medicamento para ictío vs lampada UV?


paulo pereira

Recommended Posts

Boas pessoal!

Tenho um problema, apareceu-me ictio nos peixes do aqua, e já foi á vida um pleco. A primeira medida que tomei foi aumentar a temp para 30º que a bicharada não gosta lá muito dessas temps. Não surtiu muito efeito até que fui á loja comprar um produto da sera para o ictio e comprei uma lampada UV, que imaginava que talvez fizesse um efeito esterilizante, actuando em conjunto com o dito remedio. Mas reparei que nas instruções do remedio além de indicar que o carvão activado do filtro deve ser retirado assim como o filtro uv deve ser desligado. Ora como deve andar malta por aí mais entendida espero que me possam dar uma ajuda, e dizer se é mesmo assim.

Um abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eleve sua temperatura para 30º por cerca de 15 dias constatemente... matará o foco do íctio!

 

Dependendo dos peixes que possuir, poderá ainda ministrar uma pequena dosagem de sal para acabar com o foco mais rapidamente! Só atente que peixes de fundo e alguns invertebrados dulcícolas não suportam sal!

 

O carvão e UV deverá ser retirado... inutilizam o efeito do remédio para íctio!

Comece fazendo oque é necessário, depois o possível e logo estará fazendo o impossível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não ajuda, porque tal como já expliquei ao Paulo por MP, o íctio encontra-se nos peixes... o remédio encontra-se disperso na coluna de água. Ora bem, somente a água passa pela UV. O mesmo se passa com o carvão...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros colegas,

Mais uma vez tenho que agradecer a solidariedade e interesse pelos problemas propostos no forum. Nunca imaginei que pudesse a aprender tanto desta forma. Existem membros que são autenticas "barras" na matéria. Relativamente ao íctio executei o tratamento tal como vinha na embalagem 1º, 3º, 5º dia e depois mudança de 25% da agua. Após isto notei uma melhoria significativa na saúde dos peixes, mais activos e sem os respectivos pontos brancos, penso ter erradicado totalmente a doença. Posto isto, resolvi ligar o filtro uv. A minha questão que se põe é se este deverá estar constantemente ligado ou se pelo contrário deverá ser temporariamente desligado como por ex. um timer. Uma outra questão é se deverei colocar o carvão activado no filtro tal como vinha de origem (fluval 105) pois ouvi dizer que não faz grande coisa como filtro.

 

Quero agradecer a todos a vossa comparticipação e em especial ao colega Luís Fortunato que me tem aturado com as minhas ignorantes questões. :wink:

E também ao meu amigo Marinho pelas as plantas que me ofereceu que parecem estar a safar-se! :roll:

 

Quanto mais conheço menos sei disto!

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se já terminaste o tratamento, UV sempre ligado.

Carvão no filtro só para efectuar alguma missão expecifica, caso contrário, NÃO.

 

Não ajuda, porque tal como já expliquei ao Paulo por MP, o íctio encontra-se nos peixes... o remédio encontra-se disperso na coluna de água. Ora bem, somente a água passa pela UV. O mesmo se passa com o carvão...

 

Caro Luis...não é bem verdade pois no peixe só vemos uma reacção cutanea do mesmo em relação ao protozoário.

O ciclo de vida do "monstro" precisa da "coluna de àgua".

O problema é que, e aí tu sabes melhor, o UV altera/anula o efeito do medicamento.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Caro Luis...não é bem verdade pois no peixe só vemos uma reacção cutanea do mesmo em relação ao protozoário.

O ciclo de vida do "monstro" precisa da "coluna de àgua".

O problema é que, e aí tu sabes melhor, o UV altera/anula o efeito do medicamento.

Claro João... senão como raio a doença passava de peixe para peixe?

 

O que eu quiz dizer, e tu concerteza entendeste isso, eu é que me posso ter expressado mal, é que ter peixes com íctio e uma luz UV a trabalhar, não adianta de nada, pois a doença encontra-se dentro dos peixes, e apenas a água passa pela UV. Pode matar os bicharocos na coluna de água, mas o que se encontram no peixe já não...

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.