Recommended Posts

Publicado

Saudações,

Vi hoje algo que nunca esperei ver.

Tenho 2 Labidochromis Caereleus... um deles é mais escuro que o outro e tem mais "eggpoints". Sempre pensei que se tratasse de um casal, ainda para mais porque um deles (o que tem um amarelo menos intenso) já tinha feito uma incubação bocal, incubação essa que eu retirei e os peixes são ainda muito pequenos mas parecia-me amarelos. Entretanto fiz uma limpeza ao aqua e encontrei um outro alevim este mais amarelo.

Eis que hoje vejo um Cynotilapia Afra com as suas cores bem vivas, junto a uma pequena gruta, em movimentos circulares com o Labidochromis Caereleus que sempre pensei que fosse o macho... pois é... vi com os meus próprios olhos o Caereleues a por ovos, o Cynotilapia a passar por cima deles e o(a) Caereleus a pô-los na boca.... sempre com movimentos circulares.

E agora?

São mestiços? de que cor? Geram alguma especie especifica? Serão Hibridos certo? O que ques faço?

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Publicado:

Boas!

Podes depois quando os alevins crescerem alguma coisinha arranjar umas fotos... esses peixes irao ser bem belos...trata bem deles, espero que tenhas sorte...Boa sorte!

------Licínio Ferreira------

WWW.CMCA.CJB.NET

Publicado:

Oi Pedro!

geneticamente esse peixes são muito proximos, mas tem algumas coisas a ser consideradas , 95% serão estereis e podem ocorrer deformações, geralemente os hibridos são manchados ou com as cores cinzentas.

existe a possibilidade pequena que os ovos não eclodam tambem.

na minha opinião eu não deixaria mais eles reproduzirem hibridos não acrecentam nada a esses peixes.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Oi,

Ezstyle, só uma dúvida... eu já pensei em desfazer-me do Cynotilapia e adquirir um macho Labidochromis ficando com um Trio... mas tenho uma questão... Eu também tenho um Iodotropheus Sperengae e um casal (estes tenho a certeza que são casal porque já fizeram criação e os peixes são iguaizinhos) de Pseudotropheus Socolofi.... não haverá o risco de existir aqui também um cruzamento de especieis depois com estes 2 machos?

obrigado

Publicado:

Oi Pedro!

não digo que não seja impossivel, os peixes do malawi tem todos um ancestral em comum e ainda nem os cientistas sabem que especies que podem gerar hibridos com outras, hoje eles são divididos em dois grandes grupos , Tilapideos e Haplochromideos e esses dois grupos não cruzam entre si, Tilapideos seriam os mbunas.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Publicado:

Boas Pedro,

Na minha o pinião qualquer crusamento de espécies diferentes não é correcto, devendo nestes casos sacrificar os alevins, ou melhor ainda prevenir que tal aconteça.

Relativamente ao cruzamento das espécies que falas é pouco provável que aconteça, já que existe muita dif. entre eles, mas pode ancontecer, aliás o cruzamento entre o caeruleus e o afra também é muito fora do comum, e aconteceu.

O crusamento entre espécies acontece com mais vulgaridade em espécies com coloração e tamanhos idênticos, entre os M'bunas pode acontecer com muita frequência se não se tiver cuidado ao seleccionar as espécies, por exemplo fêmeas ou machos da mesma cor.

Não vamos entrar nos cruzamentos para não inundarmos o mercado com hibridos e espécimes "horrorosos" e defeitosos fisicamente.

Sou contra qualquer tipo de crusamentos entre espécies.

Cps

João Magalhães

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Obrigado desde já a todos pelas respostas.

Parece no entanto que as dúvidas, ou pelo menos parte delas, acabaram hoje. De manhã quando olho para o aqua vejo que a Labidochromis Caereleus já não fazia nenhum papo na boca e já comia sem qualquer restrição... pois é! ou ela comeu os ovos ou então largou-os em algum lado.

Publicado:

Oi Pedro!

provavelmente se largou ou comeu deviam ser ovos inferteis, as femeas geralmente fazem isso com eles.

melhor assim :shock:

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg