FACS Publicado Setembro 27, 2006 Publicado Setembro 27, 2006 Boas Num dos topicos aqui descutidos as mangas de vidro não serviam, pois eram isolantes para os raios ultra-viletas. O que pertendo saber é se através do acrlico tem o mesmo efeito. Gratos pela atenção Citar
Luís Fortunato Publicado: Setembro 27, 2006 Publicado: Setembro 27, 2006 Olá. Resta saber qual a região de UV é que estás interessado em utilizar... supostamente UV-C, que se compreende ser radiação entre 100 e 280 nm. Como podes ver, o acrílico tem zonas de boa e má transmissão de radiação (transmitância) nessa zona. Pelo estive a ler na net, a zona onde a acção germicida é mais eficaz é por volta dos 265 nm. Como podes ver no espectro apresentado, essa região não é contemplada. Pode ter transmitância nula, como boa... mas acho que deve ser nula. O meu conselho é que uses uma camisa própria. As de quartzo são as mais utilizadas. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
FACS Publicado: Setembro 27, 2006 Autor Publicado: Setembro 27, 2006 Agradeço a informação. A dificudade de arranjar a manga de quartzo e que vai inviabilizar o que pretendo realizar Mais uma vez os m/agradecimentos Citar
pestinha Publicado: Setembro 28, 2006 Publicado: Setembro 28, 2006 Agradeço a informação.A dificudade de arranjar a manga de quartzo e que vai inviabilizar o que pretendo realizar Mais uma vez os m/agradecimentos Boas FACS A manga de quartzo é o ideal para a protecção dos raios UV, mas se estas a pensar fazer um filtro UV DIY não te preocupes em não utilizar a dita manga. Tenho dois a alguns meses e sinceramente não noto nenhum problema pela ausência da manga. Faz o teu projecto normalmente e esquece a manga de quartzo.l Vê o meu projecto: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7382&highlight= Se precisares de alguma coisa apita Citar Um abraço Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~
Escova Publicado: Setembro 28, 2006 Publicado: Setembro 28, 2006 Segundo alguns sites na net o problema em não se isolar a lampada UV-C com uma manga de quartz, é que ao estar em contacto directo com a agua, a lampada UV vai estar a uma temperatura inferior ao desejado para que a sua radiação possa eliminar de forma mais eficiente as bacterias na coluna de agua. Ora a acreditar nisto(penso que foi num site brazileiro que li, mas agora ja não me recordo qual) é necessário proteger a lampada para que esta não esteja em contacto com a agua. Já vi usarem PVC transparente para o efeito, mas não sei ao certo se o efeito será o mesmo pois a taxa de transmissão do UV-c deverá sofrer alterações. Citar
FACS Publicado: Setembro 30, 2006 Autor Publicado: Setembro 30, 2006 Boas A intenção desta proposta era aproveitar uma calha electronica T5 de 8W que as lojas dos chineses vendem por 5€. Como a distancia entre a dita calha e a lampada é muito curta, e como ainda não me dei ao trabalho de mandar uma para reciclagem para estudar o assunto, fica adiada esta ideia. Citar
Jorge Serrenho Publicado: Setembro 30, 2006 Publicado: Setembro 30, 2006 Olá Em principio sou adepto do DIY quando este realmente cumpre o objectivo por um preço acessivel. No entanto, após muitos meses á procura de um filtro UV-C, acabei por comprar numa loja online um Aquamedic de 9 watts por pouco menos de 60 euros. Inicialmente tambem pensei numa solução DIY mas a dificuldade e o preço dos materiais para fazer isso fizeram-me pensar bem... Abraços Citar A.K.A. Kapitonio
FACS Publicado: Setembro 30, 2006 Autor Publicado: Setembro 30, 2006 Boas Jorge Já agora indica-me a direcção e obrigado pela dica Citar
Escova Publicado: Outubro 1, 2006 Publicado: Outubro 1, 2006 Oi Jorge, já agora indica qual é a loja online onde encontraste a UV-C por esse preço. Obrigado. Citar
Recommended Posts