paulo pereira Publicado Setembro 26, 2006 Publicado Setembro 26, 2006 Boas pessoal! Tenho um problema, apareceu-me ictio nos peixes do aqua, e já foi á vida um pleco. A primeira medida que tomei foi aumentar a temp para 30º que a bicharada não gosta lá muito dessas temps. Não surtiu muito efeito até que fui á loja comprar um produto da sera para o ictio e comprei uma lampada UV, que imaginava que talvez fizesse um efeito esterilizante, actuando em conjunto com o dito remedio. Mas reparei que nas instruções do remedio além de indicar que o carvão activado do filtro deve ser retirado assim como o filtro uv deve ser desligado. Ora como deve andar malta por aí mais entendida espero que me possam dar uma ajuda, e dizer se é mesmo assim. Um abraço Paulo Citar
Edson Rechi Publicado: Setembro 30, 2006 Publicado: Setembro 30, 2006 Eleve sua temperatura para 30º por cerca de 15 dias constatemente... matará o foco do íctio! Dependendo dos peixes que possuir, poderá ainda ministrar uma pequena dosagem de sal para acabar com o foco mais rapidamente! Só atente que peixes de fundo e alguns invertebrados dulcícolas não suportam sal! O carvão e UV deverá ser retirado... inutilizam o efeito do remédio para íctio! Citar Comece fazendo oque é necessário, depois o possível e logo estará fazendo o impossível...
silver_fox Publicado: Outubro 1, 2006 Publicado: Outubro 1, 2006 por acaso pensava que a lampada UV ajudava, mas se diz nas instruções eu não arriscava a contrariá-las Citar "Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" o meu aquário
Luís Fortunato Publicado: Outubro 1, 2006 Publicado: Outubro 1, 2006 Olá. Não ajuda, porque tal como já expliquei ao Paulo por MP, o íctio encontra-se nos peixes... o remédio encontra-se disperso na coluna de água. Ora bem, somente a água passa pela UV. O mesmo se passa com o carvão... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
paulo pereira Publicado: Outubro 4, 2006 Autor Publicado: Outubro 4, 2006 Caros colegas, Mais uma vez tenho que agradecer a solidariedade e interesse pelos problemas propostos no forum. Nunca imaginei que pudesse a aprender tanto desta forma. Existem membros que são autenticas "barras" na matéria. Relativamente ao íctio executei o tratamento tal como vinha na embalagem 1º, 3º, 5º dia e depois mudança de 25% da agua. Após isto notei uma melhoria significativa na saúde dos peixes, mais activos e sem os respectivos pontos brancos, penso ter erradicado totalmente a doença. Posto isto, resolvi ligar o filtro uv. A minha questão que se põe é se este deverá estar constantemente ligado ou se pelo contrário deverá ser temporariamente desligado como por ex. um timer. Uma outra questão é se deverei colocar o carvão activado no filtro tal como vinha de origem (fluval 105) pois ouvi dizer que não faz grande coisa como filtro. Quero agradecer a todos a vossa comparticipação e em especial ao colega Luís Fortunato que me tem aturado com as minhas ignorantes questões. E também ao meu amigo Marinho pelas as plantas que me ofereceu que parecem estar a safar-se! Quanto mais conheço menos sei disto! Paulo Citar
Joao Machado Publicado: Outubro 4, 2006 Publicado: Outubro 4, 2006 Boas. Se já terminaste o tratamento, UV sempre ligado. Carvão no filtro só para efectuar alguma missão expecifica, caso contrário, NÃO. Não ajuda, porque tal como já expliquei ao Paulo por MP, o íctio encontra-se nos peixes... o remédio encontra-se disperso na coluna de água. Ora bem, somente a água passa pela UV. O mesmo se passa com o carvão... Caro Luis...não é bem verdade pois no peixe só vemos uma reacção cutanea do mesmo em relação ao protozoário. O ciclo de vida do "monstro" precisa da "coluna de àgua". O problema é que, e aí tu sabes melhor, o UV altera/anula o efeito do medicamento. JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
Luís Fortunato Publicado: Outubro 4, 2006 Publicado: Outubro 4, 2006 Olá. Caro Luis...não é bem verdade pois no peixe só vemos uma reacção cutanea do mesmo em relação ao protozoário.O ciclo de vida do "monstro" precisa da "coluna de àgua". O problema é que, e aí tu sabes melhor, o UV altera/anula o efeito do medicamento. Claro João... senão como raio a doença passava de peixe para peixe? O que eu quiz dizer, e tu concerteza entendeste isso, eu é que me posso ter expressado mal, é que ter peixes com íctio e uma luz UV a trabalhar, não adianta de nada, pois a doença encontra-se dentro dos peixes, e apenas a água passa pela UV. Pode matar os bicharocos na coluna de água, mas o que se encontram no peixe já não... Abraço. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts