???????? Tem apenas uma semana e 3 dias de montado. :?

Se quiseres, liga-me 961236014 ou 913657748.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

João, o Naysel é meu vizinho do lado. help . Por mim, dá esta semana, como na próxima. É só combinar.

Conhecias este Nano ???????? Tem apenas uma semana e 3 dias de montado. :shock:

Se quiseres, liga-me 961236014 ou 913657748.

Abraço,

Paulo

 

 

Conhecia porque já tinha visto o tópico :) amanhã ligo-te para combinarmos...

Abraço

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nem precisavas de comprar rocha viva bastava te a sump para fazer a filtraçao e ate ja vi varios aquarios desse tamanho com filtros exteriores eheim e tao porreiros... eu ca acho um roubo dar 16 euros por 1 kilo de rocha viva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nem precisavas de comprar rocha viva bastava te a sump para fazer a filtraçao e ate ja vi varios aquarios desse tamanho com filtros exteriores eheim e tao porreiros... eu ca acho um roubo dar 16 euros por 1 kilo de rocha viva.

 

Por acaso sabes para quê que serve a rocha viva e o porquê de não se utilizar filtros em aquarios de recife???

 

Pois, não deves saber.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que seja um nassario. A manter.

 

Não é um nassário...É que Luís..O bicho é mesmo grande...é o quadruplo de um nassário...e tem carapaças grossa...

Parece aqueles búzios que se comem tipo ameijoas.

 

 

Quanto ao Aquário...Está mesmo feio! :)

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

 

Não é um nassário...É que Luís..O bicho é mesmo grande...é o quadruplo de um nassário...e tem carapaças grossa...

Parece aqueles búzios que se comem tipo ameijoas.

Quanto ao Aquário...Está mesmo feio! :P

 

 

Penso que seja um Strombus spp.. A espécie especifica não sei,mas é esse o genero!

 

Quanto ao aqua...é mais um nano com potêncial a crescer no nosso país! Quero ver mais fotos!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso sabes para quê que serve a rocha viva e o porquê de não se utilizar filtros em aquarios de recife???

 

Pois, não deves saber.....

+

 

epa nao vale a pena o dinheiro que se gasta na rocha viva... é melhor por rocha morta e deixar a filtraçao com um filtro externo experiementa e veras como resulta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

+

 

epa nao vale a pena o dinheiro que se gasta na rocha viva... é melhor por rocha morta e deixar a filtraçao com um filtro externo experiementa e veras como resulta

 

uma coisa é rocha morta, que passado pouco tempo tá a fazer o mesmo papel que a viva, em termos de filtragem, outra coisa é usar filtro com materias filtrantes.Lê esta explicação do Just_me para a diferença aqui.

 

como disse, a filtragem atravez de filtro externo só serve para aquário só com peixes.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ... venho mostrar-vos o nano agora com o layout mais organizado... bang

 

Adicionei mais uns 4 kgs de RM e já tem umas mudas :wink:

 

Geral:

 

imagem032db2.jpg

 

Macro de RV com Macroalgas:

 

imagem033dv8.jpg

 

Muda gentilmente oferecida pelo membro Octopus (muito obrigado Paulo)

Ainda não fiz o outro frag porque só hoje comprei a cola.

 

imagem034ai9.jpg

 

Zoanthus :

imagem035tl7.jpg

 

imagem036rt1.jpg

 

e mais zoanthus:

 

imagem037dw0.jpg

 

e pronto por agora é tudo... vou amanhã fazer a 1º tpa e tenho de arranjar urgentemente água de osmose para as reposições...

 

Abraço a todos e um...BOM ANO bangbang

Editado por sea_man
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Estou a gostar de ver a forma como estas a estruturar o teu nano. Esta a ficar bastante interessante e pelo que me da a entender estas muito motivado com o teu novo projecto.

Espero que tenhas muita sorte com ele e que te de bastante gozo. Infelismente o Algarve é um pouco distante de tudo, se não, teria todo o gosto em oferecer-te uns pés de xénia e alguns frags, tera de ficar para outra oportunidade.

Um abraço.

 

Marco Paulo Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

João, quanto à ida a casa do Duarte, tens MP. Se eu conseguir um bidon, no próximo fim-de-semana, levo-te 100 litros de àgua de osmose. Eu tenho no Restelo um bidon de 100 litros, mas, tenho que ver o que esteve lá dentro. Se fôr limpo, começo na terça-feira a enchê-lo para ti.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

João, quanto à ida a casa do Duarte, tens MP. Se eu conseguir um bidon, no próximo fim-de-semana, levo-te 100 litros de àgua de osmose. Eu tenho no Restelo um bidon de 100 litros, mas, tenho que ver o que esteve lá dentro. Se fôr limpo, começo na terça-feira a enchê-lo para ti.

Abraço,

Paulo

 

Boas,

João, o bidon não serve para àgua de osmose, nem àgua do mar. Era de detergente para a lavandaria. Não serve para nada. É uma pena. No final da semana, ligo-te para combinar para Domingo.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.