iluminação


Recommended Posts

ola, tenho um aquario de +- 60 litros de agua.

 

estou a pensar em por plantas verdadeiras, mas ja de disseram que a minha iluminação (15W) é fraca para as plantas. que tipo de iluminação é que eu devia ter?

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu já tenho aquario a algum tempo mas não sou nenhum pró, mas posso dizer algumas coisas.

 

Primeiro, já tive um aquario de 60L com uma lampada de 15W e não tive muitos problemas com elas, tirando umas vermelhas que nunca consegui que pegassem.

 

Segundo, costuma-se dizer que num aquario se deve ter mais ou menos 1-1,5W (de luz) por Litro de aqua mas no entanto há aqui um pormenor tecnico que eu acho importante importante:

 

As potencias reais das lampadas flourescentes sao mais baixas do que as suas equivalentes ditas "normais" (incandescentes) . Isto quer dizer que por exemplo para a luminosidade de uma lampada incandescente de 60W a sua equivalente flourescente é de 10-15W. Portanto tendo em conta esta equivalencia eu penso que uma flourescente de 15W chega para 60L.

Mas atenção, isto é um pormenor tecnico de engenheiria, nao sei se é válido no que diz respeito aos aquarios! (já agora se alguem souber responder melhor, força!:D assim ficavamos todos melhor esclarecidos)

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As potencias reais das lampadas flourescentes sao mais baixas do que as suas equivalentes ditas "normais" (incandescentes) . Isto quer dizer que por exemplo para a luminosidade de uma lampada incandescente de 60W a sua equivalente flourescente é de 10-15W. Portanto tendo em conta esta equivalencia eu penso que uma flourescente de 15W chega para 60L.

Mas atenção, isto é um pormenor tecnico de engenheiria, não (palavra corrigida) sei se é válido no que diz respeito aos aquarios! (já agora se alguem souber responder melhor, força!Very Happy assim ficavamos todos melhor esclarecidos)

Não...

 

As contas para potências de lâmpadas são feitas com lâmpadas fluorescentes T8 a trabalhar com balastros CCG. Logo, quando se fala em razões de 1 watt por litro, é watts de lâmpada fluorescente. Para 60 litros fortemente plantado, aconselha-se à volta de 60 Watts de luz.

 

mas se eu precisar de meter uma lampada nova, pode ser uma dessas normais, que se uza nas cosinhas, ou tem de ser uma propria.
talvez seja melhor uma propria, penso que as proprias tem um espectro maior e uma cor diferente..

Se preferirem gastar 4-5 vezes mais por uma lâmpada que faz o mesmo... isso é lá com vocês.

 

Se é para plantado, aconselho temperaturas de côr entre os 6000 e 10000 K.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís Fortunato:

 

Nao sabia que os calculos eram feitos já com a pontecia real das lampados flourescentes, tanto que disse na minha resposta que não tinha a certeza que o que estava a dizer se aplicava nos aquarios. Agora no entanto já estou bem mais esclarecido!

 

Quanto às lampadas das cozinhas vs lampadas proprias, tambem sempre desconfiei que era o mesmo, mas como sempre me disseram que nao...

mais uma vez agora já estou mais esclarecido..

 

Obrigado pelos esclarecimentos,

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.