Amun_ra Publicado Setembro 26, 2006 Publicado Setembro 26, 2006 Boas pessoal, tenho visto muitos comentários á cerca da inserção de potassio nos aquaplantados. Sera que alguem me poderia dar uma explicação rapida sobre que marcas vendem ou fornecem fertilizantes de potassio? O potassio é administrado sozinho ou num conjunto de fertilizantes tipo Sera Florena? Obrigado Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
Luís Fortunato Publicado: Setembro 26, 2006 Publicado: Setembro 26, 2006 Olá. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=44937&start=4 Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Amun_ra Publicado: Setembro 26, 2006 Autor Publicado: Setembro 26, 2006 Ola Luis Fortunato! Antes demais, obrigado pelo link, realmente fiquei bastante mais esclarecido! No entanto surgiram outras duvidas, talvez mais simples. Eu tenho um aquario de 100x30x40, tenho algumas plantas, sendo elas de facil manutenção, mas mesmo assim não estão com aquele aspecto saudavel dos aquarios que vejo aqui no forum. Recentemente adquiri uma lampada da arcadia 30w, propria para plantas, a qual adicionei é Sera Daylight 30w que ja tinha, ficando então com um total de 60w. Até ao momento já notei evolução por parte das plantas, mas mesmo assim nada comparado com o tal aspecto dos aquas aqui mostrados. Por vezes tambem coloco Co2 caseiro, mas tambem não é por ai que noto evoluções milagrosas, tendo entao adquirido o fertilizante liquido Sera Florena. Para mal dos meus erros, tambem so possuo o teste de ph. Agora e depois de toda esta introdução, a duvida é a seguinte: Achas que devo adquirir aqueles conjuntos completos de testes da Sera? Achas que devo comprar fertilizante de potassio? E a iluminação, achas que é minimamente suficiente? O que me aconselhas!!... Desculpa toda esta comodidade, mas quando temos duvidas, temos que as colocar a alguem Obrigado pela atenção e desculpa lá o transtorno. Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
Luís Fortunato Publicado: Setembro 27, 2006 Publicado: Setembro 27, 2006 Olá. Voltamos sempre ao mesmo... Plantados... como manter, que concentrações usar, etc... etc... NÃO HÁ FÓRMULAS MÁGICAS PARA MANTER PLANTADOS!!!! (desculpem o CAPS a bold, mas é intencional). E não é somente para o Amun_ra... ele nem é dos piores. Achas que devo adquirir aqueles conjuntos completos de testes da Sera?Achas que devo comprar fertilizante de potassio? E a iluminação, achas que é minimamente suficiente? Para plantados chegam o de Fosfatos e Nitratos... o de Ferro poderá ser interessante para pessoal muito maçarico... mas não é imprescindível. Não sei se as tuas plantas têm carências de potássio... Depende das plantas que queiras manter... O que me aconselhas!!... Não sei que plantas queres colocar... Desculpa toda esta comodidade, mas quando temos duvidas, temos que as colocar a alguem Very HappyObrigado pela atenção e desculpa lá o transtorno. Pois... Algumas pessoas conhecem-me minimamente bem, e sabem que eu além de ajudar no que posso e quando posso, gosto de ajudar... Agora espero que compreendas, que há tantos factores em jogo que é impossível responder-te a essas perguntas ambíguas... Não que para manter aquários plantados precisemos de ser génios de botânica/química... não. Agora manter um aquário plantado, e entender as conjugações entre os diversos nutrientes, luz, CO2, etc... não pode ser explicado em 3 linhas... Isso não pode ser a função de um de nós... tem de ser a vossa função... Pesquisar!!! Não digo aqui... digo em mais Fóruns e sites mais específicos. Recolham vária informação. Não esperem que a papinha lhes apareça toda feita à vossa frente. Se é isso que querem, contratem alguém para vos montar e manter um aquário plantado. Têm medo de errar... e depois? Toda a gente erra... eu erro, e hei-de continuar a errar. O que posso fazer para evitar tal coisa? Será que hei-de ir ter com o "papá e com a mamã" e perguntar-lhes o que é que fiz mal? Não!!! Já "têm" idade para procurar e entender por vós próprios... Não quero com isto dizer que não façam perguntas... mas perguntas do género: o que aconselhas para montar um plantado? Posso-vos dar mil e um setups de aquários plantados, cada um melhor que o outro (biologicamente)... também vos posso dar setups iguais, e serem verdadeiras b*stas... Por isso, e mais uma vez, não há Fórmulas Mágicas que nos permitam evitar algas, ter as plantas a crescer em boa condições, com os peixes bonitos, etc... Cada aquário é um caso, e tudo influencia o aquário... desde areão (e olhem que a minha akadama pode não ser igual à vossa, mesmo saindo do mesmo saco e tudo), água da torneira, fertilização, alimentação, peixes, animais, plantas, luz, CO2, manutenção, etc... Ninguém consegue prever sistemas tão complexos... O que se pode fazer é ler as coisas num dado instante e tentar alterá-las. Agora saber que x kilos de ADA, com y litros de água assim e assada, com z neons, w kilos de plantas assim, i kilos de plantas assadas, e j kilos de comida por dia vai dar daqui a exatamente l dias, a de PO4, b de NO3 e c de K, excluindo todos os outros, É IMPOSSÍVEL!!!! Resumindo e concluindo. Leiam muito. Vejam muitos setups. Percebam a fertilização de cada um (quando explicada). Isto não se aprende de um dia para o outro. Eu faz 1 ano (menos uns mesitos) que me aventurei nos plantados. Apesar de bom feedback das pessoas, não acho que o meu aquário plantado esteja tão bom quanto isso. Nem falo das algas nem do layout... o que fiz qualquer pessoa faz... desde que se empenhe... não é esperar de braços cruzados e seguir a primeira coisa que lê. Quem me tem no MSN, sabe a m*rda em 3 actos que era o meu aquário quando comecei... aliás, até há fotos deles por aqui no Fórum... algas e mais algas. Baixei os braços? Não... é só isso que vos peço. Mas não baixar os braços, não implica perguntar tudo e mais alguma coisa, porque nem mesmo o Takashi Amano, nem o melhor botânico vos saberá responder... Perguntas concisas sim... ambíguas não, se fazem favor. Obrigado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Amun_ra Publicado: Setembro 27, 2006 Autor Publicado: Setembro 27, 2006 Caro amigo! Realmente assim não vamos para a frente, com uma resposta dessas como a tua eu só posso tirar 2 conclusões: ou acordas-te mal disposto, ou acordas-te mal disposto :D Caro, como deves compreender é obvio que já andei a ler bastante aquilo pelo forum, o que nos faz suscitar bastantes dúvidas. Para tal aproveitei a oportunidade de estar a falar contigo, com um moderador, para obter respostas do genero: acho que devias fazer isto, o que é que tens, como é que ta, porque é que esta assim, etc... Se já estás cansado de responder a este tipo de perguntas e para responder assim dessa forma é preferivel não responderes. Acredito que sejas boa pessoa, pois estás em vários tópicos e com bons conselhos, ou seja, vou acreditar que acordas-te mal disposto. Não leves a mal nada disto que te digo, pois é uma critica construtiva. Se ainda estiveres interessado em ajudar-me com conselhos, ficaria muito grato. Obrigado, aguardo resposta. Ivo Marques, Amun_ra Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
Jatbas Publicado: Setembro 27, 2006 Publicado: Setembro 27, 2006 Eu concordo com tudo o que o Luís disse. Este forum esta repleto de informação sobre este assunto e como tal não percebo o porque de o pessoal continuar a fazer perguntas destas à espera da resposta mágica. Peguem no fertilizante, começem a dosear o que la está indicado e vejam os resultados ao longo do tempo. Aumentem ou diminuam a dose conforme os resultados obtidos e vejam as plantas. Este é o caminho, experimentar, pois eu posso dizer X e ai ser Y. PESQUISAR - LER - EXPERIMENTAR => sucesso mais cedo ou mais tarde. AquaWizard
Luís Fortunato Publicado: Setembro 27, 2006 Publicado: Setembro 27, 2006 Por acaso ainda não me tinha deitado. Mas então diz-me uma coisa... se já leste assim tanto, porquê a pergunta da praxe? "O que aconselhas?" Pelos vistos não leste assim tanto. Para tal aproveitei a oportunidade de estar a falar contigo, com um moderador, para obter respostas do genero: acho que devias fazer isto, o que é que tens, como é que ta, porque é que esta assim, etc... Não é por ser moderador que sei mais ou menos que os outros. Ou porque tenho de ser mais ou menos simpático. Eu sou como sempre fui, directo... E já agora, se dizes que te devia dar respostas assim, e como é que está, o que achas disto? Achas que devo adquirir aqueles conjuntos completos de testes da Sera?Achas que devo comprar fertilizante de potassio? E a iluminação, achas que é minimamente suficiente? Para plantados chegam o de Fosfatos e Nitratos... o de Ferro poderá ser interessante para pessoal muito maçarico... mas não é imprescindível. Não sei se as tuas plantas têm carências de potássio... Depende das plantas que queiras manter... O que me aconselhas!!... Não sei que plantas queres colocar... Queres que adivinhe o resto? Desculpa lá, mas na parte de adivinhar coisas ainda não sou muito batido... :D Se já estás cansado de responder a este tipo de perguntas e para responder assim dessa forma é preferivel não responderes. Eu não estou cansado... sabes porquê? Ou ainda não percebeste, após o meu longo post? Não estou farto, porque é impossível responder-te a isso!!! Estou farto é de estarem sempre a perguntar isso, já havendo milhares de respostas a dizer que depende de imensos factores... Se ainda estiveres interessado em ajudar-me com conselhos, ficaria muito grato. Se fores mais específico nas tuas perguntas, e se eu souber responder, terei todo o gosto em esclarecer-te quaisquer dúvidas. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Amun_ra Publicado: Setembro 27, 2006 Autor Publicado: Setembro 27, 2006 Muito bem caro Luis, agora acho que estamos a entrar em sintonia. Passo então a explicar mais detalhadamente o que se passa com o meu aquario. No aqua tenho algumas especies de plantas, poucas, sendo elas: Hygrophila polysperma http://www.tropica.com/productcard.asp?id=050 Anubias barteri var. nana http://www.tropica.com/productcard.asp?id=101 Cabomba Caroliniana http://www.tropica.com/productcard.asp?id=015 Microsorum pteropus http://www.tropica.com/productcard.asp?id=008 e recentemente adquiri a: Utricularia graminifolia http://www.tropica.com/productcard.asp?id=049B Como já te tinha dito neste momento estou com 2 lampadas tubulares T8 e um total de 60w. Em termos de desenvolvimento das plantas eu notei alguma melhoria, tambem passei a adicionar sera florena semanalmente como é indicado no frasco. Já agora, que fertilizantes costumas tu usar ? A dúvida é que no frasco da Sera Florena não vêm especificados quais os minerais de que é composto, apenas indica minerais essenciais e ferro. Conheces este tipo de fertilizante ? Adicionar potássio para além de Sera Florena será uma boa opção ? Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
Luís Fortunato Publicado: Setembro 27, 2006 Publicado: Setembro 27, 2006 Olá. Assim já está melhor, mas algumas respostas, como é óbvio, não te vou conseguir esclarecer: Já agora, que fertilizantes costumas tu usar ? Macros DIY e TMG da Tropica. A dúvida é que no frasco da Sera Florena não vêm especificados quais os minerais de que é composto, apenas indica minerais essenciais e ferro. Não te posso ajudar, não conheço o fertilizante... não estou a dizer que é mau nem que não serve... eu não o conheço. Adicionar potássio para além de Sera Florena será uma boa opção ? Lê em cima... Mas eu repito de novo: Se não notas nas tuas plantas carências de potássio, então não precisas de fertilizá-las com potássio. Tão simples quanto isto... Tens um bom tópico do André Silvestre a falar sobre carências de nutrientes nas plantas... podes tirar de lá várias ideias. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Amun_ra Publicado: Setembro 28, 2006 Autor Publicado: Setembro 28, 2006 Boas Luis! Fiquei super curioso em saber que macros são essas que utilizas! Essas macros DIY" ? Em relação ao topico que me indicas-te, realmente tem informações otimas. Em breve postarei fotos das minhas plantas e poderas ver o crescimento delas. Vais poder reparar que não sao muito saudaveis, mas depois se me ajudares identificaremos a causa e a sua possivel resolução. Xauz.... Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
Luís Fortunato Publicado: Setembro 28, 2006 Publicado: Setembro 28, 2006 Olá. Fiquei super curioso em saber que macros são essas que utilizas! Essas macros DIY, sao mesmo de "do it yourself" ? Sim... Compostos pesados por mim, diluídos por mim, adicionados por mim... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Amun_ra Publicado: Setembro 29, 2006 Autor Publicado: Setembro 29, 2006 Boas pessoal, Gostaria que vocês me ajudassem a identificar quais as falhas no crescimento destas plantas, indicando se o que estará em falta será macronutrientes, micronutrientes ou ambos, potássio, etc... Bem aqui ficam as fotos: Foto 01 Microsorum pteropus Foto 02 Hygrophila polysperma Foto 03 Anubias barteri nana Foto 04 ...não sei o nome... Esta planta está em muito mau estado, tendo em conta que quando a comprei era assim: Pessoal, se me podessem ajudar, ficaria imensamente grato. Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
Amun_ra Publicado: Setembro 30, 2006 Autor Publicado: Setembro 30, 2006 entao pessoal, ninguem esta interessado em dar-me uma pequena ajudinha? Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
Jatbas Publicado: Setembro 30, 2006 Publicado: Setembro 30, 2006 potássio, ferro e possivelmente magnésio. resolução teorica = fertilizar com potássio, aumentar a dose de micros/ferro e fazeres umas tpa (trocas de agua) mais frequentes ou em maior quantidade. AquaWizard
Amun_ra Publicado: Setembro 30, 2006 Autor Publicado: Setembro 30, 2006 Boas, desculpa a ignorancia, mas onde posso arranjar potassio, ferro, etc... ? Em conversa com o membro Luis Fortunato, fiquei a saber que é possivel fazer macro nutrientes "Do It Yourself", isso aplica-se ao potassio e ao ferro ? Têm alguma sugestão? Obrigado Deus proteja os vossos peixes... IvoDanielMarques@gmail.com
Snan Publicado: Setembro 30, 2006 Publicado: Setembro 30, 2006 Olá Experimenta estes Sites: http://www.plantasecompanhia.com/joomla/ http://horizonteaquatico.vstore.ca/ http://www.takashiamano.kit.net/principles...s/substrato.htm O mundo das Plantas é de paciência e pesquisa e muito estudo, como disse o Luis. Existe um principio, interessante na Aquarofilia, se fazes as TPAs regulares e as medições correctas, conseguirás encontar o que te falta. No meu caso foi por muita tentativa e erro. No inicio foi ouvir, ler e testar muitos conceitos. Já tive a tua situação e corrigi como o anterior membro te explicou, se umantares as TPAs vais melhorar a saude das plantas, por vezes o maior inimigo são os próprios Nitratos em excesso, só então depois deverás introduzir devagar esses elementos, e as medidas de doseio dependem particularmente do teu aquário e da resposta do teu ecossistema. Mede as diferenças de Ph entre a noite e o dia. Assim saberá se precisas ou não. Vê este site: http://www.aquariumplants.co.za/plants/index.htm What Nutrients All plants require an uninterrupted supply of 14 nutrient elements to grow properly. These are the Macro-nutrients: nitrates (N) phosphates (P) calcium (Ca) chloride (Cl) sodium (Na) magnesium (Mg) potassium (K) sulfates (S) And the micro-nutrients: iron (Fe) boron (B) copper (Cu) zinc (Zn) molybdenum (Mo) manganese (Mn) All these nutrients are needed by plants but the proportion they are given to the plants in is where aquarium plants and normal plants differ. I am not going to talk about each indivdual element but rather the macro and micro-nutrients as a group. Saudações amigas Nelson Santos " O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury
Recommended Posts