Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas.

Quero, desde já agradecer a todos os que me ajudaram indirectamente (absorvendo muitas das ideias aqui exposta no fórum por outros membros) quer directamente na concretização deste projecto o meu obrigado . Mas não poderia deixar de louvar o meu amigo José Perpétua que em muito me ajudou, com a sua boa disposição e muita paciência nas dúvidas que se iam deparando assim como transmitiu-me muitas das suas ideias e experiência, que foram neste projecto aplicadas. Zé, o meu muito obrigado .

Posteriormente irei colocar noutro post imagens do desenvolvimento deste projecto.

Setup OcyanusReef:

Início do estudo do projecto: 6-4-2005

Início da montagem: 20-8-2005

Enchimento: 28-10-2005

Finalização da montagem: 15-6-2006

Aquário:

Capacidade: 542 litros

121 cm © x 69 cm (l) x 65 cm (a), em vidro de 12 m/m com travamento e coluna seca.com três furos respectivamente de 40 m/m para queda de água, 32 m/m tubo ladrão e de 25 m/m de retorno.

Rocha: 92 kg

45 kg Rocha Viva:

24 kg Rocha (do aquário do José Perpétua).

23 Kg Rocha Morta

Substrato: 130 kg.

CARIB SEA Aragamax (Sugar Size) + – 13 cm de DSB.

Sump: (DIY)

Capacidade: 175 L

70 cm © x 50 cm (l) x 50 cm (a), em acrílico de 8 m/m, vários compartimentos e zonas de depuração.

Refúgio: (DIY)

Capacidade: 30 Litros

118 cm © 16 cm (l) x 36 cm (a), em acrílico de 10 m/m, revestido a autocolante azul, Iluminação de 30w 2000K, fotoperíodo em contra ciclo, circulação alimentada por bomba de retorno e queda da água por gravidade.

Rocha: 6 kg Rocha viva

Substrato: CARIB SEA Aragamax (Sugar Size) + – 5 cm de altura.

Iluminação:

Calha de 564W By Rui Alves, HQI 2x150w BLV 10000K + T5 2x54w ATI Blue Special + T5 2x54w ATI Blue Plus + PC 2x24w Osram Blue com um fotoperíodo 11h, (T5 Blue Plus e PC Blue das 18.00h-5.00H, T5 Blue Special das 19.00h-4.30H, HQI’s das 22.00h-4.00H de Seg. a Sex., T5 Blue Plus e PC Blue das 17.00H-4.00H, T5 Blue Special das 18.00h-3.30H, HQI’s das 21.00H-3.00H, Sab. e Dom.).

Circulação:

Bomba de retorno IWAKI MD55R-5, 4200L/H com duas entradas, uma em close loop, outra da Sump, duas saídas de retorno apoiadas uma por um SWCQ com dois dispersores e outra também com dois dispersores de caudal igual, 2 TUNZE STREAM 6100, com Multicontrolador 7095.

Escumador:

ATI Bubble Master 250, a trabalhar 12h/dia, das 20H-8H.

Reactor de Kalkwasser: (DIY)

Modelo com base no DELTEC KM500 com algumas inovações. É alimentado directamente por a Unidade de Osmose e é apoiado por uma válvula solenóide e um temporizador horário.

Reactor de Cálcio: (DIY)

Modelo com base no DELTEC PF601 com segunda câmara e algumas (muitas) alterações. É alimentado pela bomba de retorno, botija CO2 de 2 kg com válvula redutora de pressão TUNZE e controlado por PH Control Set da AQUA MEDIC.

Aquecimento / Refrigeração: (DIY)

Termostatos JÄGER 2 x 250W e quatro conjuntos de ventoinhas repartidas pela Sump e na parte superior do aquário, sendo activadas consoante a temperatura pelo controlador de temperatura, com dois alarmes de arrefecimento e estabilizador de quedas buscas ou subidas de temperatura.

Controladores de PH - ORP:

PH Control Set da AQUA MEDIC, motorizar valores PH no Reactor de Cálcio.

PH + ORP Control Set da WEIPRO, motorizar valores do aquário.

Osmose:

Unidade de 5 estágios 170/L com reservatório de 12L, alimentando directamente a reposição de água no aquário e o Reactor de Kalkwasser através das válvulas solenóide e temporizadores horários, controladas por o Osmoregulador.

Osmoregulador:

Regulador osmótico da TUNZE com um relé ligado a uma tomada Schuk a onde encontram-se os temporizadores de reposição de água e do Reactor de Kalkwasser.

Alarme de Nível de Água:

Alarme de nível de água da TUNZE, com três sensores dois deles colocados na Sump o baixo e alto nível e um terceiro de alto nível no refúgio, tomada Schuk a ela ligadas a bomba de retorno e o sistema de reposição de água através de uma ficha dupla, para que na eventualidade de uma falha do sistema desliga o abastecimento de água ao aquário, assim como pára a bomba de retorno.

Controlador de Temperatura: (DIY)

Construído com controlador de temperatura da marca RKC modelo CB100F, em caixa de acrílico, com ficha para ligação de sonda PT 100, 2 fichas de 220 V (termostatos) e quatro saídas (12 V) para comutar a várias Ventoinhas.

Filtração:

UV RENA 11 W, alimentado por bomba de retorno com um período de funcionamento de 3 horas diárias no período diurno do aquário.

Ozone Generator Beyok FM-300SNP (200 mg.), com pré-secagem (duas câmaras de 250 gr. de sílica /cada - DIY), motorizado por PH + ORP Control Set da WEIPRO.

Zona de depuração da Sump com carvão activado (500 gr. /mês) filtros de água quando das TPA’S para retenção das sujidades.

Móvel: (DIY)

Estrutura em ferro galvanizado em tubo 60x30 m/m ao alto, topo e base, 30/30 m/m para os pés, revestida a tinta de esmalte antiferrugem, portas em contraplacado marítimo com verniz contra intempéries. Estrutura superior (suporte ao refúgio e calha de luz) em tubo de 20x20 m/m revestida à mesma tinta que a base assim como o mesmo verniz para contraplacado das portas e esmalte marítimo (preto) nos tampos e na estrutura de suporte.

Manutenção:

TPA’s quinzenais de 20% com água natural (algumas vezes com sal artificial, quando o aprovisionamento de agua acaba e não me é possível repor). Visionamento diário e quanto possível ou necessário alguma limpeza. Verificação mensal de todo o sistema e trimestralmente limpeza e verificação de todo o sistema.

Alimentação:

Uma a duas vez por dia, sendo variada, desde flocos, granulado, artémia viva, e comida congelada.

Invertebrados:

40 Eremitas (Papurus sp, Paguristes cadenati, Calcinus laevimanus, Calcinus tubularis, Clibanarius erythropus, Clibanarius tricolor, Calcinus elegans), 15 Astraea, 20 Cerites, 15 Turbos, vários Nassários e Caracóis da nossa costa, 2 Lysmats amboinensis, 2 Lysmats debelius, 2 Lysmats seticaudata, 5 Ofiúros (Ophiothrix fragilis, Ophioderma Longicauda Ophiolepis superba,), Estrela (Astropecten Polycanthus), Ouriço (Diadema setosum).

Peixes:

2 Amphiprion ocellaris, 1 Chromis viridis, Cryptocentrus cinctus, Halichoeres chrysus, Labroides dimidiatus, Nemateleotris decora, Paracanthurus hepatos, Pseudocheilinus hexataenia, Salarias fasciatus, Zebrasoma flavescens.

Corais:

Moles: Capnella, Sarcophyton glaucum, Sarcophyton elegans, Protopalythoa sp., Zoanthus.sp, Zoanthus Pacificus, Sinularia dura, Gorgónia Eunicea succinea.

Duros: LPS - Caulastrea furcata, Euphyllia paranchora, Turbinarias peltata, reniformis, mesentherina

SPS – Várias mudas de Seriatopora, Montipora, Acropora.

Parâmetros: (médias)

pH……………......8.2

Temp. …… …..25.5

KH-………….........9

Densidade -…1025

Redox…………...390

Nitritos………....0.0

Nitratos………...5.0

Fosfatos……....0.0

Amónia……. ....0.0

Cobre…………....0.0

Cálcio………. ...380

Magnésio…….1320

Fotos:

Vista Geral

DSC_0030.JPG

Vista lateral

DSC_0163.JPG

Vista geral aberto

DSC_0025.JPG

Vista Superior aberto

DSC_00007.JPG

Vista inferior aberto

DSC_0004.JPG

Cumprimentos

José Alves

Editado por José Alves

OcyanusReef: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=49618

'A última coisa que se nos depara ao fazermos uma obra é saber aquilo que se deve pôr em primeiro lugar.''

Publicado:

Parabens

o teu reef ta muito bom e o equipamento tá Irrepreensível. Muito bom mesmo :wink:

E com a rocha do Zé, aquilo ja vem ensinado para grandes crescimentos :D

abrço

Publicado:

Olá Zé,

Parabens pelo teu reef. Uma coisa te devo confessar... invejo a arrumação da tua zona de máquinas!!! Tomara eu ter a minha com uma arrumação que fosse metade da que tu tens!

Abraço,

Diogo

Publicado:
Parabens

o teu reef ta muito bom e o equipamento tá Irrepreensível. Muito bom mesmo :?  

E com a rocha do Zé, aquilo ja vem ensinado para grandes crescimentos :D  

abrço

Olá Luís

Muito obrigado pelo teu elogio. :D

Quanto a rocha do Zé Perpétua, é isso mesmo, é para fazer crescer, e as mudas que vieram do reef dele foi com essa intenção, por isso ele diz: “é o meu segundo aquário”

:D

Cumprimentos

José Alves

'A última coisa que se nos depara ao fazermos uma obra é saber aquilo que se deve pôr em primeiro lugar.''

Publicado:
Olá Zé,

Parabens pelo teu reef. Uma coisa te devo confessar... invejo a arrumação da tua zona de máquinas!!! Tomara eu ter a minha com uma arrumação que fosse metade da que tu tens!

Abraço,

Diogo

Boas, Diogo.

Bem, em baixo é capaz de ser verdade. Ficou bem. Obrigado :D . Em cima, invejo :? eu a tua disposição do teu reef. Para mim a percentagem, até que ficaria pela quarta parte do teu :D .